Panelas de pressão

A panela de pressão é uma grande auxiliar na cozinha. Com elas é possível preparar as mais diversas receitas, de maneira rápida e prática. E não precisa ter medo: os modelos disponíveis na WestwingNow são de alta qualidade, garantindo a sua segurança na cozinha.


Panela de pressão: tamanhos ideais


A capacidade da panela de pressão é uma característica que varia muito e irá depender da forma que a pessoa irá utilizá-la. A grande maioria possui entre 4 e 8 litros, porém vale sempre ressaltar que o uso correto da panela de pressão grande pede que apenas dois terços da capacidade seja ocupado.


Portanto, para que um terço da panela pressão fique livre para o vapor, é recomendado comprar uma panela de pressão mais espaçosa para poder cozinhar com tranquilidade. Para as pessoas que moram sozinhas, uma panela de pressão tamanho 4,5 litros de capacidade será suficiente. Já para famílias maiores, a panela de pressão de 6 litros supre todas as necessidades.


Panela elétrica de pressão: modelos para todos os fogões


Para garantir o bom funcionamento da panela de pressão pequena é importante escolher um modelo que seja compatível com o seu tipo de fogão.


A panela de pressão indução, por exemplo, é específica para os fogões de indução, conhecidos como cooktop por indução. Já a panela de pressão inox funciona nos fogões tradicionais.


Fique de olho nas nossas dicas para comprar panela de pressão.


Confira outros tipos de panelas:

3 Produtos
Ordenar por

Panela de pressão: como funciona?

A panela de pressão é um utensílio que não pode faltar na cozinha! Ela é capaz de acelerar receitas mais completas, que demoram muito tempo para ficar prontas quando feitas em outros recipientes. Além disso, a panela de pressão grande evita a utilização de diversas panelas para o preparo de uma única refeição.

Para garantir uma compra assertiva, vale entender como a melhor panela de pressão funciona.

Por ser completamente selada, quando aquecida, aumenta a pressão interna, fazendo com que o ponto de ebulição da água ultrapasse a temperatura padrão. Dessa forma, o vapor quente não evapora, ficando preso na panela e acelerando o cozimento.

Dois elementos nos ajudam a manter a segurança na hora de usar a panela de pressão pequena:

  • Válvulas: são as válvulas que controlam a pressão da panela. O entupimento delas pode causar a explosão da panela, mas as melhores panelas de pressão vêm com uma válvula de segurança, evitando acidentes;
  • Borrachas de vedação: elas devem estar íntegras para o uso da panela de pressão, ou seja, não deve estar desbotando, trincada ou frouxa. A qualquer sinal de desgaste, faça a troca da sua borracha.

Quando sua panela começar a chiar, significa que o cozimento iniciou-se. Abaixe um pouco o fogo e conte o tempo para seu preparo.

Como tirar a pressão da panela com segurança

Para usar sua panela com segurança é preciso entender como abrir panela de pressão corretamente. Não há nenhuma mágica, só necessário atenção. Por isso, atente-se a usar sobre ⅔ da capacidade da sua panela.

Após o cozimento a válvula nunca deve ser levantada de imediato, aguarde o resfriamento. Você pode levar sua panela de pressão para baixo de uma torneira com água fria para ajudar a diminuir a temperatura. Esse é um dos jeitos certos de como tirar a pressão.

Outra forma, é apenas esperá-la esfriar e perder sua pressão, assim você poderá abrir com cuidado e aproveitar sua comida.

Panelas de pressão: principais modelos

Para definir qual a melhor panela de pressão para sua casa, você precisa conhecer todos os tipos disponíveis. Assim garantindo a compra da ideal para sua cozinha.

A panela de pressão tradicional precisa de um fogão para funcionar e possui um sistema de segurança que funciona através de uma válvula que ajuda na liberação da pressão. Ela também possui um pino que avisa quando a pressão já foi toda liberada e a tampa está pronta para ser aberta.

Vale ressaltar que dentre as principais vantagens da panela pressão é ela também pode ser utilizada como panela comum, sem ter a necessidade de cozinhar na pressão.

Essa versatilidade é essencial, principalmente para quem tem pouco espaço na cozinha. Por isso, o modelo de panela de pressão 7 litros é o mais recomendado.

As panelas de pressão elétrica são mais modernas e seguras. Elas dispensam o uso do fogão e são ligadas diretamente na tomada, como qualquer eletrodoméstico. Além disso, com ela há a possibilidade de programar e ajustar o timer com base nas suas necessidades, tornando o processo mais simples.

Porém, vale ressaltar que os modelos de panela de pressão elétricos são mais robustos e, por isso, necessitam de mais espaço na cozinha. Portanto, vale analisar o seu caso e qual tipo irá oferecer mais vantagens e será mais duradoura.

Qual a panela de pressão mais segura?

Esta é uma das perguntas mais frequentes em relação à melhor panela de pressão. Por isso, na hora de comprar um modelo, é muito importante observar o sistema de segurança que ela oferece e acompanhá-lo durante todo o preparo do alimento.

As melhores panelas de pressão modernas são mais seguras, possuindo uma média de quatro a cinco dispositivos de segurança. Nas panelas de pressão elétricas, esse sistema de segurança pode chegar em até 12, dependendo do modelo.

Vale também lembrar que alguns tipos deste utensílio só funciona quando todas as travas estiverem bem fechadas.

Materiais das panelas de pressão

Antes de comprar a panela de pressão grande ou pequena, preste atenção ao material com o qual ela é feita. Garantindo que o modelo seja bem resistente quando estiver em contato com a pressão e alta temperatura.

Por isso, a mais indicada é a panela pressão de aço inoxidável, que é resistente e não reage a compostos alimentares.

Há também as panelas com fundo triplo (2 camadas de inox e 1 de alumínio), que são ótimas e super funcionais, já que garantem uma melhor e mais uniforme distribuição do calor. Os modelos de alumínio, por sua vez, não são tão recomendados, já que são suscetíveis a possíveis deformações.

Para quem possui fogões de indução, a recomendação é comprar a panela de pressão indução. Ela é própria para esse tipo de eletrodoméstico, garantindo um bom funcionamento na hora de cozinhar as refeições.

Cuidados com a panela de pressão

Para garantir que o uso da melhor panela de pressão seja 100% seguro, separamos algumas dicas essenciais. Confira:

  • Não use a panela sem líquido interno;
  • Não deixe o líquido evaporar por completo durante o cozimento;
  • Caso não saia pressão pela válvula, verifique se a panela está fechada corretamente e se há líquido suficiente para a formação de vapor;
  • Não coloque mais que ⅔ da capacidade total da panela;
  • Sempre observe se a válvula está desobstruída.

Como limpar a panela de pressão?

Deixar a panela de pressão grande mais segura e limpa é essencial para que ela cumpra com a sua função. Portanto, na hora de higienização, retire o anel de vedação e lave-o bem para evitar o acúmulo de resíduos.

Caso o anel, ou borracha, de vedação esteja rígido ou quebradiço, ele deve ser substituído imediatamente. Além disso, também é importante garantir a limpeza da válvula de trabalho.

Por fim, caso a panela tenha revestimento antiaderente interno, não utilize utensílios metálicos para a limpeza. Apenas o detergente e a escova vão cumprir com a missão.

Onde comprar panelas de pressão?

Na WestwingNow você encontra vários modelos de panelas de pressão para escolher a que melhor atenderá suas necessidades na cozinha e te ajudar a montar o cardápio da sua mesa posta. Além disso, todos eles estão disponíveis a pronta entrega, para chegar mais rápido até você, e em até 10x s/juros*.

Por aqui, você também encontra o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.

Venha conferir outros produtos para complementar a cozinha: