Mesa Posta

1403 Produtos
Ordenar por

Mesa posta: o que é?

A mesa posta é caracterizada pelo ato de organizar pratos, talheres e copos sobre a mesa de jantar para a realização de uma determinada refeição, que pode ser o café da manhã, brunch, almoço, café da tarde ou jantar.

Existe um tipo diferente de mesa posta para cada uma das refeições. Uma mesa posta para o dia a dia, por exemplo, é bem diferente de uma mesa para uma ocasião especial, como aniversários ou casamentos. Por isso, antes de mais nada, é preciso saber para qual ocasião a mesa será montada.

Mesa posta e suas vantagens

Uma sala de jantar bem decorada e organizada é garantia de sucesso na recepção de seus amigos e familiares para dividir uma refeição em comemorações e datas especiais. Para isso, a mesa posta deve contar com algumas peças essenciais, para criar um clima charmoso, organizado e demonstrar capricho e carinho com os convidados.

Os detalhes da mesa posta fazem toda a diferença em eventos especiais, como também em reuniões íntimas. Para te ajudar a fazer bonito na recepção dos convidados, você pode seguir o passo a passo que preparamos para você.

Mesa posta: cuidados especiais


Para evitar qualquer tipo de dor de cabeça na hora de organizar uma mesa posta, é preciso se atentar a alguns detalhes. Confira uma lista para te ajudar na hora do preparo:

  • Não acomode itens sem função à mesa ou que comprometam a mobilidade das pessoas;
  • Cuidado com arranjos florais muito altos ou com detalhes que possam interferir nos alimentos;
  • Não disponha louças e talheres fora do contexto do cardápio;
  • Sempre observe a área livre na mesa para escolher a disposição dos pratos que serão servidos;
  • Faça testes de composição com antecedência e tenha sempre um plano “B”, caso seja necessário.

No WestwingNow você encontra tudo o que você precisa para montar a mesa posta perfeita para todos os tipos de refeições e ocasiões. Venha conferir e garanta um visual de impressionar seus amigos e familiares.

Como montar uma mesa posta?

Se estiver preparando uma mesa posta para uma ocasião especial, vale seguir o passo a passo abaixo. Para o dia a dia você pode montar uma mesa posta mais simples com apenas os talheres principais e de sobremesa, uma taça e o prato de entrada e principal. Confira:

  • Antes de mais nada, é preciso dispor a toalha, jogo americano ou o sousplat. Caso escolha utilizar o jogo americano ou sousplat, é preciso lembrar que será necessário ter um para cada convidado. Já no caso da toalha de mesa, basta verificar o comprimento da mesma para que as pessoas não tropecem na toalha.
  • Feito isso, é hora de organizar os pratos de acordo com o menu que será apresentado. Os pratos menores devem ficar sobre os maiores. O prato de sobremesa deverá ser colocado somente após a refeição principal. Se optar por oferecer petiscos na ocasião, lembre-se de adicionar um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele.
  • É hora de organizar os talheres. A regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Portanto, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. Já do lado direito, vem as facas e a colher de sopa.
  • Disponha o guardanapo no canto esquerdo, ao lado dos garfos.
  • Na sequência, organize as taças. Elas devem ficar no canto superior direito, começando da ponta da última faca ou colher. A primeira deve sempre ser a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a de água.

Como decorar a mesa posta?

Não há regras para definir o que deve ou não ter na sua mesa, porém é importante saber que a criatividade e a personalidade vão guiar as escolhas. O centro de mesa, por exemplo, é um item que traz beleza à mesa posta, podendo compor um gracioso buquê de flores, um candelabro com velas acesas ou até mesmo uma cesta de frutas.

No caso das ocasiões mais formais ou em eventos mais importantes, é importante se atentar aos detalhes. No caso de eventos grandes, vale colocar marcadores de lugares na mesa posta, para manter a organização. Para criar os marcadores, vale usar a criatividade e criar marcadores em forma de etiquetas em garrafas d’água ou vasinho de flores, ou optar por plaquinhas feitas de lousas. O céu é o limite para as opções.

Lembre-se que o importante é se divertir. Por isso, escolha elementos que conversem entre si, capriche na decoração e não ligue se você não tiver todas as peças de um aparelho de jantar formal. A mesa posta vai refletir o capricho que você aplicou nela e certamente seus convidados ficarão encantados com seus cuidados!