Luminária de mesa


Com a luminária de mesa certa no lugar certo, você pode transformar qualquer espaço no que você desejar. Por exemplo, você pode criar um ambiente multifacetado, como um quarto com uma luz direta na escrivaninha e uma difusa na cabeceira da cama. Fácil, não é? Renove a casa com as luminárias da WestwingNow.


Luminária de mesa: por que comprar?

As luminárias de mesa decorativas oferecem muita mobilidade. Você pode levá-la do cantinho do home office até sua poltrona na sala de estar para os momentos de leitura. Vale também apostar na luminária da mesa de cabeceira para compor algum cantinho especial da área externa.


Mas, para conseguir que a luminária de mesa decorativa se encaixe nos mais diversos espaços, vale atentar para a intensidade da luz. Lembre-se que lâmpadas muito fortes não combinam com ambientes como os quartos e salas de estar, assim como as mais fracas não vão conseguir auxiliar no escritório.


Luminária de mesa: Qual a lâmpada ideal?


As luminárias de mesa de LED são os modelos mais eficientes e que oferecem maior economia e durabilidade, principalmente quando comparadas com as lâmpadas fluorescentes.


Além disso, a dica é sempre optar pelos modelos que vão na tomada. Apesar de limitar a locomoção das peças, estes modelos são melhores do que os de pilha, que possuem uma durabilidade muito pequena.


Fique de olho nas nossas dicas para escolher o modelo de luminária de mesa que mais combina com você. Veja também outras peças de iluminação:

89 Produtos
Ordenar por

Luminária de mesa para decoração de interiores

A luminária de mesa é considerada uma fonte móvel de energia luminosa, que pode ser utilizada tanto na decoração como na iluminação objetiva dos ambientes. Por não possuir lâmpadas de alta potência, ela costuma ser usada em superfícies de alturas medianas, como as mesas.

O surgimento deste tipo de luminária de mesa decorativa foi no século XVIII. E hoje, após popularização, é um acessório decorativo que todos amam!

A partir de 1932, a luminária de mesa começou a ganhar espaço nos escritórios e ambientes profissionais. Isso porque foi neste ano que surgiu a Anglepoise Lamp, modelo retratado na animação de abertura dos filmes da Pixar. Modelo que hoje é chamado de luminária de mesa articulada.

Desde então, estas luminárias viraram sinônimos tanto de adorno como de funcionalidade. Por esse motivo você precisa escolher qual o modelo de luminária de mesa mais adequado para comprar!

Tipos de luminária de mesa

Existem dois principais tipos de luminárias de mesa:

  • Luminárias que emitem luz difusa
  • Luminárias que emitem luz direta

Porém, esta pequena diferença fez com que fossem criados modelos com designs super diferentes e inovadores.

As luminárias de mesa de luz difusa possuem cúpula cônica, cilíndrica, circular, esférica ou arredondada. Além disso, ela costuma ser feita com material translúcido e possui abertura nas duas extremidades. Dessa forma, a luz emitida pela lâmpada é fracionada, dividindo sua intensidade entre um feixe direcionado para o teto e outro para o chão.

Já as luminárias de mesa de luz direta costumam ter uma cúpula de material opaco e formato semicircular ou cônico. Elas possuem abertura única, de modo a concentrar toda a intensidade de luz em uma direção única. Por isso, sua iluminação é de maior intensidade, porém de menos alcance, principalmente quando as lâmpadas estão voltadas para a mesa.

Luminária de mesa: Modelos diferentes de design

As luminárias difusas são as que possuem um design mais clássico. Elas são muito versáteis e podem ser encontradas em diversas versões de cores, texturas, materiais e formatos.

Já as luminárias diretas não apresentam grandes variações nas cúpulas, porém podem apresentar hastes com formatos variados. Além disso, estes modelos podem ser fixos ou luminárias articuladas para facilitar a iluminação.

Outra variação no design da luminária de mesa está relacionada à sua base. Isso porque existem tipos com bases planas e também as que usam prendedores ou garras, para assim serem presas nos limites de diversas superfícies.

Onde colocar a luminária de mesa?

Antes de comprar a luminária de mesa, vale ter definido o cômodo que ela ocupará. Para isso, é necessário analisar detalhes como o número de tomadas, a disposição, a distância da tomada até a superfície da luminária e o tamanho da mesa. Isso irá auxiliar na escolha de um modelo que tenha as dimensões ideais.

Também é importante escolher uma base de luminária que caiba na mesa ou no móvel em que será colocada, uma haste com altura suficiente para iluminar o que você deseja e um plugue com fio grande o bastante para chegar até a tomada.

Dessa forma, você pode investir em luminárias para mesa de jantar, na sala de jantar, luminárias para quarto, para mesas de cabeceira, luminárias para escrivaninha ou luminárias para escritório. Além disso, é muito comum colocar luminárias na sala de estar.

Quais os melhores materiais para luminárias de mesa?

Escolher um material resistente, seguro e durável é essencial para encontrar a luminária decorativa de mesa ideal. Lembre-se que a única coisa que não deve existir nessa peça são os materiais inflamáveis, como plástico e borracha, principalmente nas áreas próximas à lâmpada.

Além disso, para o caso das luminárias de luz difusa, vale dar preferência para cúpulas mais resistentes, como vidro e porcelana. Já nas de luz direta, o melhor é o metal, para não esquentar demais tanto as hastes como a cúpula.

Onde comprar luminárias de mesa?

Na WestwingNow você encontra diversos modelos de luminárias de mesa para escolher a que irá atender suas necessidades da melhor forma e integrará perfeitamente o décor. Tudo com a vantagem de estarem disponíveis a pronta entrega para chegar mais rápido até você.

Confira também as categorias de iluminação queridinhas dos nossos clientes: