Adega de Vinho

Como escolher as adegas de vinho?


O primeiro passo para escolher a melhor adega de vinho é definir a capacidade ideal para abrigar todos os rótulos que você tem em casa.


Para quem consome uma quantidade menor, a recomendação é apostar na adega de vinho para 8 garrafas. Já para os estabelecimentos, modelos para 200 garrafas são os melhores.


Feito isso, é preciso escolher o tipo de prateleira da adega de vinho pequena. Lembre-se que elas precisam garantir uma boa circulação de ar.


A melhor recomendação é apostar em dois tipos de prateleiras: deslizantes, para facilitar o acesso a todas as garrafas, e de tamanhos diferentes para abrigar os mais diferenciados rótulos de bebidas.


Por fim, dê preferência para os modelos de adega de vinho com portas de vidro, para que você possa olhar e escolher os vinhos sem ter de abrir a porta com frequência.


Fique de olho nas nossas outras dicas para comprar adegas de vinho. Veja também outros acessórios de bar:

4 Produtos
Ordenar por

O que é adega de vinho?

A adega de vinho é um eletroportátil com ambiente climaticamente controlado, criado para conservar e aprimorar as propriedades das bebidas. Ela tem como objetivo fornecer um envelhecimento adequado do vinho até o momento da degustação.

Para isso, a adega de vinho pequena conta com algumas características essenciais, como ausência de luz, temperatura constante, umidade adequada, posicionamento das garrafas na horizontal, ausência de vibrações e cheiros fortes.

Características essenciais nas adegas de vinho

Como dito anteriormente, a adega de parede para vinho necessita de características especiais para intensificar e preservar os sabores das bebidas. Confira algumas delas:

  • Ausência de luz: os vinhos são sensíveis à iluminação solar e artificial. Justamente por isso, as garrafas são opacas.
  • Temperatura constante: ideal entre 12 e 14ºC (a variação da temperatura faz com que o líquido se dilate, sugando o ar pelo rolha e permitindo a entrada de oxigênio).
  • Umidade de 65%: condição ideal para não ressecar as rolhas.
  • Ausência de vibrações e ruídos: esses fatores podem provocar reações químicas, acelerando o envelhecimento da bebida.
  • Ausência de cheiros: odores fortes, presentes principalmente nas geladeiras, podem passar para o vinho através da rolha e modificar o sabor.

Tipos de adegas de vinho

As adegas de vinho madeira possuem um estilo rústico e são ideais para preservar rótulos de vinho mais simples, sem a refrigeração. Nestes modelos de adega de vinho, as garrafas são posicionadas, em sua maioria, em suportes individuais, podendo assim ser dispostas sobre bancadas, mesas e aparadores.

Já a adega de vinho climatizada, como seu próprio nome já descreve, conta com eletricidade para manter seu interior resfriado e umidificado. Além disso, este tipo de adega de vinho reproduz as condições de uma adega original, controlando assim a trepidação e mantendo a ventilação necessária.

Capacidade das adegas de vinho

As adegas de vinho estão disponíveis em várias opções com capacidades diversas, que vão de 8 a 200 garrafas. Para escolher o modelo ideal, é necessário levar em consideração a quantidade de vinho que você consome mensalmente, para assim calcular o espaço necessário para armazenar bebidas por até um ano.

Além disso, verifique o espaço disponível para instalar a adega. O modelo menor, por exemplo, possui dimensões de 54 x 29 x 48 cm. Já a adega de vinho para 80 garrafas, possui dimensões de 71 x 74 x 166 cm.

Adegas de vinho: tipos de refrigeração

Existem dois tipos de refrigeração para adegas, a termoelétrica e a com compressor. Confira as características de cada uma:

  • Adega de vinho termoelétrica: funciona através da troca de calor com o ambiente, sendo assim pouco eficaz para regiões de clima tropical.
  • Adega de vinho com compressor: há o esfriamento da parte interna, sendo assim mais eficiente em áreas quentes; costuma ser mais barulhenta e gerar mais vibração.

Onde comprar adegas de vinho?

Na WestwingNow você encontra uma grande variedade para comprar adegas de vinho. O melhor: a pronta entrega e com envio rápido.

Por aqui, você também encontra o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.

Confira outros produtos para intensificar a degustação de bebidas: