Leiteiras, Açucareiros e Manteigueiras

20 Produtos
Ordenar por

Leiteiras e açucareiro: conhecendo suas funções

A leiteira veio para deixar ainda melhor o seu café da manhã ou da tarde entre família e amigos. Ela é perfeita para você inventar uma infinidade de bebidas quentes ou frias que tem como base o leite. Com a leiteira você poderá fazer um delicioso leite ou chocolate quente ou se aventurar um pouco mais e criar bebidas como um cappuccino. Além disso, este produto também serve para que você deixe o lente no ponto perfeito para até mesmo criar uma arte nas suas bebidas.

Já o açucareiro é um recipiente projetado para guardar açúcar. Ele pode ser feito de diversos materiais, sendo os mais comuns o plástico, acrílico, aço inox, prata, cerâmica e porcelana. Alguns modelos contam até com um buraco na tampa para que possa ser inserida uma colher, facilitando ainda mais o ato de servir.

Tipos de leiteiras e açucareiros

A leiteira comum, que é mais popular, é um item ideal para quem não perde a chance de fazer um leite quente no fogão. Ela é simples, prática e muito barata. Dentre suas vantagens está o fato de estar disponível em vários tamanhos e modelos, sendo assim útil para qualquer pessoa que ame fazer bebidas usando o leite.

Por outro lado as leiteiras elétricas possuem a vantagem de serem mais seguras e práticas, já que têm controles de temperatura e permitem que você misture as bebidas dentro delas. Além disso, ela não tem o risco de você sujar toda a cozinha, já que esquentam fechadas. Mas na hora da compra é importante ficar atento ao tamanho, já que este modelo costuma ser vendido somente com capacidade menor que um litro.

Os açucareiros que são itens que estão disponíveis em uma enorme variedade. Apesar de ser apenas um pote que comporta açúcar, ele pode ter diversos formatos e ser feito de diversos materiais. Geralmente os açucareiros possuem tampas para impedir a entrada de sujeira e insetos e também para conservar o açúcar da umidade.

Leiteiras e açucareiro: características essenciais

Um detalhe que não pode ser deixado de lado em relação às leiteiras são as suas capacidades. Normalmente elas podem conter entre 1 e 1,5 litros de leite. Mas é importante lembrar de nunca ferver o leite na capacidade máxima, já que ele pode derramar por todo o fogão. Se possível, escolha leiteiras menores que são ideais para economizar na sua conta de gás e para não desperdiçar o leite.

Além disso, uma leiteira cheia pode ser bem pesada e, por isso, vale a pena verificar a posição e formato da alça, um detalhe que pode afetar o equilíbrio ao despejar seu leite. Algumas alças possuem uma área emborrachada e macia, o que é ótimo para quem deseja uma pegada mais firme, garantindo que seu leite não vá derramar. Lembre-se que as alças feitas de metal podem queimar os dedos.

Um dos quesitos mais importantes na escolha tanto das leiteiras como dos açucareiros é o material. Em relação à leiteira, dependendo do material, você terá um produto mais ou menos durável.

Já os açucareiros estão disponíveis em diversos materiais e os mais comuns são a cerâmica, porcelana, vidro, aço inox, acrílico e plástico. Mas também é possível encontrar esse item em modelos de bambu, madeira, prata e cristal.

Para o açucareiro a única dica é escolher um material que seja impermeável e não poroso para que os grãos de açúcar não se acumulem na superfície.

Ainda em relação aos açucareiros vale se atentar em relação ao sistema de vedação com borracha ou silicone. Existem alguns modelos que possuem uma espécie de vedação feito com o material da própria tampa, para impedir que ela escorregue do pote e, claro, manter insetos e sujeirinhas longe do açúcar.