Cortinas

48 Produtos
Ordenar por

Cortinas: mais estilo e conforto em casa

As cortinas são indispensáveis para deixar a casa mais aconchegante! Elas são responsáveis por vestir a janela e dar uma nova cara aos cômodos do lar, com praticidade e sem grandes gastos.

No entanto, com tantos modelos e tecidos, pode ser difícil escolher a cortina ideal, não é mesmo? Para te ajudar, aqui vai um guia prático com informações importantes e recomendações para completar cada cômodo da sua casa!

Tipos de cortina

Existem diversos tipos de cortina, das clássicas às mais modernas. De todo modo, a melhor forma de escolher o produto certo é entender qual será a funcionalidade da peça no cômodo em questão.

Isso porque as cortinas não são meros acessórios decorativos. Elas são responsáveis por garantir a privacidade da família, proteger os móveis contra os raios solares e bloquear a entrada de luz. Ou seja: ela eleva o conforto do ambiente em todos os sentidos!

Os principais modelos de cortinas são:

  • Cortina blecaute: também chamada blackout, ela bloqueia a entrada de luz e garante o isolamento acústico com maior precisão. Como deixam o cômodo bem escuro, são ótimas para quem tem sono leve e não gosta de claridade no quarto pela manhã, ou até mesmo para intensificar aquela sessão de filmes pela tarde na sala de casa.
  • Cortina romana: na verdade, é um tipo de persiana. É mais elegante, ideal para espaços grandes.
  • Cortina duofold: outro modelo de persiana, mas, nesse caso, possui dobras plissadas. Tem visual moderno e pode abrir na parte superior ou inferior da janela.
  • Cortina rolô: é aquela persiana que pode ser enrolada e fica escondida quando está fechada. Ela pode ser blecaute ou não.
  • Cortina painel: é grande e possui diversos painéis na vertical que bloqueiam a passagem da luz. É outro tipo de cortina moderna que bloqueia a entrada de luz parcial ou totalmente.

A cortina persiana é um modelo moderninho para casa. Mais fácil de limpar, é indicada para famílias com pessoas alérgicas à poeira, porque não acumula tanto pó - se comparada às cortinas tradicionais de tecido.

Se você não dispensa beleza e sofisticação, este é o modelo ideal! A persiana cai bem em todos os cômodos do lar e pode abrir na vertical ou horizontal.

Antes de comprar cortina, não se esqueça de medir a largura da janela. Adicione mais 20 centímetros à medida para garantir que a peça bloqueie bem a entrada do sol e caiba com perfeição no espaço.

Cortina para sala

Outra regra importante ao comprar cortinas é avaliar a cartela de cores da decoração. Modelos com cores claras não sobrecarregam o décor, enquanto cores mais escuras ganham destaque e bloqueiam bem a luz. Contudo, se a sala recebe luz direta, o sol pode desbotar o tecido conforme o passar do tempo.

Portanto, se você deseja uma cortina para sala que bloqueie a luz, as blecaute são as mais recomendadas.

Para a decoração clássica, prefira modelos com tecidos aveludados, como a seda, um material sofisticado. Para espaços casuais, tecidos mais leves, como o voil, têm caimento perfeito, bloqueiam a luz parcialmente e deixam o espaço mais privativo.

A cortina para sala pequena deve ir do teto ao chão. Dessa forma, as paredes parecem maiores e o espaço ganha amplitude.

Cortina para quarto

As regas anteriores valem para a escolha da cortina para quarto. Se o quarto recebe muita luz pela manhã, as blecaute são ideais. Senão, você pode variar na escolha de cores e tecidos.

Peças feitas de voil são tão funcionais que caem bem até no quarto! Elas são mais leves e filtram bem a luz. Já a sarja é um tipo de tecido mais pesado, com diversas cores e estampas diferentes. Você pode combinar os tons da peça com as roupas de cama!

Uma dica do WestwingNow é usar cortinas grossas, ou com sobreposição, durante as épocas mais frias do ano. Elas ajudam a manter o quarto quentinho e evitam o excesso de vento. Mas, se a janela é pequena, modelos do tipo podem prejudicar a ventilação, essencial para evitar umidade.

Cortina para cozinha

Até a cozinha merece cortinas! Mas, nesse caso, é preciso cuidado redobrado, porque as peças podem acumular gordura, sujeirinhas e umidade comuns no ambiente. Além disso, tenha cuidado na instalação, para não atingir canos e tubulações; e posicione a peça longe do fogão e forno.

O ideal é que a cortina para cozinha seja feita em materiais laváveis, como o PVC, resistente e fácil de limpar. Persianas rolô ou duofold são boas opções. Contudo, caso não abra mão dos modelos feitos em tecido, peças bordadas ficam lindas no ambiente!

Cortina para escritório

A cortina para escritório e home office ajuda a regular a entrada de iluminação e protege os equipamentos que ficam na mesa.

As persianas são as favoritas para esse ambiente, porque são fáceis de manusear. A dica aqui é escolher uma peça neutra, para você não enjoar do décor com facilidade.

Modelos rolô, romana ou duofold são cortinas modernas que adicionam personalidade ao espaço, sobretudo quando combinadas com a escrivaninha e os acessórios sobre ela.

Onde comprar cortina?

Se você ficou a fim de comprar cortinas novas para casa, continue no WestwingNow! No nosso catálogo você encontra produtos a pronta entrega, com parcelamento em até 10x s/juros. Dá para acreditar?

Para completar a decoração de cada ambiente, não se esqueça de conferir: