Tábuas e Travessas

24 Produtos
Ordenar por

Tábuas e travessas: conheça suas utilidades

A tábua é uma superfície destinada ao corte de carnes, verduras e outros alimentos. O utensílio recebeu o nome de tábua devido ao seu formato fino e achatado, e por ter sua origem na adaptação dos cepos de madeira utilizados para corte de alimentos na antiguidade. Até hoje, o material mais comum para as tábuas é a madeira, apesar de existirem modelos de plástico, vidro, bambu, pedras e outros materiais.

Já a travessa é um item perfeito para servir qualquer alimento ou para levá-lo ao forno e até mesmo ao congelado. Por isso, esse é um utensílio essencial para qualquer um que deseja ter um item versátil na cozinha. Ela pode ser utilizada para comportar uma infinidade de alimentos, desde saladas até sobremesas, podendo comportar até mesmo os pratos quentes.

Para melhor sua rotina na cozinha, separamos algumas dicas que vão transformar o modo como você utiliza os produtos. A primeira delas é não misturar os alimentos que vão na superfície da tábua durante a rotina de preparo da refeição. Se você cortar uma ave crua, por exemplo, a tábua ficará impregnada pelo alimento e, por isso, não convém cortar uma verdura na sequência.

Outra dica é ter diferentes tábuas e travessas para diferentes propósitos. Assim você não terá problemas ao servir e nem ao preparar as refeições. Caso isso não seja possível, a dica é lavar bem os produtos para impedir que o cheiro e gosto fiquem impregnados.

Tábuas e travessas: principais características

A escolha do material será fundamental para a eficiência, durabilidade e assepsia de sua tábua. Por isso, separamos as principais características de alguns materiais para te ajudar na escolha. Confira:

  • Tábua de madeira: desgasta pouco com o uso, necessita de rotinas de desinfecção periódica e não escorrega durante o uso;
  • Tábua de plástico: desgasta rapidamente com o uso, demanda atenção na limpeza para evitar manchas e odores e pode escorregar durante o uso;
  • Tábua de vidro: não risca e nem acumula resíduos, necessita de uma rotina de limpeza simples e não proporciona aderência dos alimentos em sua superfície;
  • Tábua de bambu: mais resistente que a de madeira, dispensa a desinfecção e não escorrega durante o uso.

Já para as travessas, o material também é uma característica que deve ser observada antes da compra. Isso porque ele tem tudo a ver com a apresentação dos alimentos, com o preço e com a capacidade do produto de receber cada tipo de comida. Materiais mais finos, como a porcelana chinesa, devem ser escolhidos com um cuidado extra, para que a sua travessa dure por bastante tempo. Já em outros materiais, como o vidro, a escolha pode ser feita tranquilamente.

Outro critério a ser observado é se a travessa pode ser colocada no forno ou esquentada no micro-ondas. Para isso, ela precisa ser feita de material refratário e, caso contrário, irá estragar ou soltar partículas nocivas em sua comida.

O tamanho da tábua, por sua vez, é determinante para sua funcionalidade. Uma tábua pequena demais pode ser excelente para cortar frutas, queijos e outros alimentos pequenos. Porém, pode ser extremamente ineficiente para cortar uma peça grande de carne, por exemplo. Além disso, lembre-se de escolher tamanhos que permitam a higienização adequada e sejam compatíveis com o armário em que serão armazenados.

Em relação às travessas, é importante lembrar que há modelos em todos os tamanhos, desde mini travessas - que cabem apenas alguns aperitivos -, como os modelos gigantes, com a função de servir muitas pessoas. A dica para escolher é ter em mente os alimento que você deseja servir nela e também como você irá armazená-la depois de lavada. O melhor é sempre optar por tamanhos que fiquem entre o pequeno e médio.

O peso é critério que deve ser analisado, principalmente nas tábuas de madeira que podem ser bem pesadas. Porém, se você está em busca de uma tábua exclusivamente para servir o churrasco, o peso não importa muito. Mas se procura algo para utilizar no dia a dia, para manusear e principalmente lavar, um tábua muito pesada acaba sendo um incômodo.

Tábuas e travessas: diversos modelos

Se engana quem acredita que todas as travessas são iguais. Há uma travessa para cada tipo de prato e é muito importante escolher corretamente de acordo com a refeição que você irá servir. Por isso, confira as diferenças entre alguns modelos:

  • Saladeira: item de cozinha de profundidade média ou mais rasa, que pode contar com um pegador de legumes e folhas.
  • Travessa para peixe e assados: as travessas compridas e ovais costumam ser as mais encontradas nas cozinhas. Este tipo é conhecido por comportar peixes e carnes assadas, mas é um item super versátil que funciona perfeitamente em uma variedade de pratos.
  • Sopas e molhos: a sopeira é um item de maior profundidade e, normalmente, possui uma tampa e concha acompanhando.
  • Travessa de macarrão: um dos modelos mais conhecidos e apreciados de travessas de comida, isso porque não há nada mais apetitoso que uma deliciosa travessa de macarrão.

No WestwingNow você encontra muitas opções de tábuas e travessas para se jogar e deixar sua cozinha ainda mais completa.