Louças

443 Produtos
Ordenar por

Louça: do que é composta?

Louça é um termo geral que utilizamos para nos referir aos utensílios de cozinha. Se pararmos para pensar, os utensílios são todos os acessórios que precisamos para cozinhar, como talheres, panelas, frigideiras e até bules. Por outro lado estão os acessórios que precisamos comer, como pratos, copos, facas, xícaras e taças. Isto é, tudo o que você coloca na mesa.

Nos séculos passados, a louça englobava apenas os utensílios de cozinha, já que as pessoas costumavam comer com o mesmo utensílio que era utilizado para cozinhar, como por exemplo, um pote.

Nas casas de pessoas com maior poder aquisitivo e com o passar do tempo, foi sendo introduzido outros acessórios para alimentação, já que não era de bom tom comer diretamente do utensílio que se preparava os alimentos. Então, a partir do século XVI, os pratos foram utilizados pela primeira vez para comer, sendo acompanhados, pouco a pouco, pelo aparecimento de mais talheres.

Louças e os materiais de que são feitas

A louça de porcelana é um modelo que agrada a todos os gostos, isso porque é bonita, elegante e pode ter várias cores e detalhes que dão um estilo a mais às peças. Além disso, é feita de um material que não se deteriora e, por isso, deve ser lavada à mão ao invés de colocá-la na lava-louças. Normalmente, este tipo de louça é mais usado em ocasiões especiais devido a seu requinte e exclusividade.

Se você é do time que está em busca de uma louça para ser utilizada no dia a dia, a melhor opção são as louças de cerâmica. Elas são práticas e possuem elegância e estilo na medida certa para você preencher sua cozinha e as refeições.

Seja qual for a sua escolha, é preciso ter em mente que você necessita de uma boa louça. Já pensou em escolher modelos diferentes, sendo uma para usar diariamente e outra para ocasiões especiais? Não tem como errar!

Como escolher louças para cozinha

O primeiro fator que deve se levado em consideração na hora de escolher as louças para cozinha é o estilo da casa ou da família. São pessoas tradicionais que prezam pela elegância? Então nada mais chique do que pratos clássicos, com detalhes rebuscados ou estampas francesas, por exemplo, para acompanhar toda a aparelhagem.

Mas se na sua casa os moradores curtem mais as louças atuais, a dica é investir em peças mais coloridas ou com formatos arrojados. Outra opção, dependendo da família, é não optar por uma combinação padrão. Ou seja, você vai comprando a louça de forma avulsa, o que resultará em uma coleção divertida e inusitada.

Se você é do grupo que prefere ter dois tipos de louças para cozinha, não tem problema. Você pode escolher um modelo mais simples para usar no dia a dia e, por exemplo, colocar na máquina de lavar sem preocupação; e outro mais chique para ser disposto nos dias de receber visitas e que merecem uma atenção maior.

Cuidados necessários para as louças de cozinha

O primeiro passo dos cuidados com a louça é verificar se ela é feita de materiais que podem ir ao micro-ondas e à lava-louças. Isso é importante para que não haja nenhuma danificação aos eletrodomésticos ou às peças.

Outro cuidado muito necessário é na hora de guardar as louças. Lembre-se que as peças que são usadas diariamente devem ser colocadas em armários de fácil acesso e em uma disposição que permita retirar e colocar peças sem prejudicar as restantes que estão no local.

O ideal é colocar as louças iguais juntas: pratos fundos de um lado, pratos rasos de outro, xícaras junto com os pires. As peças que são menos utilizadas ou aquelas que são destinadas às visitas podem ficar em prateleiras mais altas ou nos andares superiores do armário, desde que seu manuseamento seja feito com cuidado no dia em que se tornarem necessárias.

No caso de louças muito bonitas, há algumas pessoas que gostam de guardá-las de forma que possam incrementar o décor. Para isso, é possível dispô-las em armários com portas transparentes ou usar suportes que deixam pratos e xícaras aparentes na parede.