Panelas

107 Produtos
Ordenar por

Dicas para escolher as panelas

Para acertar na escolha da panela, é preciso identificar o tipo do fogão e o espaço disponível para guardá-la. Isso garantirá que as peças não estraguem com o tempo e que o preparo do alimento seja o melhor possível.

Para o fogão elétrico, por exemplo, a melhor opção é a panela de aço inoxidável, que é resistente, fácil de limpar e não possui alta condutividade térmica. Também vale investir nas panelas com fundo revestido com capa de alumínio, que armazenam o calor e preparam as refeições de forma mais rápida.

Já o fogão a gás é mais indicado para as pessoas que gostam de controlar a força do fogo e a velocidade do preparo dos alimentos. Para este caso, recomenda-se as panelas de cobre que possuem mais condutividade térmica do que os outros modelos disponíveis. Além disso, estas panelas são super higiênicas e possuem fundo irregular, o que as torna inadequadas para o cooktop.

Por fim, se a cozinha for por indução, é necessário utilizar panelas especiais, como as feitas de aço inoxidável, alumínio, esmalte ou ferro fundido. Todas elas possuem um bom funcionamento e permitem que o alimento esteja pronto assim que gerar calor.

Panelas essenciais para ter em casa

Há uma grande variedade de modelos de panelas disponíveis, mas a verdade é que para fazer uma boa comida, não é preciso ter muitos utensílios. Basta ter o essencial, que entregue toda a funcionalidade e qualidade que você precisa para o seu dia a dia. Confira alguns tipos de panelas indispensáveis:

  • Panela média: em grande maioria, possui 4 litros e é ideal para preparar a maioria das refeições; prefira os modelos com cabo firme e bordas e fundos mais grossos, para evitar acidentes; os tipos com revestimento antiaderente são muito vantajosos já que permitem o preparo sem acréscimo de gordura;
  • Frigideira: o modelo com 23 cm de diâmetro é ideal para preparar carnes, peixes, ovos e legumes; os modelos antiaderentes são mais fáceis de limpar, porém também é possível encontrar este tipo de panela nas versões em cerâmica e inox;
  • Panela de pequenas porções: com 2 litros de capacidade, são boas para preparar molhos, já que evitam que a água evapore muito rápido; opte pelos modelos mais grossos, como os de inox, esmaltados ou antiaderentes para ter uma peça mais duradoura;
  • Caçarola: redonda, funda e com duas alças nas laterais, é indicada para guisados, ensopados e cozidos; ideal para receitas com alimentos em pedaços pequenos ou peças inteiras que necessitem de longas horas de cocção; seguram o calor por um bom tempo;
  • Grelha: feita de ferro fundido e ideal para grelhar alimentos, como carnes, aves, peixes e legumes; o cozimento em seu recipiente produz pratos ricos em sabor, já que dispensa o uso excessivo de óleo;
  • Panela de pressão: usada no preparo de ingredientes mais duros, como grãos, raízes e alguns tipos de carnes; diminui o tempo de cozimento dos alimentos, graças à tampa hermética, que garante um ponto de ebulição da água maior.

Como limpar as panelas?

A primeira dica para facilitar a limpeza das panelas é identificar o material de que elas são feitas. Com o modelo de aço inoxidável, por exemplo, basta lavá-la à mão ou colocá-la na máquina de lavar. Já as panelas de ferro devem ser lavadas com sabão, esponja e pano, tomando cuidado para não deixá-las de molho.

Caso a panela esteja queimada, há algumas dicas que podem facilitar a lavagem. Vale deixar a panela de molho com 1 colher de sopa de bicarbonato para acelerar o processo e esfregar com uma esponja. Outra opção, principalmente para utensílios de inox e alumínio, é utilizar o vinagre branco de álcool, levando-o ao fogo e depois esfregando a panela para tirar as crostas.

Compre panelas no WestwingNow

No WestwingNow você encontra diversos tipos de panelas para levar mais funcionalidade para a sua cozinha. O melhor é que todos os modelos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Venha conferir outros produtos para preencher a cozinha: