Frigideiras, woks e chapas


Toda cozinha precisa de panelas. Entre as mais importantes, está a frigideira. Mas não é só ela. Outro modelo que vem ganhando cada vez mais destaque são as woks. Com elas, é possível preparar as mais variadas receitas, grelhar, fritar e muito mais!


Frigideira ou panela wok?


Usada para fritar e grelhar alimentos, o modelo possui a base larga e as laterais baixas. A frigideira alta, também conhecida como panela wok, é uma das suas variações. De origem chinesa, além de cumprir as funções do produto principal, também é usada para cozinhar alimentos a vapor, saltear, e refogar.


Diferente do modelo tradicional, como a wok possui as laterais mais altas, é possível mexer alimentos sem correr o risco de vazar, sujar o fogão, ou o avental de cozinha. Esta frigideira chinesa tem caráter multifuncional, porque possui muitas funções, para além do comum.


Para fazer a melhor escolha, basta entender a sua própria rotina. Para quem quer um dia a dia prático, apenas para fritar alimentos, por exemplo, apostar em uma frigideira antiaderente é a melhor opção. Já quem gosta de se dedicar mais tempo na cozinha e fazer diferentes preparos, a wok é a mais indicada.


Chapa de ferro fundido: outra sugestão para fritar


Para grelhar, fritar e usar em churrasco, a chapa de ferro não pode faltar no seu lar!


Este item retangular, largo e grande pode ser usado no preparo de carnes, legumes e muito mais! Como a maioria possui superfície antiaderente, não é necessário o uso de óleo ou manteiga. Por isso, com ela é fácil ter preparações mais saudáveis e saborosas.


Contudo, por mais que sejam feitas em ferro fundido, um material de alta qualidade, durabilidade e resistência, as chapas são mais pesadas. É importante ter cuidado ao manusear, usando luvas de cozinha para evitar qualquer acidente.


Sobre a chapa de ferro fundido, é possível preparar diversos alimentos em simultâneo. Ela esquenta rápido na mesma medida em que transfere o calor uniformemente. Garanta refeições deliciosas e nutritivas em pouco tempo!


Para ter a cozinha perfeita, não se esqueça de conferir:

78 Produtos
Ordenar por

Frigideira boa: indicações

Uma frigideira boa é aquela que atende as suas necessidades. Elas são usadas, em suma, para fritar, grelhar e dourar diferentes alimentos. Muitas não precisam de óleo, porque possuem a superfície antiaderente, detalhe que ajuda a manter a alimentação saudável.

Essa panela com cabo é encontrada em diferentes materiais:

  • Frigideira de alumínio: modelos feitos em alumínio são um dos mais tradicionais. Esse material esquenta de maneira uniforme e aquece bem rápido.
  • Frigideira de aço inox: demora um pouco mais para esquentar, mesmo assim, transmite o calor homogeneamente.
  • Frigideira de cerâmica: precisa de muito cuidado no manuseio, é importante não expor a choques térmicos, porque podem rachar com facilidade.
  • Cobre: também aquece mais rápido do que outros modelos e evita que os alimentos queimem, porque o calor é transportado uniformemente.
  • Ferro: as panelas de ferro são as mais indicadas. Mesmo que demorem mais a esquentar, quando quentes, retém o calor com maior facilidade. Quando bem cuidadas, duram por muito tempo! Contudo, são mais pesadas que outros modelos.

De todo modo, prefira a frigideira antiaderente. A frigideira teflon, por exemplo, é muito indicada, mas precisa de cuidados especiais. Neste caso, é importante usar talheres de silicone ou madeira, para não raspar e desgastar o material. Entretanto, mesmo sendo considerada antiaderente, o fundo precisa ser untado com um pouco de óleo ou manteiga, para preservá-la por mais tempo.

As peças feitas em cerâmica são muito boas. Além de terem a superfície antiaderente que não acumula resíduos, são indicadas para grelhar alimentos, porque deixam a parte exterior dourada, com uma textura crocante.

Cuidados básicos com frigideiras

Antes mesmo de comprar a melhor frigideira, é necessário ter alguns cuidados, de modo a preservar suas qualidades e estender sua durabilidade e resistência.

Lembre-se que a frigideira não pode ficar vazia sobre o fogo ligado. Evite, para não queimar ou danificar o material. Além disso, por mais que muitas possam ser levadas à máquina de lavar louças, prefira higienizar as peças à mão, sobretudo a frigideira antiaderente.

Sabia que algumas peças podem ser levadas ao forno? Caso o modelo escolhido seja feito em inox, cerâmica ou ferro, use à vontade. O ideal é garantir panelas com cabo removível.

A frigideira grande é indicada para quem gosta de preparar alimentos maiores, ou tem a família grande, assim, garantem mais praticidade na hora de cozinhar. Sempre considere o tamanho da boca do fogão, para ela caber e para que o calor seja conduzido da melhor maneira.

Panela wok: uma variação da frigideira

As frigideiras possuem variações e cada uma delas é recomendada para um tipo de alimento ou preparo diferente. Enquanto o modelo tradicional possui fundo plano e laterais mais baixas, a panela wok é uma frigideira alta, ou seja, possui as paredes altas e fundo mais estreito.

Multifuncional e prática, ela é indicada para refogar, fritar e saltear os mais variados alimentos. Como as laterais são altas, o alimento fica em contato direto com toda a panela, o que traz mais sabor a receita, em menos tempo de preparo.

A wok também pode ser encontrada em diferentes tamanhos e desenvolvida em diferentes materiais. Assim como já dito, prefira a frigideira wok antiaderente, porque como uso de óleo não é necessário, a preparação torna-se ainda mais nutritiva.

Invista na wok com tampa para cozinhar legumes a vapor.

O que é chapa?

Outro item muito usado para fritar alimentos é a chapa. Ela pode ser chapa para lanches, ou chapa de ferro fundido.

No primeiro caso, é indicada para quem gosta de preparar sanduíches em casa. Por mais que seja muito usada em estabelecimentos comerciais, há modelos menores, que cabem na cozinha de todos os lares. Contudo, não são antiaderentes, por isso é preciso untar com óleo ou manteiga.

Já a chapa de ferro é mais simples. Ela aquece e cozinha de maneira uniforme, sem haver necessidade de untar a superfície. Alguns modelos possuem ondulações na superfície, então é necessário fazer uma boa higienização após o uso, para evitar o acúmulo de resíduos.

O ferro fundido é um material que esquenta muito. Portanto, prefira peças com alças feitas em madeira, por exemplo, porque ele não conduz calor. Desta forma, fica mais fácil manusear o produto enquanto estiver cozinhando. Outra sugestão é apostar em pegadores de cozinha em silicone, para não queimar as mãos.

Tudo isso você encontra no WestwingNow! Todos os nosso produtos estão disponíveis a pronta entrega, com envio rápido para todo o Brasil. Receba sua compra, com rapidez, sem precisar sair de casa!

Se gostou da categoria Frigideiras, Woks e Chapas, também vai gostar de: