Garrafas e Decanters de Vinho

20 Produtos
Ordenar por

Garrafas e Decanters de vinho: acessórios essenciais

Garrafa de vinho, de cerveja, de suco ou água: é possível encontrar uma delas em qualquer casa. Elas podem fazer parte da decoração e garantir que o sabor daquela bebida especial seja ainda melhor. Além de deixar tudo mais refrescante, elas dão um toque diferente para a sua cozinha e levam mais elegância para a casa.

Já os decanters também possuem presença especial nas casas, mas vale entender sua principal finalidade. O decanter é um recipiente em forma de garrafa ou jarra, feito principalmente em vidro e transparente para poder apreciar a cor do vinho. Ele serve, principalmente, para separar os sedimentos do vinho e potencializar sua principais características por meio de uma boa oxigenação. Mas vale lembrar que cada tipo de vinho possui um momento certo para realizar a decantação.

Como utilizar garrafas e decanters de vinho?

Em relação às garrafas não tem segredo. Basta pegar a bebida que você deseja armazenar e despejar na garrafa. Feito isso, lembre-se de levar à geladeira para manter o conteúdo bem resfriado para estar refrescante quando você for degustar.

Em relação ao decanter, é necessário seguir algumas regrinhas antes do armazenamento. É necessário manter a garrafa de vinho escolhida em posição vertical por, pelo menos, vinte e quatro horas. Depois você deve inclinar o decanter e deslizar o vinho sobre suas paredes com uma velocidade constante e com certo cuidado, sempre lembrando que o gargalo da garrafa não deve ser colocado sobre o recipiente.

O processo de armazenamento no decanter deve ser realizado em um lugar com uma boa luz para observar se os sedimentos se aproximam do gargalo da garrafa e impedir que isso aconteça. Uma vez que o vinho estiver no decanter, é necessário mantê-lo por um tempo para oxigenar corretamente e isso dependerá do tipo de vinho.

Garrafas e decanters: principais tipos

A escolha das garrafas e decanters é essencial para aumentar a qualidade da sua experiência com a bebida. Por isso, separamos alguns detalhes de cada tipo para te ajudar na escolha. Confira:

Decantador para uma oxigenação mínima: possui a boca estreita e tem como principal tarefa separar os sedimentos. Recomendado para vinhos maduros tintos, brancos e vinhos mais jovens que precisam ser decantados. Decantador para uma máxima oxigenação: possui uma boca larga e é desenhado para que o vinho quebre quando derramar e seja oxigenado. Recomendado para vinhos que passaram muito tempo na garrafa. Garrafa de sopa: permite desfrutar de um caldo ou sopa como se tivéssemos acabado de fazer ou comprado no mercado. Garrafa para caldas: fez algum tipo de compota de frutas? Guarde a calda restante para utilizá-la em futuras sobremesas.

Garrafas e decanters: design

O design de um decanter não se deve apenas a questões estéticas. Ele pode fornecer um diferencial de distinção e elegância, além de cumprir com mais excelência sua função.

Os decanters de alta oxigenação possuem boca e base largas para assegurar que um vinho conservado durante muito tempo possa oxigenar. Já os decanters de mínima oxigenação tem como principal função separar os sedimentos do vinho.

Em relação às garrafas, é possível encontrar muitos modelos de diferentes formatos por aí. A mais comum é a de vidro, que conserva qualquer tipo de sabor.

No WestwingNow você encontra muitos outros produtos para apreciar ainda mais suas bebidas e drinks prediletos. Confira: