Arandelas

A arandela de parede é um tipo de luminária. Ela decora tanto a área interna, quanto externa de casa, da maneira como você preferir. As arandelas de parede representam uma fusão perfeita entre funcionalidade e design elegante, oferecendo uma iluminação única que adiciona um toque de sofisticação aos espaços residenciais.


Com uma variedade de estilos e materiais disponíveis, desde opções clássicas até designs contemporâneos, as arandelas de parede proporcionam não apenas uma fonte de luz ambiental suave, mas também se tornam peças-chave na decoração de interiores. Confira dicas e ilumine toda a casa com sofisticação e elegância.


Arandela externa e interna: qual a diferença?


A principal diferença entre a arandela externa de parede ou interna é o material que irá compor a luminária. Isso porque a arandela de parede externa precisa ser feita com um material mais resistente e duradouro. Os metais precisam ser tratados para que não haja desgastes com as mudanças climáticas.


Já a arandela de parede quarto ou sala, pode ter diferentes materiais, no entanto, esses impactos externos não interferem muito. Você pode ter uma arandela articulada de parede metalizada, uma arandela colonial ou uma arandela rústica.


Confira outras peças para ajudar na iluminação da sua casa:

467 Produtos
Ordenar por

Arandelas: o que é?

As luminárias de parede arandela têm ganhado muita presença nas casas. Muito comum em ambientes externos e internos, as arandelas tem como principal característica o fato de ser uma luminária de parede que fica presa na superfície.

Além disso, a arandela de parede externa led fornece uma iluminação indireta, criando assim uma decoração ambiente mais aconchegante e intimista. Já a arandela articulada é perfeita para direcionar a luz para pontos específicos, como em uma poltrona de leitura ou uma prateleira com quadros.

Apesar de ser considerada uma peça antiga, já que remete aos tempos coloniais, com o passar dos anos, as arandelas de parede coloniais foram evoluindo e se adaptando às tendências.

Por isso, hoje em dia, é possível encontrá-las em uma grande variedade de modelos, com diferentes materiais e designs. Como a arandela de parede preta e a arandela colonial.

Outro detalhe que evoluiu foi que a luminária arandela de parede para banheiro ou qualquer outro cômodo passou a contar com diferentes opções de iluminação. Criando assim ambientes com as mais variadas características.

É possível encontrar modelos de arandela de parede articulada nos quais a luz pode ser direcionada para várias posições, tornando a peça ainda mais versátil.

Arandelas externas: principais características

Na hora de escolher as arandelas externas de parede pretas ou brancas, a primeira característica que deve ser levada em consideração é o tipo de material com que a peça foi fabricada. Principalmente para os modelos que vão ser utilizados como arandela de parede externa.

Para os modelos de arandela de parede interna sala, você pode ousar nos materiais e escolhê-los sem tanta preocupação. Para a arandela de parede externa led, lembre-se de escolher materiais resistentes à chuva e sol, ou que possuam algum tipo de tratamento, aumentando sua resistência.

Além disso, vale também observar as dimensões da arandela de parede para quarto, para que ela não atrapalhe a circulação das pessoas ou ocupe muito espaço.

Porém, uma peça muito pequena em uma parede muito grande não será adequada. Então, para evitar problemas assim, confira as medidas da parede e da peça antes da compra.

Arandela redonda de parede: onde instalar?

As arandelas, na maioria das casas, são fixadas na parede, mas como são muito versáteis, podem ter diversos outros usos. Por possuir uma luz indireta, o ideal é evitar colocá-las nos locais que precisam de muita iluminação, como escritórios e cozinhas, a não ser que sirvam apenas como peças decorativas.

A arandela de parede banheiro é excelente para ajudar na iluminação acima da pia. Com a peça o cômodo fica mais funcional, além de deixar o ambiente mais aconchegante. A lâmpada recomendada para a arandela para banheiro é a luz branca, pois não cria interferências no reflexo do espelho.

A arandela de parede quarto possui uma iluminação indireta que é perfeita para criar um clima intimista e tranquilo. Além de economizar espaço na mesinha de cabeceira, as arandelas de parede quarto casal são perfeitas para fornecer a luz para o momento de leitura de um livro.

É ideal escolher um par para colocar no quarto de casal. Uma outra coisa que pode ser interessante para a rotina é a arandela articulada de parede.

Já em casos de ambientes mais amplos, como a sala de estar, a arandela de parede interna da sala pode funcionar como um ponto de luz adicional. Para as salas de TV, vale também essa mesma dica, podendo dispô-las nas laterais do painel da televisão.

Nos corredores, por exemplo, as arandelas de parede sala podem servir para guiar o caminho. Isso porque esta luminária utiliza da própria parede como rebatedor de luz. Desta forma, a de LED também auxilia a criar uma sensação de que o ambiente tem um comprimento maior.

Outro ambiente que funciona muito bem com a presença destas luminárias são as áreas externas. Por ali, vale redobrar a atenção ao escolher o material de fabricação, pois é um ambiente que fica muito exposto às variações do tempo, como sol, chuva e poluição.

Tipos de arandelas

Você sabia que existem diferentes tipos de arandela de parede articulada? Por isso, separamos as principais características de cada uma para te ajudar na escolha. Confira:

  • De luz direta: arandela de parede dourada LED do tipo tartaruga, muito utilizada em áreas externas;
  • Com cúpula: parecida com um abajur e oferece uma iluminação indireta, porém forte;
  • Uplight: direciona a luz para o alto e é ideal para iluminar fachadas ou criar uma iluminação com luz difusa;
  • Downlight: direciona a luz para baixo e, por isso, é indicada para uma iluminação intimista e decorativa;
  • Duplo efeito: direciona a luz para cima e para baixo, criando efeitos cênicos de iluminação, ideais para decorar uma parede grande da sala.

Arandela interna: como instalar?

A escolha do local de instalação da arandela de parede interna sala ou quarto é até mais importante do que a escolha do design. Por isso, o primeiro passo é identificar pontos de energia elétrica ao longo da parede para que a aplicação seja feita.

A altura recomendada para a instalação deve ser proporcional ao pé direito do ambiente. Por exemplo, em cômodos com pé direito de 2,5 a 2,7 m, o ideal é instalar a arandela rústica de parede entre 2 e 2,2 m de altura.

Porém, se você pretende fixar a arandela dourada de parede na cabeceira da cama, ela deve ser colocada a 1 ou 1,10 m de altura, acima das mesas de cabeceira. Feito isso, é só relaxar e aproveitar sua iluminação aconchegante e linda.

Compre arandelas na WestwingNow

Na WestwingNow, além de belos móveis, você encontra diversos modelos de arandelas para preencher e iluminar os mais variados cantinhos da sua casa. Por aqui, você tem a vantagem de as peças estarem disponíveis a pronta entrega e chegarem o mais rápido até sua casa.

Por aqui, você também encontra o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.

Além disso, você também pode procurar uma luminária específica através da nossa ferramenta de busca ou nas categorias de iluminação. Confira algumas delas: