Talheres para servir


Os talheres mais utilizados na cozinha são os de servir, como garfos, colheres e facas de mesa. Além disso, outras peças funcionais podem fazer falta na cozinha e entre elas estão as colheres de chá e de sobremesa, colher grande para o arroz e concha.


Talheres essenciais na sua cozinha


Em todas as casas, quem irá dizer quais são os talheres essenciais será o hábito de cada pessoa. Por exemplo, se a sua família está acostumada a comer carnes vermelha com frequência, um faqueiro com facas para churrasco pode ser melhor. Uma dica é, se possível, escolher um conjunto completo pois assim você terá todos os talheres funcionais em uma cozinha.


No WestwingNow você encontra diversos modelos de talheres para complementar a sua cozinha e para escolher o modelo que mais combina com você.


Confira outras categorias para complementar a mesa posta:

234 Produtos
Ordenar por

Como escolher os talheres para servir

Antes de escolher os talheres para servir para complementar a sua cozinha, é preciso pensar em alguns detalhes, como por exemplo o material de que é feito o cabo dessas peças. Em geral, os talheres possuem um corpo feito de aço inox e o que os diferencia são os cabos, que podem ser feitos de diversos materiais.

Para ajudar na sua escolha, separamos uma listinha com as vantagens de cada material. Assim você consegue entender as diferenças entre eles e decidir qual o modelo de talher mais adequado para suas necessidades. Confira:

  • Talheres com cabo de aço: o aço inox é um material resistente, possui longa durabilidade, dificilmente entorta ou enferruja e as peças são mais fáceis de limpar já que não acumulam sujeiras. O modelos feitos inteiramente em aço inox são recomendados para quem gosta de durabilidade, praticidade e elegância. Já as opções de talheres em prata ou ouro - materiais mais resistentes - são mais recomendadas para quem gosta de peças de luxo e busca por sofisticação.
  • Talheres com cabos de polipropileno: este modelos são mais práticos e ótimos para o dia a dia ou para refeições mais simples ou com um grande número de pessoas. Apesar da ponta em inox, o cabo de plástico não apresenta tanta durabilidade e, por isso, pode quebrar ou derreter ao encostar em uma panela quente, por exemplo.
  • Talheres com cabos de madeira: estes modelos são resistentes e práticos, porém dependendo da sua qualidade podem ter sua cor alterada e se desgastar com o tempo de uso.

Como escolher a quantidade de talheres

O número de peças presentes em um faqueiro é algo fundamental e existem algumas dicas que podem te ajudar a escolher a quantia certa. Antes de mais nada, você precisará avaliar o número de pessoas que moram com você, frequentam sua casa ou se costuma receber muitos convidados para as refeições. Mas, se mora sozinha, pode escolher um faqueiro com menos talheres. Conheça a quantidade de faqueiros e quantas pessoas eles conseguem atender:

  • 24 a 48 peças: serve até 6 pessoas e é composto, geralmente, por garfos, facas, colheres de mesa, de chá e para sobremesa;
  • 72 a 91 peças: serve até 12 pessoas e é composto por garfos, facas, colheres de mesa, garfos e colheres de sobremesa e chá. Além disso, os modelos de 90 peças podem ter talheres auxiliares como concha e colher para o arroz.
  • 110 a 130 peças: serve 12 pessoas ou mais. Nas opções de faqueiros com 130 peças, além de todos os itens citados pode haver também garfo e faca para assados.

Cuidados necessários com os talheres

Lavar a louça não é uma tarefa que agrada a maioria das peças e, por isso, as máquinas de lava louças são grandes facilitadoras. Porém, se você possui este eletrodoméstico, precisa verificar se os seus talheres podem ser lavados na máquina.

Logo ao comprar talheres já vem escrito na descrição do produto se ele pode ser levado ou não para a máquina. Caso você não tenha ou não possa usar a máquina, lembre-se de lavar os talheres sempre com a esponja macia e detergente. A palha de aço pode arranhar tanto a parte de aço inox como o cabo do talher.