Berços


O principal móvel do quarto infantil é o berço. Afinal, ele mantém o pequeno aconchegado e confortável nas horas de descanso. Por ser um móvel muito importante, é preciso atenção na sua escolha. Por isso, confira as dicas da WestwingNow e faça uma compra feliz para o seu filho!


Berço: dicas para escolher o melhor


Diante de tantos modelos de berço, para comprar um berço de bebê de qualidade que acompanhe todo o crescimento da criança. Além de ser bonito e combinar com a decoração do quartinho, é essencial considerar alguns detalhes.


Para os recém-nascidos, o mini berço é uma opção segura e versátil para manter o bebê por perto durante a noite. Além disso, ele pode ser levado para qualquer cômodo da casa e não ocupa muito espaço.


Já no caso do berço portátil, não podem faltar as travas de segurança nas quatro rodas para evitar que o carrinho se mexa e também para dar estabilidade ao móvel.


Por exemplo, o melhor tamanho para o berço é o padrão de berço americano (1,30 m X 70 cm), já que ele é maior e oferece uma vida útil mais longa. Existe o padrão nacional que mede 1,30 m x 60 cm. Além disso, as grades laterais devem ter um espaçamento máximo de 6,5 cm para evitar que a cabeça dos pequenos fiquem presas entre os vãos.


Já a distância entre o estrado e a ponta superior da grade deve ser de, no mínimo, 60 cm, para evitar que o bebê consiga pular para fora do berço 3 em 1. Além disso, as braçadeiras devem ser protegidas para evitar acidentes.


Para escolher o colchão de berço, deve-se levar em consideração que ele não deve ser muito duro e nem muito macio, com uma espuma de densidade 18. Ele também não deve ficar muito fundo do móvel para não prejudicar a coluna dos pais e nem em uma altura muito alta para que a criança consiga se pendurar.


Berço bebê: por que comprar um?


O berço de bebê é um item já pensado desde a descoberta da gravidez pelos pais e é de extrema importância para o desenvolvimento do seu bebê. Afinal, é com um bom sono que ele poderá crescer saudável em descobrir o mundo.


Ter um berço portátil ou americano ajuda a criança a reconhecer o espaço e criar um senso de pertencimento e relaxamento daquele espaço. De igual modo, esse móvel ajuda na criação de uma rotina noturna.


Fique de olho nas nossas dicas para escolher o melhor berço para o quarto do bebê. Veja também outros produtos para o universo infantil:

13 Produtos
Ordenar por

Berço: modelos para todos os bebês

Com tantos modelos de berços pode parecer uma tarefa difícil escolher o ideal. Porém, separamos os mais comuns e destacamos suas principais características para facilitar na hora de comprar o berço bebê.

Berço portátil

Há também o berço portátil, ideal para casas pequenas, já que pode ser transportado de um cômodo para outro, facilitando a rotina de cuidados com o bebê. Ele é muito indicado para levar em viagens e vem com a possibilidade de berço acoplado, que baixa um dos lados da barra, para quando os pais quiserem dormir ao lado de seus filhos.

Dica: procure modelos com travas de segurança nas quatro rodas, para evitar possíveis acidentes.

Mini berço

O mini berço é uma opção ótima para recém-nascidos, com medidas de 88 cm x 47 cm. Esse modelo pode ser colocado no quarto dos pais durante os primeiros meses de vida da criança.

Esse modelo de mini berço portátil possui versatilidade e é fácil de ser transportado. Ele se assemelha muito com o berço moisés, no entanto, o mini berço possui uma estrutura de madeira muito semelhante ao tradicional.

Já o berço moisés é menor, mais fino e fácil de transportar. Quando o bebê começar a rolar de um lado para o outro, é necessário mudar para um berço maior.

Berço americano

O berço americano tradicional possui quatro lados fixos e grades de proteção reguláveis. Seu tamanho é menor quando comparado aos modelos com diversos acessórios, porém é uma opção rápida e fácil de montar. Quando o bebê crescer, há a possibilidade de deixar o estrado mais baixo para aumentar a segurança.

É possível encontrar o berço com colchão já incluso, mas em sua maioria o colchão é comprado a parte.

Berço 3 em 1

O berço evolutivo ou berço americano 3 em 1, por sua vez, foi desenvolvido para crescer junto da criança. Com uma estrutura oval ou arredonda, pode ser transformado em um berço que vira cama pequena.

O berço 3 em 1 tem um bom custo benefício, já que exclui a necessidade de comprar outros móveis quando a criança ficar maior. E, além disso, após seu uso, sua estrutura pode se transformar em outro móvel, como cadeira ou escrivaninha.

Berço multifuncional

Já o berço multifuncional é uma ótima opção para quem tem um espaço pequeno. Isso porque em uma única peça você encontra o berço com cômoda, trocador e até mesmo um gaveteiro para guardar as roupas e acessórios das crianças.

Berço anti refluxo

Por fim, o berço com sistema anti refluxo é mais indicado para os três primeiros meses de vida do bebê. Por possuir um colchão mais elevado, ele evita o reflexo e reduz os riscos de engasgos.

Há um berço ideal para cada fase do bebê, até mesmo aquele que se adapta ao bebê, como é o exemplo do berço 3 em 1. Caso queira ter um investimento com um bom custo benefício, o berço 3 em 1 é sua opção.

Agora se sua necessidade for ter um berço portátil, o mini berço é sua opção mais certeira. No entanto, será preciso fazer a troca quando seu bebê estiver maior, e nesse caso, o berço americano é o mais indicado.

evolucao-bercos-de-bebe-NOW

Berço para bebê: como preparar espaço para ele?

Após escolher o berço ideal, está na hora de montar o espaço do seu bebê. Combinar o estilo de decoração com modelo de berço escolhido, pode facilitar na hora de montar esse cantinho. Assim como pensar nos acessórios do kit berço, como o protetor de berço.

Caso você tenha escolhido um modelo provençal, pense em um decor mais clássico e carregado de ornamentos. Móveis infantis com puxadores provençais, detalhados e em cores neutras podem te ajudar a chegar nesse estilo.

Mas se seu estilo for mais clean, berço americano branco ou um cinza combinados com cores pasteis e móveis com design reto e puxadores de cava, é uma ótima opção.

Você ainda pode pensar em uma pintura temática, com desenhos e elementos que transmitam a personalidade do espaço. Por exemplo, criar um quartinho selva ou com tema do céu, ou até mesmo, um quarto mais feminino com um móvel rosa.

Vale pensar em uma cadeira de amamentação e um travesseiro ou almofada ninho para ajudar durante a alimentação do pequeno. E também ninho redutor de berço para os primeiro dias de vida do neném.

Lembre-se, o berço deve ser montado com um kit berço e roupas de cama adequadas para o seu berço e necessidades do seu neném. Invista em lençóis e mantas hipoalergênicos, assim evitando os riscos de alergias. Além disso, não é necessário ter travesseiros, pois isso pode prejudicar a cervical do seu bebê.

Berço: principais características

O berço de bebê é o móvel mais importante no quarto das crianças, pois é o local em que o bebê dormirá por, pelo menos, um ano e meio. Dessa forma, é essencial se atentar às suas características na hora da compra para escolher um modelo duradouro e com muita qualidade.

  • Material: os berços podem ser fabricados em MDF e MDP. O berço 3 em 1 de madeira ou MDF é o mais comum, no entanto, ambas as matérias-primas possuem alta estabilidade e boa absorção da tinta;
  • Pintura: observe se o berço possui pintura atóxica. Isso é importante, pois, em um determinado momento do crescimento da criança, ela pode morder partes do móvel. Então, para oferecer maior segurança, é essencial garantir esta pintura para assim reduzir o risco de contaminação por chumbo;
  • Espaço entre as grades laterais: outro detalhe a ser observado é o espaço entre as grades de proteção do berço, que nunca devem ultrapassar 6,5 cm. Esta medida é essencial para evitar acidentes como prender uma parte do corpo ou até mesmo a cabeça entre os espaços;
  • Colchão: para maior segurança do bebê e para evitar que ele fique preso, o colchão deve ter a mesma proporção do berço, não podendo ter frestas. Além disso, eles devem ser mais duros para evitar o risco de afogamento por causa do refluxo;
  • Altura: por fim, vale comprar berços com ajustes de altura. Para os bebês mais novos, a altura deve ser maior do que para as crianças maiores. Isso também facilitará na hora que os pais forem pegar seus filhos, sem terem de se esforçar e oferecendo toda a segurança que eles precisam.

Berço bebê: onde posicionar?

A melhor posição para o berço de bebê é com a cabeceira encostada na parede e com os pés não voltados diretamente para a porta. Isso ajudará a criar um bom espaço de circulação no quarto, para facilitar a rotina dos pais.

Para os primeiros meses de vida o berço moisés ou o berço acoplado facilita os cuidados noturnos.

Se possível, evite encostar o berço nas paredes que fazem divisa com o banheiro e com a sala. Segundo a técnica do Feng Shui, estes ambientes podem roubar a energia e também interferir na saúde e qualidade do sono do bebê. Por fim, mantenha o móvel longe de janelas por conta da forte corrente de vento.

Onde comprar berços para bebês?

No WestwingNow você encontra vários modelos de berços para bebês para escolher o que complementará melhor o quarto da criança. Todos os produtos possuem a vantagem de estarem disponíveis com entrega rápida e com a opção de parcelamento em até 10x s/juros.

Aproveite para conhecer nosso projeto online de design de interiores. O WestwingDesign é uma super parceria entre você e um expert de decoração by Westwing para renovar o visual do seu lar.

No nosso projeto de decoração você pode escolher o ambiente que quer mudar, enviar inspirações e aguardar a redecoração com um plano cheio de estilo. Não tem coisa melhor, não é?

Venha conferir outras categorias para preencher o universo infantil: