Espremedores e amassadores

Como escolher os espremedores e amassadores?


O tipo de material do espremedor e do amassador é uma característica determinante em sua durabilidade e funcionalidade. Por isso, separamos algumas dicas para guiar a sua escolha. Confira:

  • Alumínio: estraga facilmente e pode descascar depois de um tempo;
  • Silicone: serve apenas para proteger a mão de manchas ou queimaduras; fácil de limpar e guardar;
  • Inox: resistente, não mancha e possui alta durabilidade;
  • Plástico: resistentes, porém mancham com facilidade e podem pegar cheiro.

A capacidade é outra característica que possui influência na compra dos espremedores e amassadores. Os modelos mais simples não oferecem grande capacidade, enquanto os profissionais espremem com facilidade, oferecendo maior praticidade.


Por fim, vale escolher o melhor tipo de funcionamento: manual ou elétrico. Se você não cozinha com tanta frequência ou não faz sucos caseiros, o manual será suficiente. Porém, se possui uma família grande ou cozinha em grande quantidade, os espremedores elétricos vão oferecer mais rapidez e praticidade.


Fique de olho nas nossas outras dicas para escolher os melhores espremedores e amassadores. Veja também outros utensílios de cozinha:

12 Produtos
Ordenar por

Tipos de espremedores e amassadores

Existem diversos tipos de espremedores e amassadores, e cada um possui uma característica diferente, sendo indicado para um alimento específico. Portanto, para facilitar o processo da compra, separamos alguns modelos e destacamos suas funcionalidades. Confira:

  • Espremedor clássico: funciona de forma manual e pode servir para espremer limões e laranjas; sua desvantagem é que exige um trabalho manual para espremer as frutas e retirar todo o suco de dentro;
  • Espremedor multiuso: além de espremer, também serve como copo medidor, ralador de queijo e até mesmo como separador de gemas; ideal para pessoas que estão começando a montar a cozinha;
  • Espremedor manual: evita sujar as mãos durante todo o processo; serve principalmente para o limão, sendo preciso apenas cortar na metade a fruta, colocá-la dentro do utensílio e pressionar as duas hastes;
  • Espremedor centrífuga: por ser elétrico, possibilita um processo mais simples e prático; com ele, basta apenas segurar a frutas e deixar a centrífuga retirar o máximo de suco possível;
  • Espremedor industrial: ideal para estabelecimentos que comercializam sucos; possui uma potência maior e espreme as frutas sozinho, não sendo necessário o trabalho manual;
  • Espremedor de alho: espreme ou amassa a especiaria com rapidez, praticidade, demandando contato mínimo do tempero com as mãos do cozinheiro; evite o uso de outros ingredientes para facilitar o processamento do alho, como acontece no socador, onde é comum o alho escorregar;
  • Amassador de batata e legumes: grande facilitador na hora de fazer um purê, escondidinho e até mesmo a papinha dos bebês; é um utensílio relativamente pequeno e pode ser colocado na gaveta, no armário ou pendurado em um gancho.

Qual a diferença entre espremedores e amassadores?

O espremedor é um utensílio muito comum e que você, provavelmente, já viu muito na casa dos seus avós e pais. Ele é o utensílio utilizado no método mais antigo para fazer purê e outras receitas, mas é o ideal para amassar melhor, garantindo que não restará nenhum pedacinho de alimento.

Já o amassador é um utensílio mais moderno, criado para suprir a demanda de mais praticidade e rapidez. Ele é simples e fácil de limpar, sendo indicado para quem quer amassar diversos tipos de legumes, tubérculos e até mesmo grãos. Porém, para que a receita fique sem pedaços, é necessário amassar muito mais e ter um pouco de paciência.

Principais vantagens dos espremedores e amassadores

A primeira e principal vantagem dos espremedores de frutas é que eles são um incentivo para ter uma vida mais leve e saudável. Isso porque, com ele, é possível fazer um suco em segundos, sem sujar as mãos e aproveitando ao máximo a polpa da fruta.

Outra vantagem dos espremedores e amassadores em geral é que eles são compactos e, por isso, não ocupam muito espaço na bancada da cozinha ou no armário. Você pode até mesmo pendurá-los em ganchos para facilitar na hora que tiver que pegá-los.

Por fim, por serem menores, estes utensílios possuem uma limpeza mais rápida e fácil. E, como não existe gordura em todo o processo, basta limpar com apenas uma esponja macia e pouca quantidade de detergente. Apenas lembre-se de lavar muito bem as peças para não contaminar os alimentos.

Onde comprar espremedores e amassadores?

No WestwingNow você encontra vários modelos de espremedores e amassadores para escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades. Para ficar ainda melhor, todos os produtos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros.

Vem conferir outros utensílios para preparar: