Raladores e mandolines

37 Produtos
Ordenar por

Por que ter um ralador?

O ralador é um utensílio doméstico que utiliza lâminas para fragmentar alimentos em pequenas partículas, fios, lâminas ou pedaços. Ele é, normalmente, fabricado com lâminas de aço inox e possui acabamentos de plástico, alumínio, silicone e até mesmo de madeira.

São inúmeras receitas que podem ser feitas e facilitadas com o auxílio do ralador de alimentos. Com ele, os moradores podem fazer cortes em diversos padrões, com muita rapidez e homogeneidade dos resultados.

O que é mandoline?

O mandoline ou mandolin é um utensílio doméstico utilizado para fatiar, cortar e ralar alimentos como verduras, legumes, frutas, queijos e até alguns embutidos. Sua principal vantagem é que é possível escolher espessuras e formatos para fatias, de forma que elas fiquem iguais, favorecendo uma boa apresentação dos pratos.

Além disso, o mandoline também oferece como vantagem o fato de não precisar ter habilidade com facas. Isso porque suas lâminas são extremamente afiadas, garantindo assim cortes perfeitos, finos, grossos ou uniformes, sem que você tenha que fazer esforço.

Tipos de ralador

A escolha do tipo de ralador deve ser baseada nas necessidades e no perfil das pessoas que vão utilizar o produto. Por isso, separamos alguns modelos e suas principais características para facilitar o processo de escolha:

  • Ralador de inox: alta durabilidade; pode ir à lava-louças; possui lâminas afiadas e eficientes;
  • Ralador de plástico: alguns modelos são mais frágeis e podem até manchar com alimentos pigmentados; não pode ir na máquina de lavar louças; lâminas pouco afiadas que demandam força;
  • Ralador de alumínio: propenso à oxidação e escurecimento; pode ir à lava-louças; possui lâminas afiadas e eficientes;

Tipos de mandolines

Existem dois tipos de mandolines que são muito encontrados nas cozinhas das pessoas: o do tipo plano com alça e o que tem um pezinho para que o utensílio funcione na diagonal.

Os mandolines planos são modelos mais simples e que não permitem ajustes nas espessuras do corte. Eles são muito utilizados nas cozinhas para executar tarefas do dia a dia e são grandes facilitadores.

Já os mandolines com pé são mais sofisticados e permitem controlar a espessura do corte, já que oferecem várias lâminas. Eles costumam ser mais utilizados por cozinheiros sofisticados e em cozinhas profissionais.

Como limpar o ralador?

A principal dica para facilitar a limpeza do ralador é realizar esse procedimento logo após o uso, para evitar que o alimento fique seco e grudado na superfície do utensílio. Além disso, para facilitar a remoção de alimentos impregnados, rale uma batata crua para que ele saia mais facilmente.

Para a limpeza, utilize água morna e detergente neutro, sempre limpando a partir do topo para a base. Para facilitar, deixe a peça de molho em água quente com sabão por cerca de 10 minutos. Para finalizar o processo, utilize uma escova para retirar as sujeiras mais fáceis. Quando terminar, deixe o ralador secar naturalmente.

Dicas de segurança para o mandoline

As lâminas do mandoline são extremamente afiadas e, por isso, seu uso errado pode causar acidentes gravíssimos. Dessa forma, há algumas dicas essenciais para evitar acidentes e garantir um resultado perfeito.

Aposte nos mandolines com guarda de segurança ou protetor de mão, pois você conseguirá agarrar os alimentos sem colocar seus dedos em perigo, mantendo-os bem longe das lâminas afiadas.

Compre raladores e mandolines no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários tipos de raladores e mandolines para complementar a cozinha e levar mais funcionalidade a ela. O melhor: todos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros.

Venha conferir outros utensílios para cozinha: