Spots

Como instalar os spots


Os spots são peças versáteis e excelentes para criar pontos de luz que distribuem melhor a iluminação sem sobrecarregar o ambiente. Então, depois de escolher seu modelo predileto, é hora de preparar-se para a instalação.


Antes de mais nada, certifique-se que a instalação elétrica esteja finalizada, desligue a chave geral de energia ou os disjuntores e se atente às normas de segurança.


Para tetos feitos de gesso, risque no teto uma linha de 20 a 30 cm de afastamento da parede e paralela a ela. Com o auxílio de uma trena, meça a linha e divida-a em a medida obtida pelo spot que será instalado. Feito isso, faça perfurações com uma furadeira serra-copo nos locais marcados.


Com o furo, passe os fios por trás do gesso e conecte-os à instalação elétrica no soquete de spot, lembrando de isolar os fios com fita isolante. Depois é só encaixar a lâmpada na peça e colocá-la em seu devido lugar.


Para maiores detalhes, lembre-se de verificar as informações que vêm junto do produto.

30 Produtos
Ordenar por

Spots: iluminação direcionada

Os spots são tipos de luminárias compostas com lâmpadas menores do que as tradicionais e com o diferencial de serem direcionáveis. Eles são comumentemente utilizados para iluminar objetos decorativos, texturas nas paredes e até mesmo para compor uma iluminação geral mais suave.

O tipo de iluminação dos spots pode ser feito de duas maneiras: com luminárias unitárias ou trilhos eletrificados. Os primeiros modelos podem ser embutidos ou sobrepostos em um forro, por exemplo. Já os spots em trilhos são mais indicados para tetos com um ponto elétrico central. Neste dois casos citados é possível criar diferentes modos de iluminar, também chamados e conhecidos como cenas.

Com o spot de luz e sua iluminação direcionada, é possível destacar um móvel, objeto decorativo ou até mesmo criar diversas sensações no ambiente. Isso porque a estrutura do spot possui diversos fluxos luminosos, cores e ângulos ajustáveis.

Tipos de spots

Para escolher o melhor tipo de spots, é preciso compreender as principais características de cada um. Por isso, reunimos aqui os principais para facilitar essa tarefa.

Os spots quadrados são muito utilizados em salas de estar, jantar, quartos e cozinhas, já que são embutidos nas sancas de gesso. Além disso, eles também podem ser instalados em móveis planejados, prateleiras e nichos.

Estes modelos, quando embutidos, levam conforto e aconchego aos ambientes. Na sala de estar, por exemplo, podem ser fixados no teto para dar uma iluminação pontual e de destaque. Já no quarto, traz uma iluminação pontual para a área da cabeceira da cama.

Os spots de LED também exercem uma iluminação mais direcionada, porém com um tipo de luz mais barata e duradoura. O grande diferencial deste modelo está no tipo de iluminação e, por isso, há a possibilidade de escolher diferentes cores para iluminar os ambientes.

Já o spot de trilho é uma das opções mais modernas e descoladas. Ele é muito utilizado em ambientes que seguem o estilo industrial, mas, graças a grande variedade de modelos, também é possível dispô-lo em ambientes com os mais diferentes estilo de decoração, até mesmo os clássicos.

Dentre a grande vantagem do spot de trilho está o fato de que com ele é possível movimentar a luz conforme sua necessidade. Você pode, inclusive, posicioná-lo na divisa de dois cômodos e direcionar uma parte do spot para um espaço e outra para outro ambiente.

Onde posicionar os spots

Os spots são perfeitos para inovar no projeto luminotécnico e trazer luz de maneiras e em lugares que você nunca imaginou.

Ao colocar os spots em sancas, por exemplo, você cria uma camada a mais no espaço, sendo assim uma solução para aumentar ou reduzir a quantidade de luz sempre que desejar. Além disso, nas sancas, estas luminárias podem ter seu foco direcionado para objetos de decoração ou quadros. Mas, se a intenção for ressaltar a textura da parede, disponha-os com foco para baixo.

Já com os spots em armários e closets, é possível iluminar roupas e outros itens, de modo que não tenha nenhuma sombra. Neste caso, você pode apostar nos modelos de trilhos para que uma parte ilumine o interior do guarda-roupa e outra o usuário, para auxiliá-lo no ato de vestir-se.

Para prateleiras e nichos, você pode optar por colocar minispots que vão iluminar detalhes, objetos de coleção ou até mesmo iluminar a bancada de estudos. Você também pode dispô-los também sob os armários da cozinha para ajudar no preparo dos alimentos.

Por fim, mas não menos importante, vale colocar os spots nas estantes para conseguir uma função decorativa. Quando embutidos na estrutura do móvel, vale apostar em modelos menores para não “estourar” a luz nas pequenas áreas.

Compre spots no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários modelos de spots para escolher o que melhor atende suas necessidades e se encaixa nos espaços disponíveis na sua casa. O melhor é que todas as peças estão disponíveis a pronta entrega, para chegar o mais rápido até você.

Além disso, por aqui você pode escolher o modelo como quer encontrar as luminárias: através da nossa ferramenta de busca ou das categorias. Confira: