Moedores e coadores de café

17 Produtos
Ordenar por

O que é um coador de café?

O coador de café, também conhecido como filtro de café, é um utensílio de cozinha com a função de filtrar a água quente dentre o pó dos grãos moídos de café, para assim elaborar a bebida predileta dos brasileiros.

Feito de pano, panel ou de muitas outras variações, o coador de café surgiu da necessidade de diminuir o amargor excessivo produzido pelo processo primitivo do feitio do café, onde o pó e a água eram servidos e consumidos juntos. Desde de sua introdução na culinária, ele nunca mais saiu e tornou-se peça essencial na casa das pessoas.

O que é o moedor de café?

O moedor de café, como seu próprio nome já diz, é utilizado para moer grão, trazendo assim uma gama de diferentes aromas e sabores à bebida. Com esta peça, é possível escolher a gramatura do grão do café, produzindo assim um tipo com o gosto que mais te agrada.

Os moedores podem ser automáticos ou manuais, sendo este último mais recomendado para quem gosta do processo de produção. Apesar de exigir um pouco mais de esforço, o moedor manual compensa por toda a experiência e pelo cheiro de café que sempre se espalha pelos ambientes. Já o moedor automático não necessita de participação, mas também proporciona um pó de café mais uniforme, de maneira ainda mais prática.

Além da utilidade doméstica, o moedor de café pode integrar a decoração da cozinha com um toque sofisticado e elegante. Por isso, reserve um espaço para ele, para a garrafa térmica e até mesmo para o pote com os grãos, criando assim um cantinho especial do café e deixando o ambiente muito mais charmoso.

Tipos de coadores de café

Os tipos de coadores de café mais conhecidos são os de pano e de papel. Porém, também é possível encontrar este utensílio em versões mais modernas, como os formatos de telas extrafinas, dispensando assim o uso do filtro.

Outro detalhe que pode caracterizar o tipo do coador é a base dele, feita para dar suporte ao filtro. Ela pode ser feita de uma infinidade de materiais, mas o mais comum para os coadores de pano é o modelo com base em arame e cabo em madeira. Porém, também é possível encontrar modelos em aço inox, madeira, acrílico e muitos outros materiais.

Já para os filtros de papel, a versão mais comum é o coador de café de plástico. Mas, está se tornando cada vez mais comum o uso das versões em alumínio, cerâmica, acrílico e vidro, que influenciam diretamente na temperatura e qualidade final da bebida.

Tipos de moedores de café

Os tipos de moagem estão diretamente relacionados com os tipos de extração e de café. Por isso, ter um moedor de café é uma ótima escolha para quem busca degustar diferentes sabores. Confira alguns tipos de moagem:

  • Pulverizada: moagem fina; usada para café turco, em uma caçarola conhecida como ibrik;
  • Fina: moagem mais comum; usada para extração de café com coadores de pano ou descartáveis;
  • Média: ideal para o café expresso: extração ocorre sob pressão, sendo possível regular o moedor para uma moagem mais grossa, ajudando que seja extraída a concentração apropriada para esse tipo de café;
  • Grossa: ideal para prensa francesa, cafeteira moka ou italiana.

Para facilitar a escolha, tenha em mente que se optar por deixar o moedor de café com a moagem mais fina, mais se extrairá do café, tornando-o mais robusto e encorpado. Além disso, o tempo de contato com a água quente também determinará o quanto se extrai do café e da cafeína.

Como usar o coador de café?

Independente do modelo de coador de café, o processo de preparo será sempre o mesmo:

  • Escolha um pó de qualidade;
  • Deixe a água aquecer ao ponto de formar pequenas bolhas, mas sem ferver;
  • Molhe o coador com água quente para evitar perda de temperatura no processo;
  • Com o coador aquecido, acrescente o pó sem apertar e despeje a água quente de forma devagar, em movimentos circulares;
  • Deixe o café escoar naturalmente, o que pode levar de dois a três minutos;
  • Lave sempre após o uso com água corrente;

Onde comprar moedores e coadores de café?

No WestwingNow você encontra diversos modelos de moedores e coadores de café. O melhor: com a vantagem de serem produtos disponíveis a pronta entrega e com parcelamento em até 10x s/juros*.

Vem conferir outros produtos para incrementar o consumo da bebida predileta dos brasileiros: