Facas e tábuas de corte

297 Produtos
Ordenar por

Como escolher a faca de corte?

Garantir uma preparação precisa e deliciosa é muito prazeroso, afinal de contas, não tem nada melhor do que receber elogios sobre alguma refeição feita com carinho! Para isso, é importante contar com os utensílios de cozinha certos, como a faca de corte.

Cada modelo de faca possui uma função específica: indicada para cortar legumes, frios, assados… Se você preza por capricho, tenha em casa os tipos que você mais usa no dia a dia. Confira algumas indicações:

  • Faca para corte de bolo: esse tipo possui serrinhas. Além da faca de bolo, é possível usar a faca de pão, que também possui serra. Elas cortam a massa sem amassar a parte interna do alimento, por isso são indicadas para cortar até tortas.
  • Faca para corte de frios: no caso do queijo, existe uma série de variações, de acordo com o tipo de frio. Uma das mais usadas é a faca espátula, que faz um corte liso e preciso. A faca para serrar é usada para cortar fatias finas de presunto.
  • Faca para corte de carne: assim como acontece com queijos, para cada carne existe uma faca de corte indicada, como o modelo para desossar e filetar, o cutelo, indicado para amaciar a carne; e a do chef, apropriada para cortar filés antes ou depois do preparo.

Qual o diferencial da faca do chef?

A faca do chef é considerada um modelo multiuso, porque corta absolutamente tudo! Carnes, frutas, legumes, verduras… Conte com ela para todos os momentos. O modelo possui de 15 cm a 30 cm e desliza com facilidade pela tábua de cortar.

Complete o conjunto, com um suporte para facas e um afiador.

Tipos de tábuas de corte

Para acompanhar as facas, você precisa de uma tábua de corte adequada, para tornar ainda mais prático o momento do preparo.

As tábuas de corte coloridas são recomendadas pela Anvisa. Isso porque ao usar peças diferentes para cada tipo de alimento, você evita a contaminação cruzada. A regra vale para restaurantes e estabelecimentos alimentícios, mas não significa que você não possa aplicar na sua casa.

Geralmente, os modelos coloridos são feitos em polietileno, um material fácil de manter. Conheça outros tipos:

  • Tábua de corte de madeira: após o uso é comum que a tábua fique com marcas dos cortes, as ranhuras. Por isso, o modelo deve ser muito bem higienizado após o uso. Ao invés de cortar alimentos rígidos, prefira legumes e verduras macios.
  • Tábua de plástico: assim como a tábua de madeira, fica com ranhuras quando os cortes são mais fortes. Também deve ser limpa após o uso. Possuem alta durabilidade.
  • Tábua de vidro: fácil de limpar, não retém o cheiro dos alimentos, seca rápido e não fica arranhada. O uso frequente faz a faca perder o fio.
  • Tábua de corte bambu: feita a partir de um material eco-friendly, lave em água corrente com detergente neutro e deixe secar em local arejado. Assim com a de vidro, não acumula resíduos. O melhor é que este modelo de tábua de corte não estraga o fio da faca! Use óleo mineral a cada seis meses para revitalizar a peça.
  • Tábua de cortar pão: conhecida como migalheira, ela possui aberturas na superfície, o que evita que migalhas de pão, bolo e outros alimentos sujem o ambiente.

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de tábua de corte, ficou fácil escolher as melhores para a sua cozinha, não é?

Onde comprar facas e tábuas de corte?

Só no WestwingNow você garante os melhores utensílios para a sua cozinha! Por aqui você encontra produtos de alta qualidade, a pronta entrega, com envio rápido para todo o Brasil.

Confira outras opções para incrementar o preparo dos alimentos: