Pendentes


Os pendentes são modernos e muito estilosos. Apesar de comuns na decoração rústica, a verdade é que os pendentes decorativos combinam com todos os estilos: do contemporâneo ao boho.


Isso porque existem diversos tipos de luminárias e pendentes em tamanhos, formatos e modelos variados! Além de auxiliar na iluminação de casa, o pendente moderno agrega sofisticação ao lar de maneira simples, mas muito elegante.


Pendente: como decorar?


Quando o assunto são os pendentes e luminárias, é essencial que o equilíbrio esteja em primeiro lugar. Ter muitas luminárias em um mesmo ambiente cria um efeito exagerado e deixa a visão desconfortável. Mas, em contrapartida, a pouca iluminação pendente dificulta a realização de tarefas.


Na hora de escolher e comprar pendentes, pense sempre no tamanho do local. Você pode montar uma combinação com outros tipos de luminárias, como os lustres pendurados, para assim criar a composição perfeita e conseguir fornecer a quantidade de iluminação ideal.


Além de garantir a quantidade de luz correta, o bom é que as luminárias também dão destaque a acessórios decorativos, quando posicionadas de maneira estratégica. Por isso, invista em artigos que esbanjam sofisticação e dê os devidos holofotes a eles.


Por fim, na hora de montar a composição com o pendente, vale toda e qualquer inspiração que reflita a sua personalidade e se relacione com o estilo já presente no espaço.


Veja outras opções de produtos para montar a iluminação interna:

204 Produtos
Ordenar por
Conheça o Westwing Design | WestwingNow

Pendente: o que é?

Os pendentes são modelos de luminárias que são instalados no teto ou pendurados por um ou mais fios. A principal característica do lustre pendente está no fato de apresentar apenas uma lâmpada.

Para auxiliar no momento da escolha, vale entender a diferença entre os lustres pendurados e pendentes de iluminação, que apesar de parecer pequena, causam impressões completamente diferentes nos espaços. Os lustres pendurados são luminárias que contam com mais de uma lâmpada e costumam ter um design mais robusto.

Além disso, os pendentes decorativos estão disponíveis em uma variedade muito maior de modelos, com estilos, materiais, cores, tamanhos e formatos variados. Tudo isso facilita (e muito!) que as luminárias e pendentes sejam inseridos em qualquer tipo de ambiente.

Pendente: quais são os tipos?

Existem diversos tipos e modelos de pendentes, veja alguns deles:

  • Pendente aramado
  • Pendente de madeira
  • Pendente de cristal
  • Pendente metálico
  • Pendente colonial
  • Pendentes modernos
  • Pendentes industriais
  • Pendentes rústicos

Pendente: onde colocar?

O pendente é um verdadeiro curinga do décor e se encaixa facilmente em qualquer espaço, mas vale tomar alguns cuidados para conseguir um bom resultado.

Sala de jantar

Na sala de jantar, por exemplo, eles costumam ser pendurados acima da mesa de jantar. Para criar uma harmonia visual, a dica é apostar em duas ou três luminárias pendentes para sala de jantar de tamanho grande ou quatro de tamanhos menores. Vale também apostar em uma luminária pendente horizontal para iluminar toda a extensão da mesa de jantar.

Sala de estar

Já na sala de estar, os pendentes de LED fazem o maior sucesso. Por aqui eles devem ser utilizados como uma iluminação de apoio, não sendo o protagonista do espaço e nem interferindo na hora de assistir à televisão.

Ainda em relação aos pendentes para sala de estar, vale investir em modelos menores para criar cantinhos de leitura perto de sofás e para ficar sobre racks com uma iluminação pendente aconchegante.

Cozinha

Na cozinha, o mais recomendado é instalar os pendentes em cima da bancada e em locais afastados do vapor e calor. Por aqui, vale apostar em modelos de pendente para pia da cozinha com design diferenciado para levar mais personalidade ao espaço de preparo das refeições.

Se por acaso você tiver uma sala de jantar integrada com a cozinha, vale investir neste tipo de luminária pendente de LED ou no pendente para cozinha apenas acima da mesa de jantar. Porém, se a cozinha for isolada e contar com uma mesa própria, os pendentes vão cair perfeitamente e criar uma iluminação sutil e direcionada.

Áreas externas

Nas áreas externas e varandas é super possível contar com a ajuda dos pendentes e luminárias, porém é necessário se atentar ao material já que as peças vão ficar expostas ao tempo. Você pode dispô-los ao lado de cadeiras, pequenos sofás, balcão ou até mesmo sobre a mesa.

Banheiro

O banheiro também é um ambiente que combina perfeitamente com a luminária pendente moderna. Você pode instalá-la na bancada da pia para conseguir uma iluminação sutil e elegante. Dependendo do tamanho do espaço, é possível até apostar em dois modelos de pendente para bancada juntos.

Quarto

Por fim, mas não menos importante, há o quarto, cômodo onde há a maior liberdade para instalação dos pendentes e luminárias. Vale colocar ao lado da cama para criar uma luz sutil e agradável para dormir, ou em conjunto de penteadeiras e espelhos para auxiliar na rotina de beleza.

Se houver uma escrivaninha ou cantinho de estudo no quarto, vale utilizar da iluminação do pendente para auxiliar na concentração e deixar o muito mais bonito e aconchegante.

Qual o tamanho ideal do pendente?

A resposta para esta pergunta irá depender do ambiente em que a luminária pendente LED será inserida e se ela será utilizada em conjunto com outras luminárias.

Para o caso de cômodos maiores, devem ser priorizados os maiores, porque eles possuem uma liberdade maior para serem instalados e não ficam abarrotados. Já para espaços menores, valorize luminárias suspensas pequenas, pois assim será mais fácil de harmonizar com os móveis já presentes no ambiente.

Luminária pendente: qual altura ideal?

Para que haja uma iluminação confortável e que não impeça a realização das tarefas, o pendente LED deve ser instalado de modo que fique próximo a altura dos olhos de quem estiver utilizando o espaço.

No caso das mesas de jantar, por exemplo, recomenda-se que a iluminação sala jantar pendente seja feita a uma altura de 60 a 70 cm acima do móvel. Porém, vale sempre sentar-se e analisar cada caso e se a luz não atrapalhará nos momentos da refeição.

Qual a melhor lâmpada para o pendente?

Os pendentes podem ser utilizados com diversos tipos de lâmpadas, com formatos e modelos variados. Em relação a cor, você precisará avaliar em qual cômodo colocará o pendente para escolhê-la. Isso porque determinados ambientes pedem cores frias e outros pedem cores quentes.

As melhores lâmpadas são as LEDs já que tem maior durabilidade e potência do que as tradicionais.

Como instalar pendentes?

É sempre importante contar com a ajuda de um profissional, mas, se você for instalar a luminária pendente por conta própria, veja algumas dicas.

Lembre-se de desligar o disjuntor antes de dar início à instalação, para evitar qualquer tipo de acidente. Utilize fitas isolantes ao conectar os fios do pendente com os fios correspondentes do teto.

Para pendentes leves, basta apenas encaixar no teto com a ajuda de parafusos. Entretanto, se for um pendente mais pesado, você vai precisar furar o teto para ter mais segurança.

Onde comprar pendentes online?

Na WestwingNow você encontra diversos tipos de pendentes para escolher o que mais combina com a sua decoração e atende suas necessidades. Todos os modelos têm a vantagem de estarem disponíveis a pronta entrega, para chegar o mais rápido até sua casa.

Por aqui você pode navegar através das nossas categorias ou fazer uma busca mais assertiva em nossa ferramenta de busca. Confira:

Você também encontra o WestwingDesign, nosso design de interiores projeto online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.