Moedores e pilões


Que tal preparar receitas deliciosas e bem temperadas? Para isso, os moedores e pilões não podem faltar no seu lar! Eles deixam todos os preparos mais intensos, por isso vão surpreender toda a família.


Qual a diferença entre moedor de sal e pimenta?


Nada de moer o sal no moedor de pimenta! Por mais que tenham a mesma função, cada moedor possui uma especificidade, indicada para diferentes temperos.


Essas peças funcionam com um sistema de engrenagem para moer em diferentes níveis. O moedor de sal possui um mecanismo com materiais feitos em plástico, acrílico ou cerâmica, enquanto os de pimenta possui uma engrenagem metálica. Essa diferença sutil faz toda a diferença.


Isso porque, o metal, em contato direto com o sal, é corroído e enferruja, o que interfere na durabilidade do produto e o gosto do tempero no prato. Por isso, nunca misture os dois. Em compensação o material externo pode variar, de acordo com as suas preferências.


O moedor de grãos em madeira é um dos mais tradicionais e tem estilo vintage, já que é usado há muito tempo. Os mais moderninhos são feitos e vidro, acrílico ou inox, materiais que também possuem alta durabilidade e resistência.


Por que moer sal e pimenta na hora?


A pimenta moída na hora libera óleos aromáticos, responsáveis por maximizar o sabor e o aroma dos temperos. Pacotes prontos encontrados no mercado não possuem essas características, porque conforme o passar do tempo as propriedades são perdidas.


Então, ao moer na hora, os pratos ficam ainda mais suculentos e deliciosos. Só de sentir o cheirinho da receita já dá água na boca!


Bem como os moedores, o pilão para temperos não pode ser esquecido. Ele também intensifica as qualidades de várias especiarias e ervas, ao macerar ou triturar com auxílio do socador.


Conte com os moedores e pilões e garanta preparações incríveis! Então, ao servir na mesa posta, não se esqueça de:

33 Produtos
Ordenar por

Moedor de sal e pimenta: mais sabor durante as refeições

Uma receita não é nada sem temperos. Eles são um dos maiores responsáveis por deixar a preparação suculenta e mais gostosa. O sal e a pimenta são alguns dos ingredientes mais usados na culinária do país, por isso é tão importante contar com o moedor de temperos.

Quando passam pelo moedor manual ou elétrico, ambos liberam características que intensificam o sabor e o aroma, o que atiça ainda mais o paladar. Desta forma, aquela salada, carne ou até mesmo caldos ficam ainda mais apetitosos.

Portanto, quem gosta de cozinhar, também precisa contar com o moedor de pimenta e o moedor de sal em casa, além dos outros utensílios de cozinha comuns.

Na hora de usá-los, basta girar a rosca para regular o tamanho dos grãos e derrubar o tempero para fora da peça, sobre a preparação. Existem modelos com apenas um tipo de moagem, enquanto utensílios mais completos possuem cerca de seis. Cada nível de regulagem de grãos é indicada para um tipo de alimento, de carnes a sopas.

Como dito, o moedor de grãos pode ser manual ou elétrico. O manual é o mais simples e mais comuns nas cozinhas, basta girá-lo para garantir os temperos bem moídos. Já o moedor elétrico funciona com pilhas ou bateria. Por mais prático que seja - basta apertar um botão e ele moi sozinho -, é importante ter muito cuidado no manuseio, porque quebram com mais facilidade.

Contudo, conforme o uso, é comum que os temperos fiquem grudados no moedor, por isso é preciso limpá-lo com cuidado. A maioria dos modelos não pode ser levado à máquina de lavar louças.

Use um cotonete para retirar pedaços presos no furos onde passam os grãos. Na parte externa, basta usar um pano úmido com vinagre para retirar o excesso de gordura.

Moedor de sal grosso

O sal moído na hora é irregular e mais crocante. Ele pode ser usado nas mais diversas preparações, como saladas e carnes. Como costuma ser muito usado durante churrascos, podem ser guardados junto aos utensílios para carne.

O sal grosso é muito mais saudável que o sal comum refinado e tem muito mais sabor. Neste caso, o moedor de sal garante refeições texturizadas.

Para compor o enxoval de cozinha, o ideal é que o moedor seja pequeno, porque é mais prático e cabe no galheteiro. Mas, quem consome muita pimenta e sal, devido à família grande, ter um moedor maior é uma boa pedida.

Para que serve o pilão de cozinha?

O pilão é um utensílio originário da África. Ele é usado para triturar, amassar e moer diferentes especiarias, para o preparo de pastas e temperos.

Assim como os moedores, ele ajuda a intensificar o sabor e o aroma de cada alimento, diferente das facas, que podem eliminar estas características conforme cortam as ervas.

Para usar o pilão para temperos, basta colocar os ingredientes na sua base e amassar tudo com o socador. Mas, o ideal é colocar os alimentos difíceis de triturar, seguidos pelos temperos mais fáceis de pilar e, então, temperos em pó. É possível fazer as mais diversas combinações!

Cada peça é feita com um material diferente. O mais comum é o pilão de madeira. Hoje, a peça possui diferentes designs, desenvolvidas com pedras, bambu, inox e cerâmica.

O pilão de pedra, feito em mármore ou pedra sabão, é rústico e indicado para quem deseja tornar a decoração de casa mais bonita e elegante. Ele é ótimo para macerar com facilidade, possui alta durabilidade e resistência. Já o de cerâmica também possui design elegante, detalhe que deixa a cozinha ainda mais natural e refinada.

O pilão de inox não retém o gosto, nem o cheiro dos temperos, diferente de peças feitas em madeira, pedra e bambu.

Onde comprar moedores e pilões?

No WestwingNow você encontra tudo o que é necessário para completar sua cozinha e tornar as refeições mais deliciosas. Confira produtos a pronta entrega, com envio rápido para todo o Brasil! Receba sua encomenda com praticidade e rapidez, sem precisar sair de casa.

Você também pode gostar de: