Luminária de chão


Quem procura praticidade para decorar a casa deve investir nas luminárias de chão. Funcionais, as luminárias de chão modernas completam a decoração de todo o lar, da maneira como você preferir: quando quiser renovar o décor, basta mudá-la de lugar. Simples assim!


Para escolher a luminária Westwing que melhor combina com o seu lar, defina o estilo de decoração de casa e verifique as cores principais do ambiente. Dessa forma, você garante que a luminária chão orne com tudo.


Luminária de chão: vantagens


A luminária de chão é uma peça muito versátil, já que ilumina e compõe a decoração de qualquer cômodo. Ela funciona como luz secundária, seja para auxiliar aquela leitura importante, estudar no home office ou até mesmo melhorar a visibilidade de um cômodo. O melhor é que as luminárias de chão decorativas são práticas, pois podem ser transportadas para qualquer lugar da casa, de acordo com a sua necessidade.


Para ficar ainda melhor, as luminárias de piso modernas dispensam qualquer móvel de apoio, como uma mesa lateral, por exemplo. As luminárias de chão para sala também não necessitam de um ponto de furação, como as luminárias Westwing de teto e parede.


Se você procura por uma peça que une funcionalidade e beleza, essa é a opção certa. Basta garantir que ela combine com toda a ornamentação do cômodo e pronto, sua nova luminária chão está pronta para arrasar! Uma ótima opção decorativa é combiná-la com spots de LED pelo ambiente. Assim, você garante uma iluminação ainda mais forte e descolada.


Quando usar luminária de chão?


A luminária de chão pode ser usada quando e onde você preferir. Ela fica bonita em todos os cômodos: na sala de estar, de jantar, quarto e varanda. Esse acessório deve ser utilizado quando for necessário incluir novos pontos de luz no ambiente.


Sabe aquele cantinho escuro de casa que precisa de um up? Nesse caso, a luminária de chão é essencial! Ela pode iluminar, dar destaque a objetos decorativos e até complementar a iluminação com velas e castiçais.


A luminária de chão é um acessório curinga, com diferentes formatos e cores. Basta escolher o modelo que mais combina com você. É praticidade e luxo na certa!


Abajur de pé: melhores modelos


Existem vários modelos de luminárias de pé para você comprar, mas se busca por mais praticidade, as luminárias de chão articuladas são as mais recomendadas. Fáceis de manusear, as luminárias de chão trazem mais flexibilidade na hora de posicionar a iluminação.


O único detalhe que vale se atentar quando o assunto são as luminárias de chão é para a poeira acumulada sobre as cúpulas. Por isso, vale realizar uma limpeza regular com pano úmido.


Fique de olho nas nossas dicas para comprar luminária de chão. Veja também outros produtos da categoria de iluminação:

69 Produtos
Ordenar por

Por que comprar luminária de chão?

A luminária de piso, também conhecida como lustre de chão, é uma peça que se caracteriza pela sua altura e, como o próprio nome já diz, pode ser colocada diretamente no piso. Além disso, a luminária chão é composta por uma haste longa e um suporte, iluminando assim uma área maior do que o abajur de mesa ou de parede.

Na maioria dos casos, as luminárias de chão são utilizadas para complementar a iluminação principal de um cômodo. Mas, você também pode utilizar as luminárias de chão para sala para iluminar um ponto único, criando assim uma iluminação mais intimista e aconchegante.

Como escolher luminária de chão?

Para ajudar na escolha da luminária de piso, vale optar pelo modelo de luminária de chão preta de haste para a função que você está procurando. Os tipos de luminária de pé com hastes curvadas favorecem a iluminação focal, que é ideal para leitura.

Já as luminárias com haste do tipo reto e tripé são mais indicadas para proporcionar uma iluminação mais uniforme. Porém, vale lembrar que estes modelos de luminária de chão ocupam mais espaço na base.

Escolhido o modelo da haste, é hora de se atentar às alturas do abajur luminária de chão. Elas variam entre 60 cm e 1,70 metros e, quanto mais alta for, maior será a difusão de luz por todo o ambiente. Se a luminária para chão for ajustável, fica ainda melhor, possibilitando assim o direcionamento e a regulagem da intensidade da luz.

A cúpula é outro fator que deve ser levado em consideração na compra da luminária de chão. Geralmente, o diâmetro da cúpula varia entre 20 e 50 cm, sendo possível categorizar os modelos disponíveis:

  • Estilo japonês: a cúpula cobre totalmente a haste das luminárias de pé para sala e gera uma iluminação suave em todo o ambiente;
  • Estilo cônico: a cúpula é direcionada para cima e cria uma iluminação indireta;
  • Estilo tambor: a cúpula possui a mesma abertura na parte em cima e embaixo, distribuindo a luz uniformemente;
  • Estilo flexível: ideal para espaços de leitura, direcionando a luz para o ponto desejado.

Tipos de luminária de chão

O bom das luminárias de chão é que existem diversos modelos variados, para todos os gostos e estilos. Assim, fica muito mais fácil escolher aquela que mais combina com você! Veja alguns dos principais tipos de luminária que você encontra aqui na Westwing:

  • Luminária articulável: é uma peça moderninha, ideal para quem deseja agregar modernidade e elegância à decoração. Esse tipo de luminária de chão moderna fica linda em todos os cômodos e pode ser articulada da maneira como você achar melhor. A escolha das cores fica a seu critério, segundo o décor do seu lar.
  • Luminária de chão de madeira: os modelos de madeira caem bem nos estilos rústico, escandinavo ou retrô. Para tanto, basta escolher o design que melhor se enquadra em cada um desses tipos decorativos. Se ela tiver pés de palito, por exemplo, combina mais com a pegada retrô.
  • Luminária de ferro: ideal para o estilo industrial, esse modelo agrega personalidade e luxo ao lar. Uma sugestão é deixá-la no cantinho da sala de estar, ao lado da mesa lateral.
  • Luminária de chão com cúpula: quem quer uma luminária clássica deve investir nesse modelo. Ele fica lindo, inclusive no quarto infantil, devido ao seu formato delicado e design suave. Outra opção é deixá-lo ao lado de um chaiser ou recamier, duas peças clássicas indispensáveis.

Luminária de piso para sala

Esse tipo de luminária também fica ótimo na sala de jantar. Ali, ela agrega ainda mais sofisticação. Uma ótima pedida é deixá-la ao lado do aparador, para iluminar melhor os objetos decorativos ou até mesmo as louças, na hora de se servir.

Nesse cantinho do ambiente, a luminária de chão não atrapalha a zona de circulação, ao mesmo tempo em que completa a decoração com muita beleza e sofisticação.

Abajur de chão para sala de estar

A grande vantagem da luminária de piso está no fato de que ela pode ser utilizada em, praticamente, todos os cômodos da casa. Para auxiliar na decisão, a dica é definir o objetivo do uso e o local em que você deseja dispor a luminária Westwing.

Na sala de estar, por exemplo, a luminária de chão é utilizada como peça de destaque e acessório decorativo, em um canto do ambiente. Esta forma de disposição da luminária grande de chão é ideal para não prejudicar a circulação dos moradores e iluminar de forma uniforme.

Para criar um cantinho aconchegante, vale apostar em um lustre de chão para sala com lâmpadas de baixa intensidade. Com isso, você poderá posicionar a luminária ao lado de uma poltrona ou até mesmo do sofá.

Luminária de piso para quarto

No quarto, a luminária alta de chão pode substituir, de forma muito eficaz, o abajur na mesa de cabeceira. Para isso, basta posicionar a luminária chão ao lado da cama ou de uma poltrona. Com esta disposição do lustre de pé, você terá uma iluminação extra no espaço, sem tomar muito o espaço de circulação.

Luminária de chão para escritório

Já no escritório, este tipo de luminária é perfeita para criar uma iluminação mais suave e, ao mesmo tempo, funcional. Você pode até mesmo dispor a luminária de chão LED próxima a mesa de trabalho, para dar uma luz extra ao home office.

Abajur de pé: como combinar a decoração?

Se seu ambiente tiver uma decoração predominantemente neutra, você poderá optar por luminárias de chão coloridas para dar um destaque. Caso queira manter o ambiente sóbrio, aposte nas luminárias de chão modernas e neutras, com a mesma cor do restante do cômodo.

Nos ambientes com estilo mais clássico, o ideal é optar por uma luminária de chão tradicional, de madeira ou tecido. Se quiser ousar na composição, vale escolher uma peça rústica, feita de cobre ou madeira.

Para ambientes mais contemporâneos, a sugestão é apostar em luminárias de piso com design moderno. Seja metálica ou colorida, ela poderá até dispensar o uso das cúpulas.

Onde comprar luminária de chão?

Na WestwingNow você encontra diversos modelos de luminárias de piso para escolher a que melhor combina com a sua casa e se adequa às necessidades. Além disso, elas têm a vantagem de estarem disponíveis à pronta entrega para chegar o mais rápido até você.

Por aqui, você também encontra o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.

Confira também outros produtos da categoria de iluminação para se apaixonar: