Guardanapo de Tecido e Anéis

80 Produtos
Ordenar por

Guardanapo de tecido: qual a sua utilidade?

Pequenos detalhes podem transformar uma simples refeição em um momento memorável. Investir em um belo conjunto de louças, uma toalha de mesa sofisticada e um conjunto de guardanapos de tecido podem fazer toda a diferença. Afinal, utilizar o guardanapo de tecido demonstra atenção e afeto com as pessoas que estão sentadas à mesa e é uma maneira elegante de servir uma refeição especial.

O guardanapo de tecido serve para limpar os lábios, dedos e minimizar pequenos descuidos que podem sujar sua roupa. Além de funcional, este item pode ser utilizado como complemento decorativo.

Quando o assunto são os guardanapos de tecidos, há uma enorme variedade disponível no mercado, desde modelos lisos até os personalizados. Além disso, você pode sempre aplicar técnicas de dobradura para surpreender seus convidados e enriquecer a mesa posta com pequenos detalhes.

Anéis para guardanapos: conheça a peça

O anel de guardanapo é uma espécie de porta-guardanapo em formato circular, como se fosse realmente um anel, personalizado para apenas um guardanapo que, normalmente é feito de pano.

O grande diferencial do anel de guardanapo é que além de extremamente funcional, a peça ainda se torna um adorno em meio a decoração da mesa posta em qualquer tipo de evento, graças à qualidade do seu material e ao seu visual mais requintado.

Por ser uma peça mais utilizada em ocasiões especiais e comemorações diversas, o anel de guardanapo pode muitas vezes ser especialmente personalidade ao evento onde será utilizado, como por exemplo natal, páscoa, reveillon e até mesmo em aniversários.

Seja em uma data comemorativa ou em algum evento especial, o anel de guardanapo veio para ser nosso queridinho e deixar a decoração da mesa ainda mais bonita e especial. Ele é perfeito para organizar o espaço de maneira única e surpreender seus convidados e até si mesmo com tamanha funcionalidade e beleza em uma só peça!

Guardanapo de tecido: como e quando utilizar?

O guardanapo de tecido pode ser utilizado em refeições cotidianas, porém é um item indispensável em ocasiões especiais como almoços ou jantares comemorativos, eventos formais ou festas.

Ele deve ser colocado sobre o prato ou sousplat ou à esquerda da louça, dentro da taça de vinho ou preso por anéis. É você quem irá decidir a forma como irá posicioná-lo, de acordo com o restante da decoração e com o seu gosto.

Ao sentar-se na mesa, você deve colocar o guardanapo de tecido no colo - você pode colocá-lo aberto ou dobrá-lo ao meio. Caso precise se levantar durante a refeição, não deixe o guardanapo na cadeira, coloque-o na mesa à esquerda do prato. Ao retornar à mesa, recoloque-o no seu colo. Ao terminar a sobremesa, deixe o guardanapo na mesa, novamente sem dobrar. Assim, você cumpre a etiqueta e evita que alguém reutilize o guardanapo.

Guardanapo de tecido x Guardanapo de papel

Hoje em dia é possível encontrar dois tipos de guardanapos, o de tecido ou de papel. O guardanapo de papel é mais barato e prático, perfeito para as refeições diárias e eventos informais. Em refeições um pouco mais elaboradas, por exemplo, você pode escolher um guardanapo de papel com textura macia e detalhe em alto relevo.

O guardanapo de tecido, por sua vez, é uma excelente escolha para refeições especiais. Para escolher o modelo ideal é preciso avaliar a durabilidade da peça, dimensões e design. O mais indicado é comprar um guardanapo que seja similar à toalha de mesa ou jogo de jantar.

Uma dica é ter as duas opções em casa. Embora os itens possuam a mesma finalidade, eles apresentam características distintas. Além disso, nada melhor do que estar sempre preparado para montar uma mesa posta para enriquecer o seu dia a dia ou impressionar os convidados.

Materiais dos guardanapos de tecido

O tecido do guardanapo não deve reter gorduras ou manchas, caso contrário você conseguirá reutilizar a peça algumas vezes. Por isso, é muito importante conhecer os materiais que vão confeccionar os guardanapos de tecido. Confira:

  • Algodão: é o tecido mas utilizado, já que é absorvente e fácil de lavar.
  • Linho: um tecido leve e delicado. Geralmente é utilizado na confecção de guardanapos sofisticados, com detalhes em renda ou bordados.
  • Tricoline: confeccionado a partir do algodão, este tecido possui trama resistente e pode ser lavado na lavadora de roupas.
  • Rami: tecido composto por fibras naturais, possui textura leve e toque aveludado. Suas principais características são brilho e alta capacidade de absorção.

Tipos de anéis para guardanapo

Quando o assunto é o anel para guardanapo, pode ter certeza que não vai faltar variedade. Aqui no WestwingNow você encontra um leque completo de modelos, temas e materiais, para que você consiga trabalhar ainda mais os detalhes da sua decoração. Confira os diferenciais de alguns modelos que são um verdadeiro sucesso dentre os tipos de anéis de guardanapo:

  • Anel para guardanapo de pérolas: muito elegantes, as pérolas clássicas ficam perfeitas em mesas formais e casamento. Para combinar com as louças e têxteis escolha os tons pastéis, como o branco e dourado.
  • Anel para guardanapo em MDF: o MDF é um tipo de madeira de densidade média muito comum na confeccção de caixas e decorações. Este modelo é ideal para dar um toque rústico às composições.
  • Anel para guardanapo em inox: o inox é outro material muito utilizado para esse item, isso porque ele traz uma aparência elegante e sofisticada para a mesa. Você pode optar pelos modelos lisos, que possibilitam personalizações ou usá-lo sozinho em uma decoração mais moderna e minimalista.

Modelos de guardanapo de tecido

Aqui no WestwingNow você encontra diversos modelos de guardanapo de tecido em diferentes tonalidades, estampas e bordados. Para escolher o modelo ideal, leve em consideração a ocasião em que a peça será utilizada e a facilidade de adaptação.

As opções de cores são praticamente infinitas. Prefira modelos em cores neutras como branco, nude, azul marinho, marrom, verde musgo ou preto. Mas tenha alguns modelos em cores vibrantes para quando quiser impressionar com a decoração:

  • Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja devem ser usados no verão. O amarelo adiciona alegria e jovialidade a mesa.
  • Tons de azul são versáteis e podem ser utilizado em diferentes ocasiões. Perfeito para decorar a mesa da casa de praia com temática marítima.
  • Tons de verde adicionam um toque especial à mesa com peças em cores sóbrias.
  • Branco combina com cores vibrantes ou sóbrias e pode ser utilizado em qualquer ocasião.
  • Preto embora usual, nos guardanapos de tecido é elegante e discreto, perfeito para contrastar com cores claras.

O guardanapo de tecido estampado, por sua vez, pode ser encontrado em diferentes padronagens como poá, xadrez, floral e listrado. Também é possível encontrar modelos com temáticas infantis e datas comemorativas.

Tamanho do guardanapo de tecido

As dimensões do guardanapo de tecido também devem ser avaliadas no momento da compra. Para eventos mais descontraídos, os modelos com 41 x 41cm são uma boa pedida. Já para eventos formais, prefira modelos com 51 x 51cm, 53 x 53cm ou 55 x 55cm. Essas peças cobrem todo o colo da pessoa e dão mais liberdade para as dobraduras.

Anel de guardanapo: como usá-lo no servir

Chegou a hora de preparar aquele jantar maravilhoso para seus convidados e você pensa em tudo: pratos de entrada e principal, sobremesas, bebidas com e sem álcool, separa as louças mais bonitas e, claro, pensa em uma ótima decoração com toalhas e guardanapos que causem uma boa harmonia visual. É preciso analisar até os pequenos detalhes e, por isso, o anel de guardanapo vai ajudar e muito.

O anel é necessariamente usado com guardanapos de tecido. Eles complementam a decoração ao organizar os guardanapos de uma forma mais bonita, permitindo centenas de composições: mais dobrados, simplesmente enrolados ou elaborados de uma forma totalmente diferente.

No WestwingNow você encontra também todos os outros elementos para compor a mesa posta. Tudo em uma enorme variedade para você escolher de acordo com o seu estilo.