Guarda-Roupas e Cabideiros

93 Produtos
Ordenar por

Guarda-Roupas e Cabideiros: as peças chaves da decoração do quarto

Ao pensar na decoração do quarto, existem dois móveis que são vistos como essenciais: a cama e o guarda-roupa. O segundo recebe tanta relevância pois é ele quem abriga grande parte dos pertences das pessoas e é o maior responsável por estabelecer a organização dentro desse cômodo.

Mas antes de começar a pensar no modelo, é preciso refletir e verificar o espaço reservado para seu futuro móvel. Utilize uma trena para fazer a medição de largura x comprimento x altura. Feito isso, tenha em mente que você irá precisar de 60 a 80 cm de distância entre o armário e a cama para conseguir abrir as gavetas com facilidade. Para os modelos com portas de correr, ideais para ambientes pequenos, é necessário 65 cm de profundidade. Se está sem espaço livre no quarto, a opção é fazer armários menos profundos, com 30 cm, para guardar somente peças dobráveis.

O próximo passo é analisar a quantidade de roupas que você possui, pois não adianta escolher um modelo pequeno no qual as peças vão ficar todas amontoadas. Além disso, também é preciso pensar quantas pessoas vão utilizar o móvel. Por exemplo, se for um guarda-roupa para casal ele precisará ser maior e atender às necessidades de cada pessoa. Mas se for para somente uma pessoa utilizar, os modelos de duas portas são ideias e muito compactos.

Outro detalhe que deve ser pensado com muito carinho é a parte interna do guarda-roupa. Se você é uma pessoa que usa muitos vestidos e saias, é mais apropriado que a maior parte do móvel seja destinada para pendurar essas peças de roupa. Porém, se você é do time que curte as camisetas combinadas com jeans, um guarda-roupas com prateleiras vai atender a todas suas necessidades. O modelo ideal é o que possui todas as opções, como prateleiras, gavetas e cabideiros. Tudo para abrigar todos os itens de maneira organizada e fácil de encontrar.

Guarda-roupas ou cabideiros: qual escolher?

Para quem estiver pensando em fugir dos armários tradicionais e inovar na decoração, a melhor opção são os cabideiros para quarto. Eles são um item que podem facilitar muito a organização da sua vida e ajudar a melhorar o visual do quarto.

O modelo de cabideiro mais conhecido e utilizado é o de chão, que geralmente é colocado no corredor ou ao lado da porta. Ele pode servir tanto para pendurar as roupas que vão ser utilizadas no dia seguinte, como para pendurar bolsas e alguns casacos, sempre mantendo as peças ventiladas e evitando que elas se deformem.

Já os cabideiros fixos na parede são ideais para os lugares com pouco espaço, já que deixam um espaço livre no chão. Por serem menores, é possível colocá-los em qualquer lugar da casa em que haja uma parede livre. Alguns modelos são tão divertidos e criativos que podem, inclusive, virar peças de decoração.

Se há um espaço maior na sua casa, mas você também não quer optar pelos guarda-roupas, a melhor opção são as araras. Elas têm a função de pendurar as peças de roupa de forma organizada e ficam lindas no quarto, deixando com um ar mais elegante e chique.

Em relação aos materiais dos cabideiros, os mais utilizados são a madeira, alumínio, acrílico, aço, MDF e metal. A escolha dependerá do modelo que mais se adequar às suas necessidades e for capaz de aguentar o peso necessário. Além disso, ele deve integrar o décor do cômodo e possuir alguns elementos em comum com o mobiliário.

Como escolher os detalhes do guarda-roupas

Que tal dar mais funcionalidade ao seu guarda-roupa? Uma opção é colocar espelhos nas portas do seu armário. Essa solução é perfeita para quem mora em apartamentos pequenos, já que auxilia na sensação de amplitude do espaço.

Antes da compra, também deve ser pensado o material do móvel, para garantir que ele tenha uma boa durabilidade e compense o investimento. Dentre as melhores opções estão os guarda-roupas em MDF, feitos a partir de madeira de reflorestamento e resina sintética. Isso confere um bom desempenho ao armário e garante a qualidade dele por muitos anos.

O último passo é escolher as cores e estampas do guarda-roupa. Essa é uma decisão muito importante pois esse móvel será o maior ponto de destaque na decoração do quarto. A melhor opção para não ter medo de errar é escolher uma coloração clara para os maiores elementos do cômodo, como o armário, aparadores e sapateiras. Isso traz uma percepção de maior amplitude ao espaço e abre a possibilidade de trazer mais cor à decoração através de acessórios decorativos.

Guarda-roupas funcionais

O seu móvel não precisa ficar restrito à função de abrigar somente as roupas. Você pode utilizá-lo para guardar muitos outros pertences, sempre aproveitando o espaço da melhor maneira possível.

Uma dica para não se atrapalhar na organização é manter os itens de menos uso, como casacos pesados e chapéus, nos lugares mais altos. Além disso, você também pode guardar alguns objetos em cestas grandes ou organizadores para deixar tudo mais bonito visualmente. Isso é uma forma de manter a bagunça fora de vista e sem muito trabalho.