Afiadores de faca e chairas

11 Produtos
Ordenar por

Como funciona o afiador de faca?

O afiador de facas é o utensílio perfeito para deixar os equipamentos sempre prontos para o corte, garantindo que as lâminas fiquem afiadas e cumpram com a sua função de cortar.

Vale ressaltar que o afiador é a maneira mais segura de afiar as facas, garantindo mais eficiência a elas. Vale entender os modelos disponíveis e avaliar qual levará mais funcionalidade para a sua casa.

Como utilizar as chairas?

Para garantir o melhor uso das chairas, basta seguir alguns passos. Confira:

  • Segure a chaira com sua mão não dominante e apoie a extremidade em uma superfície firme;
  • A angulação da faca em relação a chaira deve variar de 10º em facas japonesas ou 14º nas mais tradicionais;
  • Segure a faca com a mão dominante e encoste-a contra a chaira, fazendo um movimento da base até a extremidade da lâmina;
  • Repita o movimento de 5 a 10 vezes, variando de acordo com o desgaste da lâmina; depois repita todo o processo no outro lado.

Tipos de afiadores de faca

O afiador de faca manual é o modelo mais barato e versátil que existe. Quando comparado com o afiador elétrico, ele não é tão rápido, porém vale ressaltar que sua principal vantagem é a possibilidade de amolar outros tipos de lâminas além de facas, como canivetes.

Há também os afiadores de faca com encaixes, que diversificam as funções da peça. Dessa forma, para facilitar a escolha, tenha em mente que quanto mais opções, maiores as possibilidades de afiar diferentes tipos de lâminas.

Tipos de chairas

Existem três tipos principais de chairas. A estriada é a mais utilizada no dia a dia, já que possui corpo texturizado, ajudando a reter a limalha de aço, que são os restinhos que se soltam com a afiação.

Já a chaira de cerâmica é ideal para facas de aço e cerâmica, por ser mais robusta e conseguir corrigir até mesmo pequenas imperfeições na lâmina. Há também a chaira diamantada que é ótima para facas que precisam de uma afiação mais intensa.

Dicas de segurança para os afiadores de faca

A primeira dica de segurança é apostar nos afiadores de faca com haste de apoio. Isso facilitará todo o processo, já que você poderá segurar com uma mão e afiar a faca com a outra. Dessa forma, é possível controlar a firmeza do equipamento, aumentando a segurança e diminuindo os riscos de se machucar.

Além disso, há os modelos de afiadores de faca com ventosas, próprios para serem fixados em superfícies lisas, deixando as duas mãos do usuário livres.

Diferença entre amolar e afiar a faca

O modelo correto de afiar a faca é com um afiador, utilizando uma angulação de 20º, em uma superfície dura. Dessa forma, forma-se um novo fio nas facas que estavam cegas e perderam seu poder de corte.

A chaira, por sua vez, é utilizada para amolar as facas, processo em que é realinhado o fio, retirando as pequenas imperfeições da lâmina. Dessa forma há um desgaste menor da lâmina, fazendo com que as facas durem por muito mais tempo sem ficarem cegas.

Dicas para as chairas

Utilizar a chaira de forma incorreta ou colocar a faca em uma angulação errada pode danificar o fio. Por isso, certifique-se que o utensílio tenha um tamanho ideal e seja próprio para as facas que você precisa amolar.

Logo em seguida, siga todos os passos de utilização para garantir que a faca ficará perfeita para o próximo corte. Vale também ressaltar que, em algum momento, será necessário trocar a faca por um modelo novo.

Compre afiadores de faca e chairas no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários modelos de afiadores de faca e chairas para levar mais funcionalidade para a sua cozinha. O melhor é que todos os produtos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Veja também outros produtos para incrementar o preparo: