Facas Santoku

14 Produtos
Ordenar por

O que é uma faca santoku?

O nome Santoku é de origem japonesa e significa “três virtudes”, fazendo referência às funções desempenhadas pela faca que são cortar, picar e fatiar. Há também uma outra teoria que diz que o significado do nome tem relação com o fato de que a faca serve tanto para vegetais como carnes e peixes.

Independente do seu significado, é inegável que o nome da faca santoku reforça sua versatilidade, já que serve para diferentes tipos de cortes nos mais variados alimentos. Justamente por ser multiuso, esta peça se tornou um utensílio básico e essencial na cozinha.

Vantagens da faca santoku

A principal vantagem da faca santoku é que você não precisa ficar trocando de faca para picar, cortar ou fatiar todos os ingredientes da receita. Além disso, ela possui bolsões de ar em sua lâmina, que são pequenas depressões que servem para evitar que os alimentos grudem em sua superfície, facilitando o processo de limpeza.

A faca santoku também se destaca nas tarefas que exigem agilidade e cortes precisos, como por exemplo picar ervas delicadas. Além disso, ela é ideal para cortar peixes e fazer o tradicional sushi, já que é precisa no corte e não necessita de força durante o movimento.

Qual a diferença da faca santoku para outros tipos de facas?

A principal diferença entre a faca santoku e os outros tipos é a lâmina, já que no primeiro modelo ela possui uma base plana e ponta arredondada, fazendo com que o movimento de corte seja feito para cima e para baixo.

Em contrapartida, podemos citar a faca serrilhada, que é ideal para cortar pães sem amassá-los ou até mesmo a faca de legumes, que é menor e facilita a retirada de sementes do pimentão, por exemplo.

Ao comparar a santoku com a faca do chef, chega-se à conclusão que a primeira possui uma lâmina menor de comprimento e maior na largura, enquanto a segunda possui uma lâmina curva com ponta afiada, além de ser mais fina.

Materiais das facas santoku

A qualidade da faca é determinada diretamente pela lâmina, por isso é importante escolher um material de qualidade para revestí-la. Dentre os principais estão o aço inoxidável, aço carbono e cerâmica.

A faca santoku de aço inoxidável é o modelo mais resistente à corrosão e que mantém o corte afiado por mais tempo. Para garantir que ela seja mesmo de qualidade, considere o peso da peça, pois quanto mais pesada, menos força você precisará fazer durante o preparo.

Já as facas santoku de aço carbono são mais duras, porém oxidam com mais facilidade. Mas, caso você prefira este modelo, seque-a com rapidez para evitar a oxidação e contaminação do alimento.

Por fim, há a faca santoku de cerâmica que é mais leve e mais precisa no corte. Além disso, ela é feita de um material que não oxida e fica afiado por mais tempo. Porém, vale ressaltar que a cerâmica é indicada apenas para cortes delicados, não sendo recomendada para cortar carnes com ossos ou vegetais duros.

Compre facas santoku no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários tipos de facas santoku para escolher a que levará mais funcionalidade e qualidade para o preparo dos alimentos. Para ficar ainda melhor, todos os produtos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Veja também outros itens próprios para o corte de alimentos: