Facas do chef e Santoku

83 Produtos
Ordenar por

Qual a melhor faca do chef?

As facas são um dos principais produtos da cutelaria. Os modelos feitos para usar na cozinha fazem toda a diferença no preparo das receitas, por isso são considerados os itens mais básicos entre os utensílios. Se você procura uma peça funcional e prática, a faca do chef é a melhor opção para se ter em casa.

As facas do chef são o curinga de toda cozinha, porque são multifuncionais, ou seja, servem para fazer tudo: cortar, filetar e picar carnes, frutas, legumes, verduras e outros alimentos. O modelo é ideal para quem quer ter mais praticidade no dia a dia!

Como a lâmina é grande, cada parte da faca do chef tem uma função diferente. A ponta curvada é indicada para cortes finos e delicados. Ela também pode ser usada para cortar alimentos mais duros e congelados. O lado contrário à lâmina, a parte de trás da cabeça da faca, é usado para quebrar pequenos ossos ou abrir casas duras, por ser mais resistente. Deitada, use a faca para esmagar alimentos, como nozes.

Use o cutelo para quebrar ossos maiores, já que o modelo possui formato específico para isso.

A faca do chef possui formato ideal para a execução de movimentos rápidos e precisos. Para auxiliar, o cabo é ergonômico, assim, facilita o preparo de alimentos e garante ainda mais conforto na hora do corte.

Como escolher uma faca do chef?

Para comprar a melhor faca do chef, é fundamental considerar o tamanho do utensílio e o material principal.

Existem diferentes tamanhos, de acordo com a função e o tamanho da mão de quem irá usá-la. A faca do chef número 8 possui o tamanho médio, cerca de 20 centímetros. Mas, as proporções podem variar de 15 a 30 centímetros.

As facas grandes são utilizadas no cortes de alimentos maiores, enquanto as menores são práticas, para alimentos pequenos. Para pessoas com mãos menores, modelos pequenos são os mais indicados.

Em relação ao material principal, é comum a preferência pela faca do chef inox, porque ela possui alta durabilidade e resistência, não oxida e não perde o fio com facilidade.

Aliás, para que a faca sempre fique afiada, de modo a evitar acidentes, tenha uma chaira em casa para melhorar o fio quando for necessário.

Faca santoku: para que serve?

Outro modelo multifuncional é a faca santoku. Ela tem orgiem japonesa e serve para picar, fatiar e cortar, suas três principais funções.

Diferente da faca do chef, esse utensílio possui a lâmina mais larga, é mais leve e rígida. Toda a lâmina é reta, o que, para muitos, facilita ainda mais o preparo e corte de alimentos na cozinha. Como é mais dura, não precisa ser afiada com tanta frequência quanto outros modelos.

Além disso, a santoku geralmente possui lâminas menores, por isso é indicada para quem tem mãos pequenas. Mas, na verdade, ela pode ser usada por todo mundo! Numa mesma receita, por exemplo, você pode usá-la para cortar diferentes alimentos, com muita praticidade.

A faca santoku possui sulcos nas lâminas, mas o detalhe não é meramente estético: elas ajudam a facilitar o deslize durante o corte e evitar que os alimentos fiquem grudados enquanto estiver usando.

Bem como ao escolher outros modelos, verifique o material principal. A faca santoku cerâmica é mais leve e precisa. Em contrapartida, deve ser usada apenas em cortes delicados, já que o produto é mais sensível, apesar de durável. Com os cuidados certos, o modelo escolhido irá te acompanhar em várias preparações!

No WestwingNow você encontra os melhores tipos de facas para o seu lar! Continue no site e encontre produtos a pronta entrega, com parcelamento até 10x s/juros. Não deixe a oportunidade passar!

Renove sua cozinha! Continue visitando nossas categorias: