Cutelo

4 Produtos
Ordenar por

O que é um cutelo?

O cutelo, também conhecido como faca de açougueiro, é um instrumento de corte com lâmina no formato retangular, fio de corte em apenas um dos lados, cabo ergonômico, dimensões robustas e inúmeras funcionalidades.

Muito utilizado na cozinha, o cutelo é uma peça resistente a grandes impactos e deformações. Além disso, é um tipo de faca que desgasta menos graças ao seu tamanho e tamanho da lâmina.

É possível encontrar diversos modelos de cutelo. O tipo mais leve, por exemplo, serve para cortar e fatiar vegetais e alimentos delicados. Já o cutelo médio serve para cortar carnes, legumes e queijos maiores. Por fim, o tipo mais pesado serve para cortar alimentos congelados e peças com ossos.

Como afiar um cutelo?

Além de comprar um cutelo de boa qualidade, é preciso manter a lâmina sempre afiada. Para isso, recomenda-se que ele seja enviado a um afiador profissional a cada seis meses ou no momento em que você perceber que a lâmina está cega.

Entre uma afiação e outra, para manter o cutelo com um bom fio de corte, é indicado passar uma chaira algumas vezes de cada lado. Isso é um dica que também funciona para outros tipos de facas.

Tipos de cutelo

O cutelo chinês, também conhecido como cutelo de vegetais, é bastante versátil e serve para cortar e fatiar ervas, temperos, legumes, verduras ou carnes. Ele é mais leve, fácil de manusear e também pode ser um substituto da faca do chef, servindo para cortar, fatiar, espremer, coletar e fazer outras coisas também.

Já o cutelo europeu é um modelo mais robusto e pesado, sendo limitado apenas ao corte de carnes com ossos ou alimentos congelados. Seu grande diferencial é que a parte de trás da lâmina é mais espessa e pesada, facilitando o corte de ossos e simplificando o corte de vegetais.

Materiais da lâmina do cutelo

O modelo mais tradicional é o cutelo de aço carbono, já que é uma liga simples de forjar, temperar e dar acabamento. Ele possui uma lâmina com bom fio de corte e fácil de afiar, porém é necessário um cuidado redobrado para que a peça não enferruje.

O cutelo de aço inoxidável, por sua vez, possui cromo na liga, que forma uma película que torna a faca mais resistente à oxidação, diminuindo assim o risco de contaminação dos alimentos. Outra grande vantagem deste modelo é que ele é mais barato, sendo ótimo para preparar refeições simples.

Há também o cutelo em aço damasco, um material nobre, de alto valor agregado e muita beleza. Este tipo de faca é mais indicado para os colecionadores e para aqueles que não vão utilizá-la com tanta frequência.

Peso dos cutelos

Analisar o peso dos cutelos é um fator que pode garantir uma compra mais assertiva. Para isso, separamos as características de cada um dos modelos. Confira:

  • Cutelo leve: para cortar e fatiar alimentos delicados como queijos e hortaliças; confere velocidade ao trabalho;
  • Cutelo médio: com lâmina mais rígida, é perfeito para cortar e fatiar peças de carne e queijos densos;
  • Cutelo pesado: para cortar carnes com ossos ou congeladas; mais difícil de manusear e exige certa experiência.

Compre cutelos no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários tipos de cutelos para escolher o que irá atender melhor às suas necessidades. A grande vantagem é que todos os produtos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros.

Confira também outros produtos essenciais para cozinha: