Saleiros e Galheteiros

31 Produtos
Ordenar por

Saleiros e Galheteiros: suas utilidades

Antes de comprar saleiros e galheteiros para complementar sua cozinha e auxiliar na praticidade da sua rotina, é preciso entender quais as funcionalidades destes itens.

O saleiro é uma peça que todo mundo conhece e que não pode faltar na sua casa. Com ele ficará mais fácil de adicionar um toque salgado nos alimentos ou até mesmo temperar alguns petiscos. Aqui no WestwingNow você o encontra em vários modelos diferentes para escolher o que mais atende às suas necessidades e ao estilo predominante do espaço.

Já o galheteiro é um produto composto por duas ou mais galhetas que podem ser usadas tanto dentro da cozinha como na mesa para temperar as mais diversas receitas. Criado com a intenção de deixar todos os temperos juntos, o galheteiro é um item muito funcional, que agrega na composição da mesa de jantar e deixa o ambiente mais bonito e prático.

Saleiros e Galheteiros: como escolher

Existem diversos modelos de saleiros e galheteiros e não há um tipo que seja o correto. Sua escolha irá depender do estilo da sua casa e do que você precisa para atender às necessidades.

Os galheteiros, por exemplo, são feitos com um variado número de peças e podem ser usados de diferentes maneiras. Os mais básicos são os de vinagre e azeite e são um pouco maiores do que o normal, com uma capacidade para 100 ml ou mais. Mas há também opções de galheteiros mais completas e que garantem todos os temperos em um só lugar.

Quando o assunto são os saleiros, há outros detalhes que precisam ser considerados na hora da compra. Muitas pessoas pensam que o tipo de saleiro é responsável por umedecer o sal, mas na verdade isso não é culpa do saleiro. Para te ajudar com isso, uma dica é aquecer o sal antes de colocar no recipiente e guardá-lo em um armário quando não estiver em uso. Lembre-se que os saleiros que ficam abertos na cozinha pegam a unidade do vapor e do ar.

Saleiros e Galheteiros: materiais

Em relação aos galheteiros, o material é o primeiro ponto que deve ser analisado antes da compra. Os modelos mais simples são os galheteiros de plásticos, que oferecem a vantagem de serem inquebráveis e encontrados em uma grande variedade de cores. O ponto negativo deste modelo é que ele pode manchar e ficar engordurado com muita facilidade.

Já os galheteiros de vidro são os mais requintados e possuem a grande vantagem de serem transparentes, o que facilita a visualização do que está no interior do recipiente, além de conservarem melhor os sabores. Os galheteiros de cerâmica, por sua vez, são mais elegantes, possuem ótima resistência, mas possuem o ponto negativo de não facilitar na visualização do ingrediente em seu interior.

Os saleiros estão disponíveis em diversos materiais e para auxiliar na sua escolha, separamos o que diferencia cada um deles. Confira:

Plástico: estes modelos são os mais comuns e baratos Vidro: os utensílios de vidro costumam ser elegantes e dar um toque de modernidade na cozinha. Porém eles apresentam a desvantagem de quebrarem com muita facilidade. Aço inox: um clássico utilizado em diversos utensílios de cozinha. Ele é prático, resistente e fácil de limpar. Cerâmica: proporciona um charme irresistível, principalmente o porcelanato. Se você busca um saleiro que embeleze sua cozinha, essa é a melhor opção. Madeira: são bonitos e possuem um aspecto mais rústico, ideal para quem tem outros utensílios de cozinha em madeira

Tamanhos de saleiros e galheteiros

Os tamanhos dos saleiros e galheteiros é uma decisão muito importante e que irá depender da frequência com que você os utilizará. Que pretende fazer um uso apenas em ocasiões especiais pode investir em tamanhos menores, e assim os temperos não ficarão velhos ou guardados nos recipientes por muito tempo.

Em relação ao saleiro, o tamanho irá depender do tamanho da sua família. Por exemplo, se você mora com muitas pessoas, o ideal é adquirir saleiros maiores para não ter que ficar enchendo o tempo inteiro. Porém, para quem mora sozinho, um saleiro menor pode ser muito eficiente.

Tipos de saleiros e galheteiros

Alguns detalhes podem mudar completamente o desempenho de seus saleiros e galheteiros. No vinagreiro e azeiteiro, por exemplo, uma questão a ser analisada é a forma como eles irão liberar os líquidos. Os modelos mais comuns possuem um bico dosador e o produto é colocado no prato de maneira simples. Os mais modernos possuem um mecanismo de spray, muito interessante na culinária.

Em relação aos saleiros existem dois tipos que são os principais: o de cozinha e o de mesa. O saleiro de cozinha é essencial na hora de fazer as receitas, já que é um pouco maior e facilita na hora de pegar uma quantidade com a colherzinha. Já o saleiro de mesa é o menorzinho que possui alguns furinhos para saída do sal. Este modelo é ideal para salgar diretamente no prato e auxiliam no controle da quantidade.

No WestwingNow você encontra estes e muitos outros acessórios para organizar sua cozinha e facilitar sua rotina diária, como porta temperos, porta mantimentos, organizadores e muito mais!