Guardanapos de tecido


O guardanapo de tecido é a peça ideal para dar mais charme à mesa de jantar. Mesmo que o guardanapo tecido escolhido seja uma peça simples, você perceberá a diferença. Você ainda pode complementar o efeito decorativo utilizando um anel para guardanapo ou guardanapo de tecido dobradura.


Guardanapo de tecido: vantagens


Uma das vantagens deste tipo de guardanapo é o fato de ele ser sustentável. O kit guardanapo de tecido pode e deve ser reutilizado após as refeições, basta lavá-los com água e detergente. É uma alternativa para quem deseja reduzir a produção de lixo.


Outra vantagem em utilizar um guardanapo de tecido branco é a demonstração de atenção e afeto aos convidados. Quando bem cuidado, um guardanapo de tecido personalizado pode durar muito tempo. Pode ter certeza que é um item que irá te acompanhar por muitos anos.


Guardanapo de tecido: como dobrar?


Se você quiser impressionar a todos que visitarem a sua casa, experimente fazer uma dobradura com o guardanapo de tecido. Confira o passo a passo a seguir:

  • Dobre ¼ do guardanapo na horizontal em ambos os lados;
  • Depois, dobre-o ao meio. Para que o tecido fique bem marcado e não desdobre durante o processo, passe a mão;
  • Pegue uma das pontas do guardanapo e faça um “L” com a peça;
  • Depois, dobre o outro lado da mesma maneira e mantenha as pontas unidas;
  • Molde as pontas redondas do coração e está pronto seu guardanapo especial!

Os guardanapos de pano para mesa são ótimos complementos na hora de decorar uma mesa com estilo e muito bom gosto. Apostando nas cores e no tecido certo você deixa um jantar mais gostoso e muito mais charmoso!


Guardanapo de tecido: cuidados necessários


Por ser uma peça reutilizável, é muito importante higienizar corretamente o guardanapo toda vez que ele for utilizado.


O tecido é um material propenso a proliferação de bactérias que podem facilitar a transmissão de doenças. Além disso, o guardanapo de tecido pode acumular poeira do ambiente, ácaros, ficar com mau cheiro ou até mesmo mofar.


Compre e veja também:

157 Produtos
Ordenar por

Guardanapo de tecido: qual a sua utilidade?

Pequenos detalhes podem transformar uma simples refeição em um momento memorável. Investir em um belo conjunto de louças, uma toalha de mesa sofisticada e um conjunto de guardanapos de tecido podem fazer toda a diferença. Afinal, utilizar o guardanapo de tecido demonstra atenção e afeto com as pessoas que estão sentadas à mesa e é uma maneira elegante de servir uma refeição especial.

O guardanapo de pano para mesa serve para limpar os lábios, dedos e minimizar pequenos descuidos que podem sujar sua roupa. Além de funcional, o kit guardanapo de tecido pode ser utilizado como complemento decorativo.

Quando o assunto são os guardanapos de tecidos, há uma enorme variedade disponível no mercado, desde modelos lisos até o guardanapo de tecido personalizado. Além disso, você pode sempre aplicar técnicas de dobradura para surpreender seus convidados com um guardanapo de tecido dobradura e enriquecer a mesa posta com pequenos detalhes.

Guardanapo de tecido: como e quando utilizar?

O guardanapo de tecido branco pode ser utilizado em refeições cotidianas, porém é um item indispensável em ocasiões especiais como almoços ou jantares comemorativos, eventos formais ou festas.

Ele deve ser colocado sobre o prato ou sousplat ou à esquerda da louça, dentro da taça de vinho ou preso por anéis. É você quem irá decidir a forma como irá posicionar o guardanapo branco de tecido, de acordo com o restante da decoração e com o seu gosto.

Ao sentar-se na mesa, você deve colocar o guardanapo tecido no colo - você pode colocá-lo aberto ou dobrá-lo ao meio. Caso precise se levantar durante a refeição, não deixe o guardanapo de tecido rosa na cadeira, coloque-o na mesa à esquerda do prato. Ao retornar à mesa, recoloque-o no seu colo. Ao terminar a sobremesa, deixe o item na mesa, novamente sem dobrar. Assim, você cumpre a etiqueta e evita que alguém reutilize o guardanapo.

Guardanapo de tecido x Guardanapo de papel

Hoje em dia é possível encontrar dois tipos de guardanapos, o de tecido ou de papel. O guardanapo de papel é mais barato e prático, perfeito para as refeições diárias e eventos informais. Em refeições um pouco mais elaboradas, por exemplo, você pode escolher um guardanapo de papel com textura macia e detalhe em alto relevo.

O guardanapo de tecido laranja, por sua vez, é uma excelente escolha para refeições especiais. Para escolher o modelo ideal é preciso avaliar a durabilidade da peça, dimensões e design. O mais indicado é comprar um guardanapo que seja similar à toalha de mesa ou jogo de jantar.

Uma dica é ter as duas opções em casa. Embora os itens possuam a mesma finalidade, eles apresentam características distintas. Além disso, nada melhor do que estar sempre preparado para montar uma mesa posta para enriquecer o seu dia a dia ou impressionar os convidados.

Materiais dos guardanapos de tecido

O tecido do guardanapo não deve reter gorduras ou manchas, caso contrário você conseguirá reutilizar a peça algumas vezes. Por isso, é muito importante conhecer os materiais que vão confeccionar os guardanapos de tecido. Confira:

  • Guardanapo em algodão: é o tecido mas utilizado, já que é absorvente e fácil de lavar.
  • Guardanapo em linho: um tecido leve e delicado. Geralmente é utilizado na confecção de guardanapos sofisticados, com detalhes em renda ou bordados.
  • Guardanapo em tricoline: confeccionado a partir do algodão, este tecido possui trama resistente e pode ser lavado na lavadora de roupas.
  • Guardanapo em rami: tecido composto por fibras naturais, possui textura leve e toque aveludado. Suas principais características são brilho e alta capacidade de absorção.

Guardanapos de tecido: modelos

Aqui na WestwingNow você encontra diversos modelos de guardanapo de tecido em diferentes tonalidades, estampas e bordados. Para escolher o modelo ideal, leve em consideração a ocasião em que a peça será utilizada e a facilidade de adaptação.

As opções de cores são praticamente infinitas. Prefira modelos em cores neutras como o guardanapo de tecido verde musgo, branco, nude, azul marinho, marrom ou preto. Mas tenha alguns modelos em cores vibrantes para quando quiser impressionar com a decoração.

Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja devem ser usadas no verão. O amarelo adiciona alegria e jovialidade à mesa. Tons de azul são versáteis e podem ser utilizados em diferentes ocasiões. Perfeito para decorar a mesa da casa de praia com temática marítima.

Guardanapos em tons de verde adicionam um toque especial à mesa com peças em cores sóbrias. Branco combina com cores vibrantes ou sóbrias e pode ser utilizado em qualquer ocasião. Preto embora usual, nos guardanapos de tecido é elegante e discreto, perfeito para contrastar com cores claras.

O guardanapo de tecido estampado, por sua vez, pode ser encontrado em diferentes padronagens como poá, xadrez, floral e listrado. Também é possível encontrar modelos com temáticas infantis e datas comemorativas.

Tamanho ideal para guardanapo de tecido

As dimensões do guardanapo de tecido também devem ser avaliadas no momento da compra. Para eventos mais descontraídos, os modelos com 41 x 41cm são uma boa pedida. Já para eventos formais, prefira modelos com 51 x 51cm, 53 x 53cm ou 55 x 55cm. Essas peças cobrem todo o colo da pessoa e dão mais liberdade para as dobraduras.

Onde comprar guardanapos de tecido?

Na WestwingNow você encontra uma superseleção para comprar guardanapo de tecido. O melhor: a pronta entrega e com envio rápido.

Por aqui, você também encontra o WestwingDesign, nosso projeto de decoração online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.