Termômetros, timers e maçaricos culinários

7 Produtos
Ordenar por

O que é um termômetro culinário?

O termômetro culinário é um aparelho utilizado para medir a temperatura durante os preparos culinários. Ele é composto por um elemento sensor com propriedade termométrica e um visor, que pode ser analógico ou digital. Por isso, ele é recomendado e ideal para acertar o ponto de preparos delicados como carnes, chocolates, bolos, tortas, caldas e demais preparos.

É possível encontrar algumas variações de termômetros, como os de espeto, nos quais você espeta a receita para medir a temperatura interior, as versões de forno ou os modelos infravermelhos, que permitem medir a temperatura sem contato físico.

O que é um maçarico culinário?

O maçarico é uma ferramenta muito presente nas cozinhas profissionais. Ele possui como funções principais gratinar, caramelizar e tostar os ingredientes. Por isso, é ideal para a finalização de pratos com múltiplas temperaturas para assim alcançar o ponto desejado sem perder o conceito ou estragar a comida.

O funcionamento e a composição do maçarico são bem simples. Isso porque ele é composto por uma área onde o gás butano, seu combustível, é colocado e uma cabeça com bico que é por onde sairá a chama. Além disso, ele também conta com um botão para acionar a chama e regulá-la de acordo com a intensidade desejada.

Vantagens dos timers culinários

O timer de cozinha é um grande facilitador na hora de preparar as refeições. Com ele, basta programar o tempo desejado e deixar os alimentos cozinhando sem nenhuma preocupação. Assim, você consegue uma liberdade maior na cozinha, com a garantia de que o timer despertará e alertará a hora exata para verificar o alimento.

Outra vantagem do timer culinário é que ele também pode ser utilizado como um elemento da decoração da cozinha. Por isso, se você tem um ambiente mais tradicional, escolha modelos mais clássicos, como os em formato de relógio de mesa. Já para as cozinhas mais modernas e criativas, os timers coloridos são as melhores opções.

Tipos de termômetros culinários

Com diferentes tipos de termômetros culinários, fica difícil escolher o modelo ideal. Pensando nisso, separamos alguns deles e destacamos suas características. Confira:

  • Termômetro de espeto ou vareta: para fins culinários mais comuns; em versões analógicas ou digitais, é ideal para medir a temperatura do interior de alimentos e bebidas; há versões especiais para carnes, que suportam altas temperaturas e podem permanecer espetados durante todo o preparo;
  • Termômetro infravermelho: equipado com mira a laser, este tipo mede temperaturas à distância; ideal para medição de caldos, sopas, óleo, frituras, bebidas e demais preparos de cozimento homogêneo;
  • Termômetro de forno: feito com materiais especiais para suportar altas temperaturas; deve ser utilizado dentro do forno, durante o cozimento de alimentos como carnes e aves.

Onde usar o maçarico culinário

O maçarico é um produto que ficou muito conhecido por fazer parte da finalização do famoso doce francês, o crème brûlée. Porém, ele vai muito além disso. Na área da confeitaria, o maçarico pode ser utilizado para tostar merengues, dando uma coloração mais bonita a eles, e nas frutas para dar um gosto defumado.

Em relação aos salgados, a ferramenta é muito utilizada para finalizar sushis e sashimis, dando aos peixes o efeito crispy na pele. Já para as carnes, o maçarico pode ser utilizado para tostar a superfície dos alimentos cozidos à vácuo.

Há também outros truques que podem ser feitos com o maçarico culinário. É possível, por exemplo, tirar a pele de pimentões e tomates e também auxiliar no momento de desenformar bolos e pudins.

Tipos de maçaricos culinários

Se você está em dúvida de qual maçarico escolher, separamos uma lista com os 3 principais tipos. Confira:

  • Maçarico de encaixe: é o menor de todos, já que possui apenas a cabeça; não acompanha um reservatório para o gás butano; alcança de temperaturas médias a altas;
  • Maçarico amador: tamanho pequeno a médio; possui capacidade de reservatório do gás de pequena a média; alcança temperaturas médias;
  • Maçarico profissional: há modelos de vários tamanhos, sendo mais comuns os maiores; capacidade do reservatório de média a grande; alcança temperaturas de média a alta.

Modelos de timers culinários

Em relação aos timers de cozinha, também é possível encontrá-los nas mais variadas versões. Os mais tradicionais são feitos para dispor em cima da pia ou balcões. Já os timers mais modernos podem ser fixados na porta da geladeira e até mesmo no fogão.

Outra opção são os timers que já vêm acoplados aos eletrodomésticos, facilitando ainda mais a rotina na cozinha. Estes modelos garantem um ambiente mais otimizado e com um toque mais moderno.

Características dos termômetros culinários

Cada modelo de termômetro culinário possui uma curva de temperatura suportada, sendo os valores mínimos de -50ºC e os máximos de 380ºC. Para escolher o melhor, tenha em mente que quanto maior o arco de abrangência, mais resistente deverá ser seu material para que ele não se danifique com facilidade.

Os termômetros com componentes plásticos, por exemplo, não são os mais adequados para o uso no forno. Além disso, se for trabalhar com sopas, molhos, caldos ou bebidas, escolha um modelo à prova d’água para facilitar sua higienização.

Compre termômetros, timers e maçaricos culinários no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários tipos de timers, maçaricos e termômetros culinários para escolher os melhores para complementar o preparo dos alimentos. Para ficar ainda melhor, todos os produtos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Venha conferir outros utensílios para a cozinha: