Panelas de indução

51 Produtos
Ordenar por

Como funciona a panela de indução?

Para entender o funcionamento da panela de indução é preciso conhecer o funcionamento do fogão de indução eletromagnética, um eletrodoméstico no qual o calor é produzido através de ondas eletromagnéticas. Dessa forma, ocorre o aquecimento apenas da panela e não da superfície do cooktop.

Além disso, vale ressaltar que a zona de cocção só é ativada quando os sensores identificam a presença da panela de indução, que deve ser fabricada com materiais magnéticos, como ferro fundido ou aço inoxidável.

Dessa forma, quando a panela de indução é colocada na marcação indicada, correntes de indução começam a circular pela panela, promovendo o aquecimento. Ou seja, o calor é gerado pela própria peça, fazendo com que a superfície do fogão fique sempre na temperatura ambiente.

Tipos de panelas de indução

As panelas de indução podem ser confeccionadas em ferro fundido ou aço inoxidável. Para facilitar a escolha, tenha em mente que o segundo material não transfere resíduos, não altera a cor e nem o sabor dos alimentos.

Além disso, a panela de indução de aço inoxidável possui uma distribuição de calor mais uniforme e mais rápida, possibilitando o preparo dos alimentos em fogo baixo ou médio. Outro detalhe importante é que ela possui uma durabilidade média e não oxida ao longo do tempo de uso.

Já a panela de indução de ferro é um modelo que esquenta mais e oferece maior durabilidade. Porém, ela deve ser manuseada com mais cuidado para os moradores não se queimarem e também é mais pesada, não sendo tão ideal para o preparo de refeições diárias.

Panela de indução com fundo triplo

A panela de indução com fundo triplo é mais econômica e durável. Para entender melhor o seu funcionamento, confira alguns detalhes de suas camadas:

  • Possui uma camada interna de aço inox que fica em contato direto com o alimento;
  • Segunda cama em alumínio, que é um material condutor de calor, mantendo assim a temperatura uniforme;
  • Terceira camada também em aço inox, porém na parte externa, garantindo resistência e durabilidade para a peça.

Formato ideal da panela de indução

Um dos detalhes que devem ser prioridade na compra da panela de indução é o formato dela. Dessa forma, quanto mais plano e sem curvas for o fundo da panela, maior será a capacidade de aquecimento.

Além disso, vale ter uma atenção especial para as dimensões da peça. Se você for utilizá-la para preparar refeições simples e para poucas pessoas, escolha modelos pequenos ou médios. Porém, se for utilizá-las para preparar alimentos mais elaborados ou para mais pessoas, aposte nas panelas maiores.

Compre panelas de indução no WestwingNow

No WestwingNow você encontra diversos modelos de panelas de indução para escolher a que será a companhia perfeita para o preparo das refeições. Além de encontrar os mais variados tipos, tamanhos e design, todas as peças estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Confira também outros itens essenciais para a cozinha: