Pipoqueiras e cuscuzeiras

2 Produtos
Ordenar por

O que é cuscuzeira?

A cuscuzeira é uma panela de cozimento à vapor, com design específico para o preparo de cuscuz de milho ou nordestino. É possível encontrá-la em diversos materiais, como barro, alumínio, inox, com revestimento antiaderente, própria para microondas e até mesmo elétricas.

O funcionamento da cuscuzeira é muito simples. Basta complementar o reservatório inferior com água e no outro com a massa própria para cuscuz. Ao colocar no fogo, a água irá ferver e o vapor formado será direcionado ao compartimento superior, cozinhando a massa.

Dentre as vantagens da cuscuzeira está o fato de que o cozimento no vapor potencializa o sabor do alimento, mantendo suas propriedades e nutrientes, tornando assim o alimento muito mais saboroso.

Como escolher a cuscuzeira ideal?

O primeiro fator para escolher a cuscuzeira ideal é determinar o tamanho da porção do cuscuz que você deseja preparar. Para as porções pequenas, as cuscuzeiras individuais são perfeitas, enquanto os modelos maiores foram pensados para preparar o prato para toda a família.

Outra dica é analisar a espessura das laterais das panelas, pois quanto mais espesso for o material, maior a sua capacidade de retenção e distribuição de calor. Além disso, quanto mais espesso, mais rápido e uniforme será o cozimento do cuscuz.

Por fim, atente-se para o design da cuscuzeira. Os modelos com desenho limpo e sem cantos evitam o acúmulo de resíduos e facilitam a limpeza. Vale também escolher um modelo que tenha tampa com abertura para saída do excesso de vapor e com encaixe perfeito.

Tipos de pipoqueira

Se você está em dúvida sobre qual pipoqueira escolher, separamos os dois principais e destacamos suas características. Confira:

  • Pipoqueira elétrica: fácil de usar; é necessário apenas o milho, fazendo com que a pipoca fique livre de conservantes e excesso de sal; possuem designs modernos que podem complementar a decoração da cozinha;
  • Pipoqueira tradicional: para funcionar, basta colocar um pouco de óleo e milho; contam com um mexedor para garantir uniformidade ao estouro; permite um melhor reaproveitamento do milho.

Tipos de cuscuzeiras

Existem três tipos principais de cuscuzeiras. Confira as características de cada uma para garantir uma compra assertiva:

  • Cuscuzeira individual: prepara porções para uma pessoa; ideal para quem mora sozinho ou para quem gosta de variar nos recheios;
  • Cuscuzeira grande: ideal para famílias grandes ou para quem quer fazer cuscuz em grandes quantidades de uma só vez;
  • Cuscuzeira múltipla: conta com uma base maior e parte superior composta por duas, três ou quatro panelinhas para cuscuz individual.

Materiais das pipoqueiras e cuscuzeiras

O material é um fator que pode influenciar diretamente no sabor e no aspecto da pipoca e do cuscuz. Por isso, vale entender as diferenças entre eles para escolher o que irá oferecer mais vantagem.

As pipoqueiras e cuscuzeiras de inox são duráveis, elegantes, atóxicas e não apresentam risco de contaminar o alimento. Já os modelos de alumínio possibilitam um preparo mais rápido, já que o material é um bom condutor de calor. Deve ser usada com cuidado, já que pode liberar resíduos prejudiciais à saúde.

Por fim, há as cuscuzeiras e pipoqueiras antiaderentes, que são muito vantajosas e facilitam todo o processo de higienização. Além disso, elas são as melhores opções para preparar cuscuz recheados.

Compre pipoqueiras e cuscuzeiras no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários modelos de pipoqueiras e cuscuzeiras para escolher a que incrementará e facilitará mais a sua rotina. Para ficar ainda melhor, todos os produtos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Confira também outros produtos para cozinha: