Tapetes e Cortinas


Tapetes e cortinas são acessórios complementares na decoração. Eles são responsáveis por garantir ambientes ainda mais aconchegantes e agradáveis, para você, sua família e amigos.


Qual a cortina ideal para casa?


A escolha da cortina varia de acordo com uma série de fatores. O primeiro passo é pensar na funcionalidade deste item no ambiente. Isso porque as cortinas podem ser usadas para garantir a privacidade ou até para mesmo bloquear a entrada de luz em determinados ambientes, por exemplo.


Na sala de casa, a cortina de voil é a mais comum, porque bloqueia parcialmente a entrada de luz, além de garantir um cômodo ainda mais bonito. Ela combina com tudo e é fácil de criar sobreposições com outras cortinas grossas, que evitam reflexos na televisão e mantêm o espaço mais quentinho, sobretudo durante as épocas mais frias do ano.


Como combinar sofá, tapete e cortina?


Ao decorar a sala, é comum que os moradores comprem os móveis primeiro. Por isso o sofá é a peça central do ambiente e quem dita a decoração. Portanto, na hora de combiná-lo com o tapete e a cortina, verifique a cor principal da peça.


Se o modelo escolhido é colorido, a composição com tapetes e cortinas em tons neutros é a mais comum, porque é mais fácil de combinar. Mas, isso não significa que você não possa usar acessórios coloridos.


Se a sala não recebe luz solar em excesso, cortinas coloridas são boas opções, apesar de bloquearem parte da iluminação. Tapetes estampados são modernos e divertidos. Modelos com listras passam a sensação de profundidade em ambiente menores.


Não se esqueça que o tapete para sala deve ser grande o suficiente para acolher bem o sofá e poltronas, e assim, delimitar a área de estar.


Esses acessórios também não podem faltar:

1458 Produtos
Ordenar por

Tapetes e cortinas: união de conforto e beleza em casa

Usar tapetes e cortinas ajudam a elevar o visual da decoração de casa com praticidade! Com esses acessórios, você não precisa reformar todo o lar, sabia? Ambos os itens podem ser usados em diferentes cômodos, de modo a agregar beleza e aconchego ao espaço escolhido.

Sem gastar muito, é possível renovar desde a sala de estar até o banheiro. Mas, você sabe qual é o melhor tapete e a melhor cortina para cada cômodo? Para te ajudar a escolher, confira as nossas recomendações:

Tapete para sala: como utilizar?

O tapete faz toda a diferença na decoração. Além de agregar beleza ao espaço, ele protege o piso, esconde imperfeições, mantém o cômodo mais quente e confortável. No entanto, existem modelos feitos em materiais, cores e estampas diferentes, por isso é importante ter atenção ao escolher o modelo ideal.

O tapete para sala de estar deve ser muito confortável, de modo a deixar o ambiente aconchegante. Modelos com pelos altos são ótimas opções. Mas, para quem tem pets em casa, o melhor é escolher tramas curtas, para evitar que o pelo dos animais não embole no tecido. Tapetes com trama curta são mais fáceis de limpar.

Não se esqueça de combinar a peça com outros acessórios, como pufes, quadros e até mesmo vasos decorativos.

O tapete para sala de jantar é complementar à decoração. Como mais pessoas circulam pelo ambiente, modelos com pelos curtos são os mais recomendados.

Na hora de comprar o seu, verifique o estilo do cômodo. Se a mesa de jantar e as cadeiras são de madeira natural, por exemplo, tapetes claros deixam o ambiente minimalista e aconchegante. Peças mais vibrantes combinam com mesas de vidro. No caso de tapetes para cozinha, veja quais os tipos específicos para o ambiente.

Tapete para quarto

A principal indicação do tapete para quarto é que ele seja aconchegante. Ele é geralmente posicionado sob a cama, ou ao lado dela, para evitar que os pés quentinhos toquem o chão gelado após uma boa noite de sono. Logo, modelos com pelos altos são ideais!

Para garantir o melhor tapete, não se esqueça de considerar a decoração do espaço. Se o quarto é colorido, o ideal é investir em modelos em tons de bege, branco ou cinza. Já em ambientes minimalistas, tapetes coloridos ou estampados chamam a atenção e garantem um décor divertido. Nesse caso, modelos claros deixam o espaço mais harmonioso e agradável.

O tapete para quarto de casal merece atenção especial, porque além de garantir um espaço mais aconchegante, é preciso que o modelo combine com as preferências de ambos. Tapetes em tons neutros são os mais fáceis de combinar e mais difíceis de enjoar conforme o passar do tempo.

Não se esqueça que o modelo escolhido para o quarto de casal deve ser grande o suficiente para cobrir a largura da cama!

Até o quarto dos pequenos pode ser complementado com tapetes, sabia? Peças emborrachadas e de EVA são práticas, porque são mais fáceis de limpar e de guardar, quando a brincadeira terminar! Se preferir, também é possível posicioná-lo ao canto, para criar um espaço de diversão, com brinquedos e organizadores infantis.

Tapete para banheiro

Como qualquer outro cômodo da casa, o banheiro também precisa de atenção na hora de decorar. Na verdade, bem como em outros ambientes, o tapete é multifuncional, porque além de decorativo, torna os momentos mais aconchegantes e seguros.

Dentro do box, o tapete para banheiro comum é aquele emborrachado, antiderrapante. Ele evita acidentes, ao manter os pés sobre uma superfície que não escorrega.

Já para a entrada do box, as toalhas de piso são a opção certa! Elas são muito macias e evitam que os pés quentes do pós-banho entrem em contato com o piso frio do banheiro. Esse tipo de tapete também cai bem em frente à pia.

Tapete para cozinha

A passadeira é o tapete para cozinha ideal. O modelo é posicionado em frente à pia, para evitar respingos de água no chão e evitar sujeira no ambiente. Prefira passadeiras antiderrapantes, para não escorregar!

Na verdade, este tipo de tapete também é comum na lavanderia e até mesmo corredores, sabia? Renove a decoração de casa com praticidade!

Tipos de tapetes

Separamos alguns dos principais tipos de tapete que você possa se interessar para inserir na decoração de sua casa:


Além disso, você também pode encontrar tapetes em diferentes cores, como tapetes vermelhos e tapetes brancos.

Como escolher cortina para sala?

A cortina é um acessório decorativo funcional, bem como o tapete. Ela traz mais personalidade ao ambiente onde é posicionada.

Ao comprar cortinas novas, considere qual função a peça irá exercer no cômodo. Dessa forma, fica fácil escolher o tamanho, estilo e tecido ideal.

A sala deve ser confortável em todos os momentos e combinar com as cores da parede, sofá e tapete. É importante garantir uma boa iluminação e proteger móveis contra o sol forte, que pode desbotar as peças.

Aqui vão algumas dicas para você não errar:

  • Móveis rentes à janela: se a sala tem móveis, como aparadores, próximos à janela, prefira cortinas curtas. As persianas, por exemplo, são peças moderninhas que elevam o décor, de maneira simples.
  • Salas pequenas: aposte em cortinas grandes, que vão do teto ao chão. Elas são elegantes e geram a sensação de que a parede é mais alta. O mesmo vale para salas maiores.
  • Salas com muitas janelas: padronize o tecido e a cor das cortinas. Dessa forma, o espaço fica harmonioso! Você pode usar peças lisas e estampadas, desde que tenham tons parecidos.

Cortina para quarto

A cortina para quarto também deve ser escolhida com cautela. Para fazer a melhor escolha, considere o estilo de decoração do ambiente e verifique se há entrada excessiva de luz ou não.

  • Quartos bem iluminados: se o cômodo recebe muita luz, inclusive nas primeiras horas do dia, a cortina blecaute é a melhor opção. Meça a janela e adicione 20 centímetros à largura original para impedir a entrada da luz solar com precisão.
  • Quartos pouco iluminados: no entanto, se o quarto não recebe tanta luz, prefira cortinas claras e leves, como as de voil.

Onde comprar cortinas e tapetes?

O WestwingNow é sua loja online de cortinas e tapetes. Renove toda a sua casa com produtos de alta qualidade e sofisticação, em até 8x s/juros. E o melhor: tudo a pronta entrega. Transforme o lar dos seus sonhos em realidade com a gente!