Tapetes persas


O tapete persa não é um tapete comum, mas sim uma verdadeira obra de arte, fruto da cultura persa. Sua origem se dá na antiga Pérsia há mais de dois mil anos e, atualmente, é um item cobiçado para os ambientes internos.


Para decorar sua sala e deixá-la ainda mais bonita e elegante, o tapete estilo persa é uma ótima opção. Eles combinam com qualquer tipo de ambiente e trazem uma energia única ao cômodo.


Suas cores fortes e desenhos específicos são a atração principal do tapete tipo persa, que, combinada com outros fatores, os fazem especiais.


Por que comprar tapetes persa?

Os tapetes estilo persa carregam consigo uma aura milenar e exótica. Como dito anteriormente, ao longo da história os tapetes persas tiveram seu status elevado à obras de arte.


Além disso, muitos tapetes persas são produzidos artesanalmente, o que confere um valor a mais ao objeto. Os materiais utilizados também são um ponto muito importante na confecção do tapete persa.


Quais os materiais utilizados no tapete estilo persa?

Geralmente, os tapetes persas são produzidos a partir de lã e algodão, além de outros tipos de materiais. Em alguns casos, também são utilizados tecidos nobres como a seda.


As cores mais utilizadas para a fabricação dos tapetes persas incluem tons avermelhados, amarelados e azuis. Entretanto, você poderá encontrar tapetes estilo persa de diversas cores.


O tapete persa é feito a partir de diversos nós em sua estrutura e, quanto mais nós por decímetro quadrado, melhor a qualidade do tapete persa.


16 Produtos
Ordenar por

Arquitetura do tapete persa

Uma característica única dos tapetes estilo persa é a forma em que os elementos estão distribuídos por toda área da peça. Existem alguns padrões e diferenças entre cada tipo de tapete. Basicamente, a arquitetura do tapete persa consiste em:

infografico_tapetes

A simetria contida nas formas do tapete persa destacam ainda mais sua beleza e o caráter especial do produto. É muito comum vermos alguns tipos de símbolos presentes no tapete persa, os chamados "motivos".

Símbolos do tapete persa

Os tapetes persas legítimos apresentam em seu interior diversas formas e símbolos que representam elementos da cultura mediterrânea. Por exemplo, é muito comum encontrar um símbolo em formato de gota que lembra uma amêndoa, o chamado boteh.

Além disso, é comum ver símbolos como flores, animais e outros elementos que conferem ainda mais valor aos tapetes persas. Como dissemos, é uma peça única que carrega um valor cultural de gerações.

Diferença entre tapete persa e tapete turco

Muitas pessoas se perguntam quais as diferenças entre o tapete persa e o tapete turco. Salvo as diferenças culturais, as principais delas estão na forma como o tapete é produzido.

Enquanto o tapete persa é conhecido pelo seu nó assimétrico, o tapete turco é caracterizado por um nó duplo simétrico. Além disso, o tapete persa possui mais nós por metro quadrado, um dos principais fatores que contribuíram para a fama da peça.

Tipos de tapete persa para a sala

Você pode estar se perguntando se existe apenas um tipo de tapete persa e qual ficaria melhor em sua sala. A verdade é que os tapetes persas podem ser classificados em diversos tipos. Cada um com um tipo de desenho, tecelagem e tecidos diferentes.

Assim, você poderá encontrar tapetes persa tipo Abadeh, Bijar, Tabriz, Isfaham, dentre outros muito famosos.

Como escolher o tamanho dos tapetes persas

Como você viu, os tapetes estilo persa possuem formato retangular e formas geométricas em sua composição. Você pode encontrar tamanhos variados para esse tipo de tapete.

O tamanho ideal do tapete vai depender da área que você deseja cobrir com ele. A dica é você apostar em sofás com cores neutras e sem estampas para que, assim, o tapete destoe dos demais móveis.

Se você possui uma sala grande e deseja colocá-lo ao centro, seja embaixo de uma mesa ou de poltronas, escolha um tamanho grande. Agora, se você deseja colocá-lo em um espaço de modo que ele se torne um coadjuvante, escolha médios e pequenos.

Tapete persa: como higienizar

Para a higienização do tapete persa original nós recomendamos que você invista em um profissional para evitar danos. Entretanto, você deve manter uma rotina de cuidados para que o ambiente esteja sempre limpo.

Utilize o aspirador de pó para que a poeira, pelos de animais e outros tipos de sujeira sejam eliminados. Em caso de manchas, você pode aplicar água morna com detergente neutro na região afetada. Utilize uma escova de dentes para aplicar na mancha e depois seque com um pano úmido.

Encontre o tapete persa ideal para sua casa na WestwingNow

Aqui na WestwingNow você encontra tapetes persas legítimos com ótimos preços! Nós temos uma categoria específica dedicada a apenas tapetes persas originais. Encontre o melhor modelo para seu lar.

Se você encontrou o tapete ideal e agora está à procura de outros artigos de decoração para sua sala, continue navegando. Temos diversas categorias e estilo para que sua casa fique ainda mais bonita. Inspire-se com a Westwing!