Pratos rasos

117 Produtos
Ordenar por

Pratos rasos: escolhendo o modelo ideal

Ao comprar os utensílios para sua casa tenha sempre em mente que cada prato tem uma finalidade específica de acordo com a refeição servida. O prato fundo, por exemplo, é indicado para servir sopas e caldos, pois evita que o líquido vaze do recipiente.

Já o prato raso é o modelo ideal para colocar a refeição principal. Seu tamanho varia de 25 a 28 cm de diâmetro e existem alguns tipos desta peça que possuem as bordas um pouco mais altas, com o intuito de fazer com que nada escorregue para fora no momento de cortar os alimentos, como as carnes, por exemplo.

Para adocicar e finalizar as refeições, vale apresentar o doce da melhor forma possível: em um prato de sobremesa, que é sempre menor que os dois modelos citados acima. Não se esqueça também se sempre acompanhar as apresentações com os talheres ideais para as funções.

Pratos rasos: o material ideal

Na hora de escolher o material ideal para o prato raso, leve em consideração quesitos como durabilidade, estilo da peça, versatilidade e cores que estejam em harmonia com as demais louças.

As possibilidades e variedades são inúmeras, mas para garantir que as peças sejam utilizadas por muito tempo, opte por alguns materiais específicos. Listamos abaixo os materiais mais recomendados para os pratos rasos e que não vão te deixar na mão na hora de montar a mesa posta. Confira:

  • Prato raso de vidro: transparente e elegante; ideal para o dia a dia e para composições de mesa com acessórios ousados.
  • Prato raso de acrílico: confere um efeito visual parecido com o prato de vidro, porém é mais durável, perfeito para festas e reuniões familiares.
  • Prato raso de porcelana: a porcelana é o material padrão dos jogos de pratos mais tradicionais e refinados. Costuma ser o item mais cobiçado das listas de casamento e por isso, deve ser escolhido estrategicamente de acordo com a decoração e todo o estilo já presente nas outras peças da casa.
  • Prato raso de materiais naturais: se você quer ousar e garantir um efeito visual tropical à composição da mesa, busque por pratos de bambu, madeiras e fibras. Complemente o visual com têxteis em cores quentes.

Pratos rasos: estampados ou não?

A escolha dos modelos de pratos rasos vai depender muito da sua necessidade, personalidade e o estilo da mesa. Porém, algumas dicas podem te ajudar a criar um visual bem completinho e muito interessante.

As opções mais coloridas e estampadas vão muito bem em composições mais descontraídas, como um almoço ou brunch. Mas, por chamarem mais atenção, o ideal é que os acessórios, como sousplats, guardanapos e taças, sejam mais neutros, para equilibrar a quantidade de informação visual.

Se você é do time que prefere um aparelho de jantar curinga e que possa se adequar tanto a uma apresentação clássica quanto descontraída, os modelos de pratos rasos neutros são sempre uma boa alternativa. Isso porque, neste caso, são os acessórios que vão definir o estilo da mesa. Então, o foco está na escolha de ótimos jogos americanos, talheres, copos e mais.

No WestwingNow você encontra uma grande variedade de tipos de pratos rasos para escolher o que mais se adequa às suas necessidades. O melhor é que todas as peças estão disponíveis a pronta entrega, para chegar mais rapidinho à sua casa.