Formas de bolo

33 Produtos
Ordenar por

Vantagens da forma de bolo

A forma de bolo, também conhecida como assadeira, é um utensílio muito comum e sempre presente nas vidas das pessoas. Isso porque ela é um elemento versátil, já que serve tanto para assar e cozinhar massas doces ou salgadas. Além disso, ela está disponível nos mais variados modelos, formatos e tamanhos para atender todas as necessidades dos moradores.

A forma de bolo, portanto, é um produto que só apresenta vantagens. Além de bolos e, dependendo do tamanho e formato, ela também pode servir para preparar outras receitas doces e salgadas. Vale também ressaltar que ela pode ser usada na geladeira, freezer e alguns tipos suportam até mesmo a ida ao microondas.

Materiais das formas de bolo

As formas de bolo podem ser de alumínio, silicone, cerâmica ou antiaderente. Então, para facilitar o processo de escolha, separamos as principais características de cada uma. Confira:

  • Forma de bolo de alumínio: alta durabilidade, porém pode manchar com o tempo; seu processo de limpeza demanda uso de palha de aço para evitar manchas;
  • Forma de bolo antiaderente: deve ser trocada com o tempo, já que a película antiaderente pode descascar; seu processo de limpeza é simples e pode até mesmo ir na máquina de lavar-louças; fácil de desenformar os alimentos;
  • Forma de bolo de silicone: alta durabilidade, porém deve ser manuseada com cuidado para não rasgar ou furar; fácil de limpar e pode ir na máquina de lavar louças; fácil de desenformar e alguns modelos podem ir no microondas;
  • Forma de bolo de cerâmica: pode quebrar ou lascar com o uso inadequado; fácil de limpar; possui alta retenção de calor e é resistente a choques térmicos.

Como usar a forma de bolo?

A principal regra para garantir que o uso correto da forma de bolo é ter em mente que o recipiente deve ser maior que a tigela onde os ingredientes foram misturados. Como o bolo deve crescer, lembre-se de deixar ⅓ da forma livre para a expansão da massa e cozimento adequado.

As formas mais fundas, por exemplo, são ideais para receitas de bolos e tortas comuns. Já os modelos mais rasos são mais adequados para receitas cremosas.

O que irá facilitar a escolha do tamanho da forma são as indicações presentes na caixinha das massas prontas. Seguindo corretamente as instruções, você terá uma receita de sucesso e sem nenhum problema.

Tipos de formas de bolo

Como dito anteriormente, o tipo da forma do bolo é fundamental para o sucesso da receita. Confira os principais e suas características:

  • Assadeira: forma reta e baixa; pode ser redonda, retangular ou com formatos divertidos; ideal para bolos, brownies e receitas que precisam de uma área maior em contato com o calor;
  • Forma de bolo com buraco: formato clássico para bolo e pudim; garante um processo uniforme, já que permite que o calor atinja o centro da massa;
  • Forma de bolo com fundo removível: pode ser redonda ou quadrada; ideal para receitas que serão desenformadas;
  • Forma de bolo canelada: pensada para deixar detalhes nos bolos, quiches e tortas;
  • Forma para cupcake: com pequenos orifícios, é ideal para muffins, cupcakes, mini quiches e tortinhas.

Capacidade da forma de bolo

O tamanho e a capacidade da forma de bolo devem sempre estar adequados à receita. Por isso, separamos uma lista com formatos padrão, considerando a medida em xícaras de massa pronta e crua. Confira:

  • Forma redonda de 15cm: 4 xícaras
  • Forma redonda de 25cm: 11 xícaras
  • Forma com furo de 20cm: 6 xícaras
  • Forma com furo de 25 x 9cm: 12 xícaras
  • Forma retangular 28 x 18 x 5cm: 6 xícaras
  • Forma retangular 33 x 23 x 5cm: 14 xícaras

Compre formas de bolo no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários modelos de formas de bolo para escolher o que irá atender melhor as suas necessidades. Para ficar ainda melhor, todos os produtos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Venha conferir outros itens voltados para confeitaria: