Churrasqueiras

3 Produtos
Ordenar por

Onde usar a churrasqueira?

Para ter uma churrasqueira em casa, basta ter um espaço que seja ventilado para levar embora a fumaça e o cheiro da carne. Mas é preciso tomar cuidado para não escolher um local que bata vento de frente, pois assim o fluxo de ar poderá deixar a carne dura ou emborrachada.

Dentre os possíveis espaços para colocar a churrasqueira estão a cozinha, varanda, área gourmet ou quintal. E, para facilitar a escolha, vale ter em mente qual tipo de churrasqueira você prefere: a carvão, gás ou eletricidade.

Vantagens da churrasqueira

A primeira e principal vantagem da churrasqueira é que ela pode ser utilizada para preparar diferentes tipos de carnes e acompanhamentos. Além disso, ela pode ser alimentada por carvão, lenha, energia elétrica ou gás, tudo irá depender das suas necessidades e do espaço disponível para alocá-la.

Vale também ressaltar que há diversos modelos de churrasqueiras, como as de uso fixo ou portátil. Há também alguns tipos que são mais fáceis de limpar e aqueles que funcionam sem precisar que alguém fique virando a carne.

Tipos de churrasqueira

O modelo mais tradicional é a churrasqueira a carvão, já que ela deixa as carnes mais suculentas e com sabor defumado. Ela é muito versátil, podendo ser feita de tijolo, cimento ou metal. Além disso, ela pode ser fixa, instalada na parede ou até mesmo portátil, sendo assim ideal para quintais e áreas abertas.

A churrasqueira elétrica, por sua vez, é portátil e funciona ligada na tomada. Sua recomendação é para preparar assados sem fazer muita fumaça, tornando este modelo ideal para espaços pequenos e com pouca ou nenhuma ventilação. Além disso, pode ser de grelha, espeto e até mesmo ter compartimentos que giram automaticamente, aumentando a praticidade.

Há também a churrasqueira a gás que pode funcionar através de botijão ou encanamento de gás natural. Este é um modelo prático para ambientes com pouca ventilação, já que não faz muita fumaça e é fácil de limpar. Além disso, ela garante um preparo da carne muito mais rápido do que nos modelos de carvão e possui um botão de acionamento automático e grelhas que giram automaticamente.

A churrasqueira a bafo é outro modelo e recebe este nome pois a fumaça que sai durante o preparo das carnes fica dentro do recipiente e distribui o calor por todo o alimento, fazendo com que ele asse por igual e reduzindo seu tempo de preparo. Além disso, por possuir uma tampa, funciona como um forno e pode ser usada para assar carnes de preparo longo, como o pernil. O resultado ao optar por este tipo de churrasqueira é uma carne macia, suculenta e com um forte sabor de defumada.

Já a churrasqueira de fogão é um modelo muito mais prático, onde as pessoas só precisam encher um compartimento com água, ligar a boca do fogão, aquecer ela e colocar na grelha os alimentos que serão preparados. A carne não ficará com um sabor muito forte de defumado, porém ficará bem macia.

Por fim, há a churrasqueira rotativa que possui esse nome devido ao sistema rotativo automático para cada espeto, com controle para cada queimador, sendo possível preparar carnes de variados tipos e controlar o ponto de cada uma. O mais indicado é escolher os modelos com luz interna para acompanhar o tempo de preparo e que tenham uma porta de vidro temperado, para assim ajudar na circulação do calor, facilitando o cozimento da carne e não produzindo fumaça.

Materiais das churrasqueiras

Existem diversos materiais de fabricação das churrasqueiras e cada um induz um resultado diferente no alimento. Então, para facilitar a escolha, separamos os principais e destacamos suas características. Confira:

  • Churrasqueira de alvenaria: modelo mais tradicional; recomendado para áreas amplas, como varanda ou espaço gourmet; pode ser construída, feita sob medida ou pré-moldada; possui desempenho térmico superior aos demais tipos; tem alta durabilidade;
  • Churrasqueira de vidro: possui design moderno e sofisticado; pode vir com detalhes em aço inox ou madeira; conta com uma coifa para direcionar a fumaça;
  • Churrasqueira metálica: o modelo de alumínio é pouco recomendado e pode enferrujar em contato com altas temperaturas; o de ferro fundido é mais resistente e tem durabilidade maior; a de aço inox esquenta bastante, não enferruja e é mais fácil de limpar.

Compre churrasqueiras no WestwingNow

No WestwingNow você encontra vários modelos de churrasqueiras para escolher o que irá integrar melhor os espaços da sua casa e facilitar o preparo dos alimentos. O melhor é que todas as peças estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Veja também outras peças para complementar o cantinho do churrasco: