A força do feminino | WestwingNow
124 Produtos
Ordenar por

Dia Internacional da Mulher: o universo criativo de Juliana Pippi

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o WestwingNow apresenta o universo criativo da arquiteta e urbanista Juliana Pippi. Uma mulher com 20 anos de carreira e uma trajetória marcada pela força e sensibilidade que transmite em seus projetos.

“Minha força está na sensibilidade em escolher cores, texturas e materiais, ligando a elementos brutos da natureza”, fala a arquiteta. Com o trabalho focado em arquitetura e interiores e decoração, Juliana leva poesia e alma às casas que projeta. “O meu prazer é traduzir sonhos em forma de ambientes”, define.

Na prática, o décor de Juliana tem elementos com materiais e texturas da natureza, iluminação natural e sua marca registrada: tons de azul, que dão um toque especial aos espaços. Podemos dizer que a arquiteta transforma espaços e modos de viver com a trinca leveza, fluidez e natureza.

Neste 8 de março, celebramos o trabalho de Juliana e te convidamos a se inspirar por seu olhar. Abaixo, falamos mais sobre os principais elementos dos projetos da arquiteta.

A força do feminino

Ao pensar em como sua força feminina está refletida no trabalho, Juliana destaca sua sensibilidade em combinar cores, texturas e diferentes materiais. Para dar um contraponto no ambiente, ela gosta de ligar esses itens a elementos brutos da natureza, como a madeira e o concreto. Esse mix proposto em seus projetos equilibra os ambientes, tornando quartos, salas e banheiros mais aconchegantes.

Inclusive, sua prioridade ao pensar em um projeto de arquitetura interna é fazer com que os espaços sejam aconchegantes e, ao mesmo tempo, funcionais. Para isso, ela conta que é importante entender bem a vida de quem vai morar ali: a rotina, gostos, destinos turísticos e o que as inspiram. É importante observar onde está o olhar daquele morador, para, então, pensar em um ambiente que atenda às necessidades, aconchegue e inspire no dia a dia.

Elementos e texturas da natureza

Quando falamos sobre o trabalho da arquiteta, é impossível deixar os elementos naturais de lado. Juliana gosta de trazer a natureza aos seus projetos e investe em uma decoração tanto com tecidos de algodão e linho (em móveis como poltronas e sofás, por exemplo) quanto com acabamentos de pedra e concreto. É o que ela chama de “verdade dos materiais”, que pode ser sentida e observada em toda a casa.

“Quando conseguimos trazer a natureza para casa, trazemos acolhimento”, comenta. O toque em uma toalha de linho, em uma cadeira de palhinha ou em uma capa de almofada de crochê são apenas alguns exemplos de como esses materiais naturais podem fazer parte da decoração.

Outra forma de trazer as texturas da natureza ao décor é resgatar as raízes brasileiras e buscar itens do artesanato brasileiro e elementos naturais do próprio país. Assim, a sensação de lar e aconchego também tomam conta do ambiente, além de, claro, decorar o espaço de forma original/

Presença dos tons de azul na decoração

Não há dúvidas de que o azul é marca registrada do trabalho da arquiteta Juliana Pippi. Mais do que isso, é a forma como ela leva a beleza do céu e do mar para dentro do morar. Juliana explora diferentes tons de azul na decoração para aproximar as pessoas desses elementos tão fortes da natureza.

Para fazer uma decoração com azul sem quebrar a leveza do ambiente, Juliana aposta em pontos de cor. Ou seja, o azul pode aparecer em uma parede, na estampa de uma capa de almofada ou em uma caneca, sempre combinado aos tons neutros dos outros objetos do décor.

Além disso, Juliana navega entre as diferentes tonalidades do azul, escolhendo o que fica mais harmônico naquele ambiente. Em seus projetos, você vai encontrar azul royal, azul turquesa e as outras tantas possibilidades que a cor permite. Para garantir a suavidade do espaço, os outros itens aparecem em branco, bege e outras cores mais neutras.

Em um quarto com as paredes brancas, por exemplo, a cabeceira da cama pode ser azul, assim como um detalhe na roupa de cama. Cada espaço deve ser pensado com o cuidado e a atenção que merece para levar um toque de natureza, transmitindo leveza e paz.

Iluminação natural

A iluminação natural tem papel fundamental nessa fluidez da decoração. Uma casa bem iluminada tem o poder de transformar o mood de quem mora ali. Juliana sabe bem esse poder e faz questão de planejar os espaços pensando nisso. Para ela, a iluminação deve ser pensada para dar fluidez ao espaço.

“Gosto de trabalhar com a iluminação natural para deixar o ambiente mais leve. O espaço deve falar por si só e as cores claras ajudam a refletir isso”, explica. Nesse sentido, branco, cru e bege são as cores que predominam em grandes itens, como sofás, cortinas, colchas e toalhas.

Uma casa bem iluminada com luz natural é o segredo para espaços mais confortáveis e acolhedores. Além da vantagem da claridade em momentos de trabalho, a iluminação natural nos presenteia com as sombras e tons do nascer ou pôr do sol.

Curadoria inspirada no olhar de Juliana Pippi

Os detalhes do trabalho de Juliana Pippi são inspiradores, né? Envolvidos por esse olhar criativo e poético da arquiteta, preparamos uma curadoria especial de produtos. São itens para deixar a casa com esse ar leve, misturando texturas e elementos da natureza. Sem falar na presença do azul, que você encontra em itens de decoração para os diferentes espaços. Explore as possibilidades desse décor e aproveite as vantagens do WestwingNow!