Iluminação

421 Produtos
Ordenar por
Como escolher a luz ideal? | WestwingNow

Iluminação: essencial para todas as casas

Ao pensar na decoração de uma casa, não dá para abrir mão da iluminação. Além de cumprir com seu papel funcional, quando escolhida adequadamente, ela também oferece um valor estético à composição. Por isso, vale sempre ter em mente que para cada cômodo e proposta existe um tipo de iluminação e lâmpada diferente.

No caso das cozinhas, por exemplo, o mais indicado é pensar e garantir uma iluminação sem sombras, já que neste ambiente é realizado o preparo das refeições. Para o caso de casas ou apartamentos com ambientes integrados, o ideal é adotar a mesma linguagem visual através da temperatura de cor e luminárias.

Dicas para uma iluminação ideal

A iluminação da casa é essencial para muitos objetivos, mas principalmente para ambientes internos dos cômodos e para possibilitar a realização de certas atividades durante as horas mais escuras do dia.

Pensando nisso, é possível concluir que há três tipos de fontes de luz muito importantes: a iluminação indireta, luminárias de trabalho e iluminação direta, focada em determinados pontos. Com a combinação destes tipos, você conseguirá a combinação perfeita entre luz e espaço, fazendo com que o mesmo esteja sempre preparado para qualquer situação de iluminação.

A dica para não errar é misturar luzes de baixo contraste com luzes de alto contraste. Isso porque, a iluminação indireta (de baixo contraste) fornece uma luz muito suave e agradável, permitindo que os olhos possam relaxar. Porém, em alguns momentos, essa luz pode se tornar cansativa e, por isso, é necessário ter uma luz de alto contraste para balancear.

Para realizar algumas tarefas, como trabalhar, cozinhar e ler, é necessário ter uma luz contrastada e que proporcione um foco de iluminação concentrado inteiramente no que estará sendo realizado. Além disso, em certos locais, a iluminação direta é essencial para criar pontos de luz que preenchem os espaços com calor e conforto. Para ficar ainda melhor, estes leves toques de luz destacam acessórios decorativos ou até mesmo pequenas peças de móveis.

Em relação às estações do ano e à temperatura, também é válido pensar na melhor iluminação. Para dias mais frios e escuros, pequenas fontes de luz ajudam a melhorar o humor e aumentam a sensação de conforto e bem-estar. Vale sempre encontrar um local ideal, montar um jogo de luz e sombras, criando contrastes com diferentes intensidades de luz para uma iluminação sem erros.

Tipos de iluminação

Há uma grande variedade de tipos de lâmpadas e luminárias, responsáveis pela criação de uma iluminação bonita e equilibrada para a casa. Confira alguns deles para te ajudar a escolher os modelos (per)feitos para sua casa:

  • Spots e holofotes: quando projetados contra o teto, criam uma luz indireta suave e agradável;
  • Arandelas: excelentes para a decoração de parede; projetam sua lâmpada para cima e para baixo, obtendo assim uma luz muito suave;
  • Luminárias de teto: formam o ponto focal de cada cômodo e garantem uma luz que ilumina uniformemente;
  • Pendentes: apesar de projetarem uma luz uniforme, também criam sombras. Por isso, devem sempre ser usados em combinação com outras lâmpadas e luminárias;
  • Luminárias de mesa: funcionam mais como acessórios, graças ao seu tamanho compacto e inúmeras possibilidades de adaptação;
  • Luminárias de piso: essenciais para garantir uma boa iluminação. Sua luz dá um toque agradável e acolhedor a qualquer ambiente.

Dicas para iluminação externa

A iluminação é muito importante em todos os ambientes da casa, especialmente em áreas ao ar livre como jardins, terraços, varandas ou até mesmo a própria fachada da casa ou apartamento.

Para estes espaços, a iluminação é imprescindível para destacar peças de decoração de jardim ou também para iluminar uma mesa bonita que você tenha no seu terraço ou varanda. Além disso, a iluminação faz-se necessária por questões de segurança, permitindo que você enxergue melhor o lado de fora da casa, mesmo estando na parte interna. Por fim, com uma boa iluminação, você previne tombos, quedas e outros pequenos acidentes domésticos.

Iluminação: como escolher as lâmpadas

Com tantos modelos de lâmpadas, fica difícil saber quais as diferenças entre elas e quais são suas principais utilidades. Por isso, vamos te ajudar nesta tarefa e facilitar a escolha na hora de criar diferentes graus e intensidades de iluminação.

Atualmente, as lâmpadas mais utilizadas são as incandescentes, pois possuem uma luz amarela e quente. Porém, este tipo clássico de lâmpada é um dos que mais consome energia, sendo assim necessários pensar em alternativas para substituí-lo.

Lâmpadas com halógenos, por exemplo, fornecem uma iluminação clara e brilhante, sendo assim ideais para iluminar áreas de trabalho, cozinhas e os cantinhos de leitura. Geralmente encontradas em tamanho compacto, são utilizadas em spots, holofotes e refletores.

Além delas, as lâmpadas de baixo consumo estão ganhando cada vez mais espaço nas casas, já que ajudam a economizar energia, além de serem muito duráveis. Porém, a desvantagem deste tipo é que elas precisam de um tempo para acenderem completamente até atingirem o brilho máximo.

Um tipo de lâmpada que pode se tornar um grande aliado da iluminação é a LED, que possui uma boa durabilidade, eficácia energética e emite pouco calor. Mas, vale lembrar que dentre as desvantagens está o fato de projetarem uma luz mais fria e possuírem um preço um pouco mais elevado.

Portanto, para ajudar na escolha da lâmpada ideal, vale sempre colocar no papel qual o seu principal objetivo com a iluminação no ambiente e quanto você está disposto a gastar para atingir isto.

Iluminação no WestwingNow

No WestwingNow você encontra uma grande variedade de artigos para iluminação, com modelos disponíveis para todos os cômodos da casa. Por aqui você também encontra a vantagem de todos os produtos estarem disponíveis a pronta entrega, chegando mais rápido a sua casa.

Além disso, no WestwingNow você pode escolher a melhor maneira para encontrar oque procura. Seja através da nossa ferramenta de busca ou das categorias de iluminação, garantimos que você vai se apaixonar e encontrará a iluminação ideal.

Confira outras categorias de iluminação: