Varão de cortina

40 Produtos
Ordenar por

O que é varão de cortina?

O varão é uma peça utilizada para dar suporte à cortina e é muito prática, já que possibilita colocar e tirar o tecido na hora de lavar. Além disso, há uma grande variedade de cortinas de varão, incluindo os modelos com ilhós, argolas, laço e passa barras.

Outra vantagem do varão de cortina é que, diferentemente do trilho suíco que serve apenas para cortinas que chegam ao teto, ele pode ser instalado a poucos centímetros acima da cortina ou ir também até o teto.

Por fim, a instalação do varão é simples e prática, já que é necessário apenas um suporte de cada lado e talvez um no centro, dependendo do modelo de janela. Isso garante um resultado clean e elegante, facilitando a combinação com a decoração do ambiente.

Tipos de varão de cortina

Para facilitar a harmonização com o ambiente, há diversos modelos de varão, como o varão de cortina cromado, o varão de pressão e o suporte duplo para varão. Destes tipos citados, o mais diferente é o de pressão, que trata-se de um modelo que não precisa furar a parede para instalar.

O que pode diferenciar as peças é a grossura do varão, que irá depender do design e também do peso da cortina. Para isso, tenha em mente que o varão mais grosso é ideal para decorações mais rústicas, enquanto os fininhos combinam com decorações mais sofisticadas.

Com estes detalhes em mente, fica mais fácil escolher o suporte de varão de cortina. Basta combinar a peça com o restante do ambiente e garantir que ela tenha a funcionalidade desejada.

Qual a altura ideal para varão de cortina?

Se a janela for muito pequena e com bastante parede ao lado, a cortina deverá cobrir apenas a parte da janela para ficar proporcional. Dessa forma, o mais indicado é colocar um varão de 20 cm acima da janela e que seja 10 ou 15 cm mais comprido para os lados.

Já se a janela tiver um tamanho proporcional à parede, porém com um pé direito muito alto, a dica é instalar o varão no meio do caminho, entre a parte superior da janela e o teto. Nesse caso, a regra para as laterais mantém a mesma, com 10 a 15 cm de sobra para cada lado.

Por fim, certifique-se que a cortina chegue quase ao chão e não fique arrastando. Isso levará ao ambiente uma sensação de amplitude, além de controlar a intensidade de luz que entrará no cômodo.

Onde comprar varão de cortina?

No WestwingNow você encontra vários modelos de varão de cortina para escolher o que mais combina com o seu ambiente e que atenderá melhor as suas necessidades. O grande diferencial é que, por aqui, todas as peças estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Veja também outros tipos de cortinas para complementar as janelas: