Jogos americanos e Sousplats


O jogo americano e o sousplat são duas peças que agregam elegância à mesa posta. O jogo americano redondo e sousplat podem ser usados juntos ou separados, de acordo com o nível de requinte da ocasião.


O sousplat e jogo americano de crochê retangular servem como suporte para os pratos e marcadores de assentos, além de evitar que a mesa fique suja durante as refeições.


Escolha os seus jogos americanos para manter a decoração da mesa posta sempre linda e sofisticada!


Jogo americano: melhores modelos


O lugar americano Westwing pode ser encontrado nos mais variados formatos e modelos. Ou seja, você pode encontrar desde um jogo americano redondo ou jogo americano retangular a um lugar americano de crochê quadrado feito em material natural.


Além dos tecidos diversos que os compõem, há uma infinidade de cores de jogos americanos dentre as quais escolher. Você pode, por exemplo, destacar a sua mesa com um jogo americano 6 peças branco ou jogo americano de mesa vermelho, ou apostar em um lugar americano estampado e cheio de cor!


Confira alguns modelos de kit de lugar americano que vão transformar a sua mesa posta e levar mais funcionalidade e beleza ao ambiente:


  • Jogo americano de crochê retangular: para uma casa mais rústica, com mesa de jantar de madeira, por exemplo, os modelos mais simples e tradicionais caem muito bem. Você pode utilizar o lugar americano de crochê quadrado em uma cor só, por exemplo, o laranja.
  • Jogo americano de tecido: este modelo proporciona mais sofisticação no preparo de eventos refinados.
  • Lugar americano infantil: inspiração é o que não falta na hora de confeccionar um jogo americano estampado infantil. Porém, na hora de escolher o melhor modelo você precisa avaliar as necessidades da criança.
  • Lugar americano liso: fácil de combinar com outros acessórios de mesa posta com o seu jogo americano bambu.
  • Jogo americano impermeável: perfeito para quem deseja mais praticidade na hora de limpar.
  • Lugar americano moderno: ideal para quem prefere montar eventos mais descontraídos e dentro das tendências de decoração.

Qual é a diferença entre sousplat e jogo americano?


O lugar americano e o sousplat são dois têxteis de mesa comumente usados durante a montagem da mesa posta. A principal diferença entre os dois é a funcionalidade de cada um.


Os jogos americanos são uma espécie de toalha de mesa menor, responsável por manter pratos, copos, talheres e guardanapos bem organizados. Já o sousplat é um suporte redondo apenas para pratos.


Eles ficam lindos sobre a mesa de jantar, seja para almoços, jantares ou até mesmo brunchs em datas especiais. Independentemente do dia, use o lugar americano e o sousplat para deixar a decoração da mesa mais bonita.


Sousplat para mesa posta perfeita


O sousplat é uma ótima opção para quem deseja montar uma mesa posta perfeita. Essas peças, assim como os lugares de mesa, acrescentam mais beleza à composição.


Existem diferentes modelos de sousplat para você comprar, entretanto, o sousplat de crochê é um dos que mais se destaca. Essa peça de tecido acrescente estilo e conforto tátil em uma só tacada, e dá vida a louça que estiver decorando.


Uma dica é evitar que lugar americano com sousplat fique muito próximo à borda da mesa. O ideal é deixar, pelo menos, 2,5 cm de borda livre. Dessa forma, a peça não encostará nas roupas dos convidados e não haverá riscos de acidentes com os pratos.


Por fim, procure sempre harmonizar todas as peças que possam ser utilizadas com o resto da decoração. Apesar de ser um item muito funcional, o sousplat é também uma ótima oportunidade de deixar a mesa mais bonita e elegante em qualquer ocasião.


Como usar o jogo americano?


O jogo americano deve ser posicionado sobre a mesa posta, após a toalha de mesa. Ele deve demarcar o assento de cada convidado, de modo a manter familiares e amigos bem dispostos e acolhidos à mesa.


O melhor é que você pode escolher o modelo que quiser! Como visto, há diversos tipos de jogos americanos, para diferentes estilos e momentos. Os modelos lisos, por exemplo, são ótimos para o dia a dia. Já peças feitas em bambu são perfeitos para quem gosta de levar naturalidade à mesa.


Então, após escolher o jogo americano quadrado e posicioná-lo, basta organizar os talheres, copos, taças e pratos sobre ele, de acordo com as regras de etiqueta.


Pode usar jogo americano em cima da toalha de mesa?


Uma das dúvidas mais frequentes é se podemos usar o jogo americano sobre a toalha de mesa. E a resposta é sim! Você pode ornamentar a mesa como preferir. Em ocasiões mais importantes a dica é escolher uma toalha mais refinada ou dispensar seu uso. Fica a seu critério. O efeito do kit jogo americano diretamente sobre a mesa é encantador!


Opções para o seu jogo americano e sousplat não vão faltar. Aqui na WestwingNow você encontra uma seleção que preparamos para você personalizar sua mesa posta da maneira que preferir.

927 Produtos
Ordenar por

Jogo americano e sousplat: por que comprar?

O sousplat e o jogo americano são elementos que trazem mais elegância na hora de montar a mesa posta, responsáveis por trazer conforto tátil e também movimento para a composição. Assim como a toalha de mesa, o jogo americano e sousplat são muito desejados.

Jogos americanos: para que servem?

Os jogos americanos de tecido servem para facilitar a rotina. Lavar toalhas de mesa manchadas e deixá-las limpinhas para serem utilizadas novamente é algo muito trabalhoso. Então, para não precisar mais fazer isso, você pode optar pelos jogos americanos.

Práticos e versáteis, os modelos de jogos americanos podem ser utilizados em diversas ocasiões. No dia a dia da sua casa, em jantares ou almoços, eventos e cafés da tarde. Dentre as opções mais comuns estão o jogo americano redondo, quadrado e o jogo americano de crochê retangular.

Além disso, não importa o modelo da sua mesa de jantar, você sempre encontrará um modelo de jogo americano ideal. E o melhor, não há restrições: os lugares americanos sempre caem bem, não importa o tipo de refeição. O jogo americano 6 peças pode inclusive ser o detalhe perfeito para complementar uma decoração bem elaborada.

Jogo americano redondo

Que tal um jogo americano redondo para sair do óbvio? Embora os modelos mais comuns sejam os retangulares, peças redondas levam um charme extra à mesa posta! Devido ao seu formato, esse tipo de jogo só comporta os pratos.

Uma ótima pedida é utilizar o jogo americano redondo com sousplat em ocasiões importantes, para deixar a mesa posta ainda mais sofisticada. Use seus melhores talheres e louças para deixar todos os convidados ainda mais à vontade e impressionados.

Jogo americano retangular ou quadrado

O jogo americano retangular é o mais conhecido. Ele é utilizado nas mesas mais simples às mais requintadas, de maneira prática e funcional.

Também há opções de jogo americano quadrado, no entanto, eles são mais difíceis de encontrar. De todo modo, também deixam a mesa elegante. Por ser uma peça menor, em geral, esse tipo de jogo comporta apenas os pratos e os talheres.

Jogos americanos: como decorar?

Você pode incrementar a decoração da sua mesa utilizando o jogo americano. Além de ser prático, se você tiver uma mesa diferenciada vai gostar de utilizá-lo. Em uma mesa de vidro, por exemplo, o jogo americano sofisticado permite que a característica mais marcante do móvel fique exposta.

O jogo americano de mesa liso branco é o mais recomendado para quem deseja decorar com facilidade. Já o jogo americano estampado é ideal para quem deseja acrescentar cor.

Caso não queira que o móvel fique aparente, pode elaborar uma composição utilizando a toalha de mesa e o lugar americano. A dica é dispor sobre a toalha um modelo de jogo americano 6 peças elegante que complemente as cores da mesa, como o jogo americano retangular vermelho ou o jogo americano preto, ajudando a destacar as louças.

Sousplat X jogo americano

A diferença entre o sousplat e o jogo americano é simples, enquanto o primeiro serve apenas de apoio para o prato, o lugar americano também pode ser o apoio de talheres e outros itens de mesa posta.

Então o jogo sousplat nada mais é do que um item para ser utilizado embaixo do prato. Ele possui uma função que vai além da decoração da mesa, já que exerce papéis fundamentais, principalmente no que diz respeito à etiqueta.

E o lugar americano pode ser utilizado embaixo do prato, assim como em ocasiões formais ele pode ser colocado embaixo do sousplat.

O sousplat serve, principalmente, para proteger a toalha de mesa de resíduos de comida que podem cair durante as refeições. Mas a peça também pode exercer a função de evitar que a louça escorregue na toalha, garantindo a estabilidade do prato. Além disso, o sousplat também pode ser usado para marcar os lugares de cada convidado, criando uma base para a distribuição da louça.

Jogos americanos para proteger a mesa

Não é nada agradável quando a refeição termina e ao recolher os itens na mesa você percebe manchas no móvel. Ou ainda, se sua mesa for de vidro, você pode encontrar os tão temidos riscos.

Tanto os próprios alimentos quanto o calor dos pratos podem manchar a madeira. Por isso, é sempre bom evitar o contato direto com o móvel na hora das refeições e a maneira mais fácil de fazer isso é através do kit de jogos americanos.

Além disso, o lugar americano podem servir também para forrar os locais de refeição, preservando assim a higiene do local.

Como usar jogos americanos de tecido?

O lugar americano moderno é um item muito versátil. Você pode utilizá-lo em todos os modelos de mesas, em diferentes ocasiões e em todas as refeições. Basta usar a criatividade e entender um pouco sobre cada modelo de jogo americanos.

Existem jogos americanos fabricados em diversos materiais e, por isso, você pode usar e abusar dos modelos. Mas se você está em busca de uma peça prática e funcional, a melhor opção é o jogo americano de crochê retangular.

Para não errar na hora de utilizar o lugar americano, nossa dica é escolher um modelo que tenha uma largura entre 37 e 45 centímetros. Este tamanho é ideal para compor os pratos e talheres de cada lugar na mesa.

Escolhendo o lugar americano perfeito

Para escolher o jogo americano ideal, é essencial considerar alguns aspectos importantes. Primeiramente, pense no estilo e na decoração da sua mesa. Os lugares americanos vêm em uma variedade de materiais, como algodão, linho, plástico, jogo americano de bambu e PVC, cada um com seu próprio apelo estético. Opte por um jogo americano que complemente o estilo da sua mesa e a decoração da sua casa.

Além disso, leve em conta o tamanho do jogo americano tecido. Eles estão disponíveis em diferentes dimensões, desde os mais compactos para uma única pessoa até os maiores para acomodar toda a família. Considere também a forma do jogo, que pode ser retangular, redonda, quadrada ou até mesmo em formatos temáticos.

Sousplat: como usar?

O sousplat foi pensado para ser utilizado em refeições completas, que tenham, pelo menos, entrada, prato principal e sobremesa. É importante ressaltar que essa peça não deve ser usada para refeições com apenas um prato. E não se esqueça: na hora de servir a sobremesa, retire o sousplat.

No momento que os convidados chegam, ele já deve estar posicionado na mesa. Caso você vá servir pratos já montados, a peça pode ficar sozinha na mesa para demarcar o lugar de cada convidado. Caso contrário, os outros pratos que serão servidos devem ser dispostos sobre o sousplat.

Mas atenção, você não deve colocar nada além dos pratos em cima do sousplat. Itens como talheres, guardanapos e outras decorações devem ficar sobre a toalha de mesa ou sousplat.

Tipos de sousplats

Uma das grandes vantagens do sousplat é que ele está disponível em vários modelos diferentes para você escolher o que mais se adequa ao seu estilo e combina melhor com as louças. Confira um pequeno guia com tipos de sousplats:

  • Sousplat de crochê: há uma grande variedade deste tipo de sousplat, isso porque eles podem ser feitos com linhas de diversas cores ou com desenhos diferentes para dar um toque especial na mesa posta. Sua grande vantagem é que pode ser lavado facilmente;
  • Sousplat de MDF: estes modelos podem receber detalhes bem bonitos e também são mais fáceis de limpar, já que basta utilizar um pano úmido com um pouco de álcool. Para inovar, você pode fazer um sousplat de MDF revestido com tecido;
  • Sousplat de tecido: perfeitos para deixar a decoração da mesa com um toque mais delicado, sem abrir mão do estilo e sofisticação;
  • Sousplat dourado: excelente para a decoração de mesas mais requintadas, como em ocasiões especiais e festas. A dica para quem quer aderir a este estilo aos poucos, é investir nos modelos que tem apenas um toque de dourado nas bordas.

Como dispor o sousplat na mesa?

Ao montar uma mesa posta com a presença do lugar americano, o ideal é posicionar a peça no centro de cada lugar, a 2,5 cm da borda da mesa. Em seguida, deve ser colocado o prato principal sobre o sousplat e por último deve vir o prato de entrada.

Após colocar os pratos, disponha a faca à direita das louças, com o corte virado para dentro. A colher deve ficar à direita da faca e o garfo à esquerda dos pratos. Em relação a posição dos guardanapos, a dica é dispor eles sobre o prato de entrada.

Quando usar sousplat e jogo americano?

O jogo americano e sousplat devem ser usados sempre que você quiser montar a mesa posta com mais requinte e sofisticação.

Seja na cozinha ou na sala de jantar, essas peças vão deixar a sua mesa muito mais elegante. Lembre-se apenas de combinar as cores e estilos dos itens, para deixar o ambiente harmônico.

Eles podem ser posicionados diretamente sobre o móvel, ou sobre a toalha de mesa. Além disso, ficam lindos quando combinados com caminhos de mesa e itens tradicionais, como talheres, copos e taças.

O lugar americano e sousplat podem ser usados em conjunto, sobretudo em eventos que pedem ainda mais luxo no ambiente. A união dos itens é fantástica!

Cuidados com os lugares americanos

Para manter seu jogo americano de mesa em ótimo estado por mais tempo, é importante seguir algumas recomendações de cuidados e manutenção. Veja algumas dicas úteis:

  • Lave conforme as instruções: Antes de lavar o jogo americano, verifique as instruções de cuidado fornecidas pelo fabricante. Alguns jogos americanos podem ser lavados na máquina, enquanto outros exigem lavagem à mão.
  • Remova manchas imediatamente: Se ocorrerem manchas durante o uso, trate-as imediatamente. Use um detergente suave ou um produto específico para remover manchas e siga as instruções de aplicação.
  • Evite exposição prolongada ao sol: A exposição excessiva ao sol pode desbotar as cores do seu jogo americano. Evite deixá-lo exposto diretamente à luz solar por longos períodos.

Onde comprar jogo americano e sousplats?

Na WestwingNow você encontra diferentes modelos de sousplat e jogos americanos e muitos outros itens para compor a sua mesa posta que vão de taças a talheres. Tudo para compor com delicadeza, sofisticação e muito estilo.

Por aqui, você também encontra o WestwingDesign, nossa consultoria de design de interiores online, onde você escolhe os ambientes que deseja transformar e encontra seu estilo junto de um expert by Westwing. É só escolher o plano que mais combina com você, enviar suas inspirações e aguardar o projeto para redecorar.