Plafon


Antes de escolher qualquer detalhe relacionado ao plafon, vale sempre separar um tempinho para ler atentamente o manual do fabricante para seguir as recomendações.


Quais lâmpadas utilizar no plafon?


Dentre as lâmpadas disponíveis para este tipo de luminária, as mais adequadas são as versões em LED, já que garantem maior economia de energia elétrica, por possuir um consumo muito inferior a outras lâmpadas.


Além disso, vale se atentar para a intensidade da iluminação para conseguir criar um ambiente agradável. O ideal é ter de 700k a 3000k na escala Kelvin.


Dicas para limpar o plafon


Uma regra geral para todos os tipos de plafon é não utilizar produtos abrasivos. Além disso, vale ler o manual para verificar se há alguma recomendação específica.


Para conseguir limpar os plafons com facilidade, você pode utilizar um pano úmido com água morna e detergente neutro para remover as sujeiras mais difíceis. Para os modelos de plafons mais delicados, um espanador em pó pode bastar para garantir a limpeza da peça.


Confira outros tipos de luminárias:

166 Produtos
Ordenar por

Importância dos plafons na iluminação

O plafon é uma forma de luminária que pode ser embutida ou não, não possui ramificações e é fixado diretamente no teto. Além disso, ele é essencial para levar ao ambiente mais funcionalidade, conforto e estética.

Todos esses detalhes são muito importantes para que os espaços da casa recebam a luz correta e, dessa forma, fiquem mais bonitos, aconchegantes e práticos.

Por que usar o plafon?

Os plafons são tipos de luminárias ideais para cômodos com pé direito baixo e espaços pequenos. Para ficar ainda melhor, eles são peças versáteis, podendo produzir efeitos indiretos, com a luz irradiando para o teto e refletindo no ambiente.

Essa dica é essencial para quem quer transmitir uma sensação de espaços maiores, além de proporcionar cantinhos mais aconchegantes com esta iluminação.

Onde dispor o plafon

A grande vantagem do plafon está no fato de ser muito versátil e poder ser utilizado para levar luz a todos os ambientes da casa.

Nas salas de estar e TV, o plafon pode ser utilizado como uma alternativa de iluminação direta e indireta, dando a sensação de conforto. Para estes casos, recomenda-se as lâmpadas fluorescentes ou de LED amarelada. Nestes ambientes, você também pode utilizar o plafon para valorizar os adornos decorativos.

Já no quarto, este tipo de luminária pode ser utilizada de forma indireta, aumentando o aconchego. Para este caso, a dica é apostar nas lâmpadas amarelas, garantindo assim todo o conforto na hora do descanso e a iluminação adequada para escolher a roupa.

No banheiro, o recomendado é usar plafons com bases acopladas a cúpulas em acrílico ou vidro leitoso, protegendo assim as lâmpadas do ambiente úmido. Para a área do espelho, a melhor opção é a lâmpada branca ou neutra, para garantir melhor iluminação no momento de se arrumar e fazer maquiagem, permitindo uma melhor visão no reflexo do espelho.

O hall de entrada, por ser um ambiente muito amplo, funciona melhor com lâmpadas fluorescentes brancas, que passam a sensação de aumentar o cômodo. Isso é ideal para garantir a iluminação de todo o espaço sempre que você precisar. A dica é apostar em um plafon direcionado para o local de guardar chaves ou então para o aparador.

Por último, mas não menos importante, o plafon na cozinha funciona melhor com lâmpadas fluorescentes brancas, que iluminam mais e ajudam no preparo das refeições.

Tipo de iluminação do plafon

Os plafons com iluminação indireta direcionam a luz para o teto. Neste caso, a ideia central é que a luz seja refletida no teto e espelhada para o ambiente de forma uniforme. Por isso, estes modelos de plafons não podem ser embutidos.

As luminárias com iluminação direta são uma garantia para manter o ambiente completamente iluminado. A luz se espalha através da cúpula de maneira geral e difusa, destacando assim todos os detalhes do ambiente.

Compre plafons no WestwingNow

No WestwingNow você encontra uma grande variedade de plafons para escolher o que melhor combina com os ambientes da sua casa. Para ficar ainda melhor, todas as peças estão disponíveis a pronta entrega.

Para auxiliar a montar a iluminação, você pode navegar em nosso site através da ferramenta de busca ou das categorias de iluminação. Confira algumas delas: