Formas

Detalhes importantes para garantir a forma ideal


Existem diversos tipos de formas para cozinha, cada uma recomendada para um preparo específico, de acordo com as suas características. A forma de bolo, por exemplo, costuma ser maior que a forma de pizza, porque precisa ter espaço o suficiente para a massa crescer.


Há alguns detalhes que não podem passar despercebidos.

  • Peças mais grossas ajudam a assar bem e deixam receitas mais saborosas, como a forma de pudim.
  • Formas com tamanho maior que 30 centímetros evitam que bolos fiquem crus no meio.
  • Modelos com as laterais maiores assam de maneira devagar, enquanto laterais mais baixas são indicadas para preparações rápidas e simples, como cookies e pizzas.
  • Tenha sempre peças com tamanhos diferentes. Que tal investir em um jogo de formas? Assim, é possível fazer criações diferentes e incríveis, em camadas.

Os materiais também são importantes, porque, dependendo da forma é possível que o calor seja distribuído de maneira homogênea ou não. A forma de cerâmica pode ir ao forno e, ali, emite o calor uniformemente. Além disso, mantém a temperatura por muito mais tempo.


Ela é muito indicada para quem procura por uma peça funcional e bonita para servir na mesa posta.


Outro tipo de forma muito resistente e que assa de maneira homogênea são as feitas em aço carbono. Esse material possui alta durabilidade e é fácil de limpar. Prefira sempre a forma antiaderente, a qual os alimentos não grudam na superfície.


A forma de vidro é outra peça bonita e elegante. Como é transparente, é possível ver a parte interior das receitas, sejam doces ou salgadas. Ele é muito resistente a altas temperaturas, não retém odores, nem manchas.


Mas, para que cada receita saia perfeita, também é importante garantir um preparo preciso. Confira o que não pode faltar na sua cozinha:

196 Produtos
Ordenar por

Qual forma escolher para minha cozinha?

Forma de bolo, forma de pão, forma de cupcake, forma de pizza… Existem tantos modelos que, às vezes, pode parecer difícil escolher a peça certa para ter em casa! O ideal é sempre contar com modelos apropriados para as receitas mais prepara em casa.

Cada tipo de forma possui uma especificidade e detalhes que a faz ser indicada para diferentes preparos. De acordo com o formato, tamanho e material é possível identificar qual é a mais recomendável para o seu dia a dia.

Em suma, as formas são usadas para assar e cozinhar alimentos, mas também podem ser levadas à geladeira, de acordo com o preparo realizado. Dos cozinheiros mais experientes ao iniciantes, todos precisam ter, pelo menos, uma em casa para tornar todas as preparações práticas e fáceis.

Forma redonda

A forma redonda é uma das mais comuns para preparos doces. Elas são usadas para fazer tortas e bolos.

Uma das suas variações é a forma de pudim, que também pode ser usada no preparo de manjar ou pão doce. Ela possui um furo no meio e muita possuem tampa, detalhe auxiliar no preparo e transporte, sem derrubar o preparo.

A forma de torta ou cheesecake costuma ser chamada de forma crespa, devido às laterais arrendadas encurvadas. O modelo ajuda a deixar as laterais mais crocantes, enquanto o meio fica bem assado e macio. Também pode ser usada no preparo de quiches.

Forma retangular

Assim com o modelo redondo, essa peça é uma das mais comuns e versáteis entre os utensílios de cozinha. Isso porque pode ser usada em receitas salgadas, como lasanhas, mas nas doces também, como brownie e cookies.

Para preparos doces, forre a superfície com papel manteiga, assim evita-se que os alimentos grudem na forma. Para modelar a massa de maneira divertida, use cortadores para biscoitos.

A forma de pão é retangular, com formato estreito e laterais bem altas, para que a parte externa fique bem crocante e o interior macio.

Forma com fundo removível

Muito prática e de fácil manuseio, basta abrir a trava de segurança para desenformar bolos e tortas com muito mais praticidade, sem medo da receita rachar ou quebrar enquanto ainda está quente. Contudo, mesmo sendo uma forma com fundo removível, não se esqueça de untar a assadeira, para evitar qualquer complicação no desenforme.

Forma quadrada

A forma quadrada é menos usual, mas ainda assim é um modelo válido para se ter na cozinha, porque prepara tanto receitas salgadas quanto doces. Há modelos específicos para brownie, que acompanham cortadores.

Para cupcakes e muffins existem modelos unitários ou grandes. Geralmente, as formas possuem formatos divertidos para deixar a mesa posta ou qualquer ocasião ainda mais alegre e diferenciada.

Tipos de materiais

Além dos formatos, preste atenção ao material principal de cada modelo. Algumas das peças mais comuns são:

  • Forma de silicone: costuma ser antiaderente e maleável, por isso é fácil desenformar sem estragar os alimentos. Mas, como é muito sensível, é importante ter cautela durante o desenforme de receitas quentes.
  • Forma antiaderente: é muito recomendada, porque é fácil de lavar e manusear. Isso porque os alimentos não grudam na superfície. Neste caso, não é necessário untar a forma com manteiga.
  • Forma de alumínio: uma das mais usadas, esquenta rápido e de maneira uniforme. Ela evita que as receitas queimem no forno.

Onde comprar formas de bolo e outros modelos?

Tudo o que você precisa para renovar sua cozinha, você encontra no WestwingNow! Para todos os tipos de preparo, encontre formas de alta qualidade e resistentes. Todas estão disponíveis a pronta entrega e podem ser parceladas em até 10x s/juros. Gostou?

Faça receitas incríveis com os nossos produtos! Não se esqueça de conferir: