Coleção INNO | WestwingNow
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Estilo escandinavo como inspiração: tudo sobre a Coleção Inno

A Coleção Inno foi idealizada por alunos da FAAC-UNESP (Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design), em parceria com o Westwing, e traz um mobiliário inspirado no design escandinavo.

O contato entre o e-commerce e a universidade teve início em 2019, quando também surgiram as primeiras ideias para as peças. Como resultado, foram criadas uma mesa de cabeceira, bar, mesa de centro, estante e mesa lateral em cinco tons (rosa, azul, cinza, grafite e carvalho). O grande destaque dos móveis fica por conta do mix de materiais, linhas retas e pela multifuncionalidade.

Além de deixar os ambientes mais funcionais, os móveis com estilo escandinavo também podem servir de casinhas para o seu pet, integrando de forma fácil os dois universos. Um exemplo disso é a mesa lateral, que está disponível em versão com casinha para pet, fornecendo todo o aconchego que ele precisa e merece, e um toque especial de design para levar uma atmosfera mais elegante aos cômodos da casa.

Outra grande vantagem é que todas as peças também funcionam para integrar o home office e deixá-lo mais funcional. Vale usar a criatividade e dispor as peças da forma que achar melhor, sempre pensando em como utilizar 100% do seu potencial.

Dentre as principais características das peças da Coleção Inno estão o design atemporal, a estrutura e resistência da peça, que são evidenciados através do acabamento metálico. Segundo os criadores dos móveis, Guilherme Lourenção e Peter Kozlowski, no processo de criação, questões como funcionalidade e materiais foram colocadas em primeiro lugar. Além disso, as cores foram escolhidas para trazer um ar mais jovial à coleção.

Saiba o que é o estilo escandinavo da Coleção Inno

O design escandinavo foi criado no século XX e, como o próprio nome diz, surgiu na região da Escandinávia, composta por cinco países do norte europeu: Finlândia, Suécia, Islândia, Dinamarca e Noruega.

Este tipo de design foi pensado justamente por conta do frio severo e da escuridão causada pelo inverno. Dessa forma, ele propicia claridade e luminosidade no interior das casas, apostando em elementos funcionais e básicos.

Também conhecido como estilo nórdico, esse design tornou-se uma tendência mundial e é caracterizado pela funcionalidade, simplicidade e minimalismo. Além disso, ele preza por uma paleta de cores neutras, principalmente o branco e tons de cinza e bege, e pela iluminação dos espaços.

A madeira clara é outro elemento muito utilizado nos móveis de estilo escandinavo, dando assim um toque moderno e, ao mesmo tempo, clássico ao espaço. Além disso, as peças desse estilo costumam apresentar linhas retas e formas mais simples.

Coleção Inno: processo de criação

Segundo João Leme, designer de produtos no Westwing e um dos idealizadores do projeto, a UNESP possui um dos cursos mais tradicionais de design de produtos do país e, por isso, a ideia inicial era buscar estagiários para integrar o Private Label, departamento de desenvolvimento de produto. Porém, havia um potencial muito maior na parceria.

Como na Academia é possível criar com mais liberdade e para aproveitar melhor a troca entre mercado e universidade, criou-se um concurso entre os alunos do 3º ano de Design de Produto. O desafio dado aos estudantes era o de desenvolver uma linha de móveis, que incluía rack, aparador e mesa de centro, com uma das principais tendências do mercado: o acabamento em ripas.

Na primeira etapa do projeto, os participantes desenvolveram suas ideias e receberam devolutivas dos profissionais do Westwing, com sugestões de mudanças e adaptações. Já na segunda fase, os finalistas foram escolhidos e os projetos foram analisados na própria sede da universidade, em Bauru, São Paulo.

Segundo Tomás Barata, ex-professor do Departamento de Design da FAAC-UNESP, atualmente professor do Departamento de Tecnologia da FAU-USP, e orientador das duplas participantes, a parceria entre o Westwing e a universidade foi importante para potencializar o ensino e trazer a realidade do mercado para uma atividade de aula.

Os vencedores do concurso, Guilherme Lourenção e Peter Kozlowski, ganharam o estágio e a produção de sua linha pelo Westwing. Para eles, esta era uma oportunidade de colocar em prática tudo o que haviam aprendido na sala de aula.

Para o professor, a sinergia da dupla foi essencial para que o processo tivesse um resultado bastante rico. Isso porque Peter teve uma visão prática executiva, enquanto Guilherme deu um toque reflexivo e conceitual à coleção.