Lançamento Mesa Posta | WestwingNow
236 Produtos
Ordenar por

Helena Rizzo + WestwingNow

À frente do restaurante Maní, a renomada chef apresenta a mais nova categoria: mesa posta! Explore a nossa curadoria especial e transforme o seu servir em uma experiência gastronômica completa.

Mesa Posta: a arquitetura da gastronomia por Helena Rizzo

À frente do premiado restaurante Maní, de São Paulo, a chef Helena Rizzo é uma das maiores referências quando o assunto é traduzir os sabores brasileiros, transformando a comida em arte.

Inspirado na arquitetura da gastronomia, tão presente nos pratos elaborados pela renomada chef, que o lançamento da categoria de Mesa Posta do WestwingNow traz uma curadoria especial, toda pensada no universo gastronômico de Helena Rizzo.

Porque, afinal de contas, os utensílios para mesa posta são fundamentais para tornar a experiência muito mais rica e completa - já que o acessório escolhido pode fazer toda a diferença no momento da apresentação do prato.

É como se cada elemento escolhido para servir a comida fosse uma tela em branco, só esperando a composição perfeita para tornar a refeição um momento gastronômico completo, com os sabores, cheiros e um visual impecável.

Nesta seleção de lançamento da categoria de mesa posta do WestwingNow, trouxemos na nossa curadoria peças escolhidas com um primor, já que tudo pode ser mais bonito com os acessórios certos.

Aqui você encontra utensílios atemporais, elegantes e cheios de charme como jogo de louça, toalha de mesa, porta guardanapos, jogo americano e outros itens essenciais que não podem faltar para a sua decoração de mesa posta - tanto do dia a dia, quanto para uma ocasião especial.

Para montar uma composição perfeita, assim como a chef Helena Rizzo, navegue pela nossa categoria de mesa posta e confira abaixo algumas dicas para deixar o momento do servir único e especial.

Como montar uma mesa posta?

Para começar, a mesa posta é definida pelo ato de organizar os pratos, talheres, copos etc para servir uma refeição do dia, que pode ser tanto o café da manhã, quanto almoço, jantar e ou petiscar.

Como as refeições são diferentes e precisam de utensílios e acessórios variados, as composições dessas mesas vão mudar de acordo com o servir e a ocasião. Por exemplo, uma mesa posta simples de um almoço do dia a dia terá uma composição bem diferente de um jantar especial, ou uma celebração de casamento.

Para começar do básico e não ter erro, você pode montar uma mesa posta com louça branca, já que ela é uma peça versátil e funciona muito bem com todos os tipos de ocasião, sendo muito fácil combinar com vários tipos de pratos e também com outros acessórios, como bandejas, toalhas-de-mesa e sousplat.

Para garantir que tudo esteja impecável, mesmo sendo uma mesa posta simples, é preciso se atentar a alguns detalhes, como não acomodar itens sem função à mesa de jantar ou que comprometam a mobilidade das pessoas, dispor talheres e louças fora do contexto do cardápio e se for decorar a mesa, evite arranjos florais muito altos que interfiram no acesso aos alimentos, ou na comunicação com os convidados.

Mesa posta regras básicas

Existem algumas dicas essenciais que podem te ajudar também na hora de fazer a composição, que servem tanto para arrumar uma mesa de almoço simples, quanto para uma mesa posta de jantar especial, que são:

  • Antes de começar a organizar o servir, é preciso dispor a toalha, jogo americano ou o sousplat. Caso escolha utilizar o jogo americano ou sousplat, lembre-se que será necessário ter um para cada convidado. Já no caso da toalha de mesa, basta verificar o comprimento da mesma para que as pessoas não tropecem na toalha.
  • Na hora de organizar os pratos, estude a melhor maneira de servir o menu que será apresentado. Os pratos menores devem ficar sobre os maiores. O prato de sobremesa deverá ser colocado somente após a refeição principal. Se optar por oferecer petiscos na ocasião, lembre-se de adicionar um prato menor no canto superior esquerdo com uma faca de pão apoiada sobre ele
  • Para os talheres, a regra é dispor na mesa de acordo com o que será servido primeiro no menu. Portanto, os garfos devem ficar ao lado esquerdo e seguir a ordem do menor para o maior e de fora para dentro. Já do lado direito, vem as facas e a colher de sopa.
  • Disponha o guardanapo no canto esquerdo, ao lado dos garfos.
  • Na sequência, organize as taças. Elas devem ficar no canto superior direito, começando da ponta da última faca ou colher. A primeira deve sempre ser a de vinho tinto, depois vem a de vinho branco e por último a de água.

Decoração de mesa posta

Não existem regras quando o assunto é a decoração! Uma coisa muito importante é ter criatividade e saber compor de forma elegante, charmosa e que seja a sua cara (ou da ocasião). Tomando os devidos cuidados de deixar tudo funcional e confortável para os convidados, é só caprichar no visual.

O centro de mesa, por exemplo, é um item que traz beleza à mesa, em que você pode compor com um gracioso buquê de flores, um candelabro com velas acesas ou até mesmo uma cesta de frutas.

No caso das ocasiões mais formais ou em eventos mais importantes, é importante se atentar aos detalhes. No caso de grandes eventos, vale marcar os lugares dos convidados na mesa, para manter tudo bem organizado.

Lembre-se: monte sua composição com elementos que conversem entre si e capriche nos detalhes. Assim, a mesa posta vai refletir o capricho que você aplicou nela e certamente seus convidados ficarão encantados com seus cuidados!

Os melhores itens de mesa posta estão no WestwingNow

Compre online tudo o que você precisa para compor a sua mesa posta e ter sempre à mão as melhores peças e utensílios para servir e receber bem os seus convidados.

Com a nossa curadoria exclusiva, você encontra os melhores produtos em louças, talheres e faqueiros, têxteis de mesa, além das melhores marcas do mercado como Le Creuset e Porto Brasil.

Todos os produtos do WestwingNow você pode *parcelar em até 10x s/ juros e ainda por cima recebe as suas compras com entrega rápida até a sua casa!