O guia da sala de estar | WestwingNow
139 Produtos
Ordenar por

Guia da sua sala de estar

A sala de estar, também conhecida como living, é o local de boas-vindas da casa e, por isso, deve apresentar uma combinação de estilo e aconchego. Este ambiente é utilizado para várias finalidades, como receber os familiares, celebrar momentos especiais ou se aninhar para curtir uma manhã preguiçosa.

Portanto, como esse espaço reflete grande parte da personalidade do lar, é essencial que os móveis escolhidos para decorar a sala de estar ajudem a influenciar a percepção desejada para o ambiente. Na hora da escolha das peças, avalie com precisão o tamanho do cômodo e também qual a mensagem que você deseja passar.

Dica: um ambiente muito carregado de informações pode trazer uma sensação de desorganização e falta de harmonia. Então, para te ajudar a encontrar o equilíbrio perfeito, separamos um guia para facilitar na escolha dos principais móveis do living.

Para o caso de salas de estar pequenas, vale sempre planejar antes de comprar os móveis e escolher apenas o essencial. Escolha um bom sofá que atenda às necessidades da rotina da casa e que tenha o tamanho ideal para aconchegar toda a família. Vale também apostar nas mesas de centro, laterais e pufes que são peças versáteis e que trazem praticidade na hora de compor com os elementos da sala.

No caso de livings amplos, é possível investir em várias peças de design e cores mais vibrantes, tendo sempre como foco objetos que conversem entre si e criem uma harmonia. Se estiver pensando em criar um conceito mais minimalista, invista em sofás modernos grandes e peças conceituais de linhas mais retas e tons mais sóbrios.

Sofá perfeito para a sala de estar

Não tem como negar! O verdadeiro protagonista da sala de estar é o sofá, já que ele possui o papel de dar destaque ao espaço e contribuir para levar mais aconchego e estilo aos moradores.

Para facilitar na escolha, há uma enorme variedade de modelos de sofá, possibilitando assim inúmeras ideias de decoração. Para ajudar na escolha, deve-se ter em mente qual a principal função que você deseja que o móvel desempenhe no espaço.

Se você é do tipo de pessoa que adora receber a família e oferecer todo o conforto que ela merece, a melhor opção será um sofá aconchegante e que possibilite que as pessoas conversem entre si.

Além de pensar no propósito do móvel, você também deve levar em consideração o seu próprio estilo e gosto, não somente as tendências. Tenha em mente qual personalidade você quer transmitir às visitas para conseguir escolher um sofá que reflita a sua personalidade.

Para pessoas que têm dificuldade em combinar várias cores, o mais recomendado são os modelos com tecidos em linho natural, em tons de bege e cinza, já que eles combinam mais facilmente com qualquer decoração. Se você é do outro time que gosta de ousar um pouco mais, pode escolher um sofá colorido e que combine com o tom das cortinas ou outras estampas já presentes no ambiente.

Mesas laterais para dar charme ao living

Você pode pensar que as mesas laterais não estão dentre os móveis essenciais para a sala de estar, porém elas são extremamente úteis e complementam qualquer cantinho. Além de organizar os objetos e deixá-los sempre à disposição, elas também trazem um ar mais descolado e moderno ao cômodo.

Você pode dispor as mesinhas ao lado dos sofás, preenchendo os espaços vazios e trazendo um aproveitamento integral ao espaço. Elas também podem ser utilizadas ao lado de poltronas, eu um cantinho da leitura ou até mesmo ao lado do aparador para complementar o móvel.

Na hora de escolher a mesa lateral, lembre-se de que ela não pode ser muito baixa, como uma mesa de centro, e nem mais alta do que a mesa de jantar. A ideia é que ela tenha uma altura ideal para servir como apoio extra para quem estiver no sofá, permitindo colocar ali itens como copos e controles remotos.

Outra dica é escolher previamente o que será disposto sobre as mesinhas. Isso porque o ideal é não sobrecarregar o móvel, já que a principal intenção dele é servir apenas como apoio, ficando assim quase sempre livre.

Para combinar as mesinhas com o restante da decoração, vale ter em mente alguns detalhes. As mesas laterais redondas, por exemplo, são mais clássicas e fáceis de decorar, funcionando assim ao lado de um sofá ou até mesmo sozinhas. Já as mesas quadradas são ideais para uma decoração mais moderna.

Decoração na sala de estar

Uma coisa não temos dúvidas: os objetos de decoração trazem muito charme à sala de estar e revelam a personalidade dos moradores. Além disso, eles auxiliam na composição com os móveis, trazendo mais vida ao ambiente.

Para compor o living, há muitas opções de decorativos, como espelhos, vasos, quadros decorativos e muito mais. Tudo com um poder de dar um toque especial para aquele cantinho charmoso que estava sem utilidade.

Se estiver com dificuldades em começar a decorar a sala, a dica é apostar nos quadros, porta-retratos e vasos. Você pode dispô-los sobre o aparador, na mesa de centro ou lateral e até mesmo no rack da televisão. Lembre-se apenas de não sobrecarregar nos elementos e criar uma boa harmonização entre eles.

Tapetes para transformar o living

Outra peça que não pode ficar de fora do living é o tapete. Isso porque ele é responsável por levar mais estilo e conforto ao espaço.

Antes de escolher o modelo para compor sua sala de estar, você deve se perguntar qual será a principal função do tapete no espaço. Se quiser levar conforto e sensação de aconchego ao ambiente, vale investir nos modelos shaggy, que se caracterizam pela estrutura de fios bem macios e resistentes às manchas.

Já se a ideia é passar um ar mais clássico, invista em estampas clássicas nos tapetes, como os modelos turcos, egípcios ou belgas. Para um ar mais contemporâneo, aposte nos modelos modernos com estampas geométricas, listras ou apenas coloridos.

Feito isso, é hora de escolher o tamanho ideal de tapete para a sala de estar. Isso é essencial para não interferir na harmonia do espaço. Então, para facilitar, tire as medidas do cômodo e tenha elas em mãos na hora da compra.

Se seu ambiente for pequeno, opte por um tapete grande que ocupe o máximo de espaço no chão. Isso fará com que o cômodo pareça maior. Já se a sala de estar for ampla, é possível escolher uma peça que seja um pouco menor para assim impactar na perspectiva do espaço e criar um cantinho especial.

Almofadas para ousar na sala de estar

As almofadas são ótimos acessórios decorativos para o living, já que além de serem pequenos objetos e de fácil manuseio, elas permitem inúmeras composições. Com elas você tem a garantia de que conseguirá imprimir no ambiente a personalidade que deseja.

Para pessoas com um estilo um pouco mais conservador e que não gostam de inovar, a opção é investir nas almofadas mais coloridas e divertidas para conseguir inovar. Outra ideia é comprar almofadas de tamanhos e padronagens diferentes para fazer um mix e deixar o sofá muito mais estiloso e charmoso.

Uma dica é apostar nas almofadas coloridas para levar mais vivacidade à sala de estar monocromática, criando assim pontos de luz. Para deixar o espaço mais descontraído, vale brincar com estampas diferentes e até investir em tecidos e fibras variados.