Caçarolas


A caçarola é aquela panela multifuncional que todo mundo deveria ter em casa. Como é maior, é possível preparar uma maior quantidade de alimentos. Além de garantir preparos deliciosos, elas deixam a cozinha mais bonita, devido às cores vibrantes!


Dicas para escolher a caçarola


Para garantir que a caçarola tenha um bom desempenho no preparo das refeições, é preciso identificar o tipo de fogão que você tem em casa.


Para os fogões a gás, qualquer tipo de panela pode ser utilizado, porém os moradores devem ter um cuidado especial com alguns materiais, como o inox, para evitar manchas.


Já para os fogões de indução, é preciso que a caçarola tenha algum metal condutor em sua base para que o calor seja conduzido através dele.


Fique de olho nas nossas outras dicas para escolher as melhores caçarolas.


Confira os produtos de cozinha queridinhos dos nossos clientes:

63 Produtos
Ordenar por

Por que ter caçarolas?

A caçarola é um tipo de panela com cabo curto que, geralmente, possui um volume interno maior. Seu formato permite o cozimento de uma quantidade maior de alimentos em um único recipiente. Por isso, ela é ideal para o preparo de ensopados, molhos e alimentos com caldo, como feijão e carne de panela.

A grande vantagem da caçarola é que ela permite o cozimento de alimentos em dosagens maiores. Porém, também vale ressaltar que ela possui um design diferenciado, podendo servir como elemento decorativo da cozinha.

Por outro caso, vale lembrar que a caçarola não serve para cozinhar pratos menores, não sendo indicada para casas com poucas pessoas ou com moradores que não possuem o hábito de cozinhar.

Material ideal para as caçarolas

O material da caçarola é um dos fatores que irá garantir uma compra assertiva, já que ele irá influenciar diretamente na concentração de calor da panela. Por isso, antes de defini-lo, tenha em mente qual será a finalidade da caçarola na cozinha e qual o tipo de fogão que você tem em casa.

As caçarolas de ferro, por exemplo, são ideais para o preparo de carnes, já que elas absorvem e mantêm o calor por muito tempo. Já os modelos de alumínio, aquecem rapidamente, porém não conseguem reter calor, não sendo muito vantajosos para o preparo de pratos longos.

Há também as caçarolas de inox que, em sua grande maioria, possuem fundo triplo, sendo assim consideradas favoritas dos cozinheiros, já que não transmitem resíduos aos alimentos. Os modelos de caçarolas mais alternativos como barro e pedra sabão são mais indicados para quem irá utilizá-los em fogões à lenha, para cozimentos lentos.

Tipos de cabos para caçarolas

Para ter mais versatilidade na cozinha, é possível investir em uma caçarola revestida com materiais que podem ser levados diretamente ao forno. Dessa forma, é possível selar a carne e finalizar o cozimento de forma mais lenta.

Portanto, certifique-se que o cabo da caçarola é resistente ao calor. Para isso, basta apostar nos modelos que são feitos do mesmo material que o restante da panela. Na hora de retirar do forno, utilize luvas ou pano de prato para evitar possíveis queimaduras.

Qual o revestimento ideal para a caçarola?

O revestimento da caçarola irá determinar diretamente a capacidade da comida grudar ou não no fundo da panela. Por isso, escolha com cuidado o material para que o preparo das refeições não seja prejudicado e não haja nenhum desperdício.

Se você está em busca de um modelo que não grude comida no fundo, opte pelas caçarolas com acabamento cerâmico ou esmaltado. Além disso, é preciso se atentar para o tipo de antiaderente, já que alguns tipos são fabricados com PFOA, um material potencialmente carcinogênico.

Como limpar as caçarolas?

Independente do material que a caçarola é feita, o processo de limpeza é muito semelhante para todos os tipos. Basta usar uma esponja macia, detergente neutro e muita água. Assim, a panela ficará brilhando em instantes. Caso seja uma caçarola antiaderente, o processo fica ainda mais fácil, já que os alimentos não vão ficar grudados.

Se você tiver uma caçarola de barro que possui uma sujeira encrostada, a dica é utilizar uma esponja de aço, porém sem apertá-la contra o utensílio. Lembre-se apenas que esta esponja não pode ser utilizada em outros materiais, para evitar que eles fiquem riscados.

Outra dica para deixar a caçarola de cara nova é lavá-la com bicarbonato de sódio. Para isso, basta colocá-la em um recipiente limpo com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio misturado em um litro de água. Depois é só enxaguar bem e guardar a panela para o próximo uso.

Compre caçarolas no WestwingNow

No WestwingNow você encontra uma grande variedade de caçarolas para escolher a que levará mais funcionalidade para a sua cozinha. A grande vantagem é que todos os modelos estão disponíveis a pronta entrega e em até 10x s/juros*.

Venha conferir outros produtos de cozinha: