Iluminação Interna

491 Produtos
Ordenar por

Dicas para iluminação interna

A iluminação interna pode, às vezes, passar despercebida na hora da decoração, mas ela é um dos detalhes mais importantes na casa. Isso porque, com a luz ideal, é possível separar cômodos, destacar pontos importantes, ampliar ambientes pequenos e aconchegar cômodos grandes.

Além disso, uma boa iluminação interna também é capaz de destacar as cores da decoração de cada espaço e facilitar as atividades do dia a dia como cozinhar, ler um livro, assistir TV ou se maquiar.

Iluminação interna para cada cômodo

Cada ambiente da casa é destinado a funções diferentes e, por isso, cada um necessita de uma iluminação interna diferenciada. Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar na hora de montar o projeto de iluminação.

Para os quartos, por exemplo, a iluminação interna deve passar um ar de tranquilidade, justamente por ser um ambiente próprio para o relaxamento. Por isso, o mais indicado é uma luz de teto suave e abajures, perfeitos para deixar tudo mais aconchegante.

Já na sala de TV, a iluminação deve ser feita sutilmente, justamente por ser um ambiente que não pede muita luz. Neste caso, o mais indicado são as luminárias simples, como abajures e luminárias de piso, perfeitas para criar uma iluminação confortável.

Na cozinha, por ser um espaço onde são realizadas muitas atividades, o mais indicado é investir nas lâmpadas fluorescentes. Elas clareiam com muita intensidade e auxiliam a economizar energia.

O banheiro é também outro ambiente que necessita de muita iluminação. Por isso, neste espaço o mais indicado são as lâmpadas de alta luminosidade, podendo inclusive misturar as incandescentes com as fluorescentes para criar uma iluminação natural.

Em escritórios e locais de trabalho, a iluminação interna é extremamente importante para evitar que a vista seja forçada, garantindo muita atenção e conforto. Você pode, inclusive, escolher uma luminária de luz direta, mas que não seja muito cansativa e ilumine o cômodo como um todo.

Iluminação interna: dicas para escolher os tipos de luz

Com tantos tipos de luz, fica um pouco complicado saber qual o mais adequado para um determinado ambiente, porém vamos te ajudar nesta tarefa.

A iluminação difusa, por exemplo, é aquela onde há uma lâmpada centralizada no teto, iluminando o ambiente por inteiro e podendo ou não estar difusa por um difusor de luz. Para este tipo, o mais indicado são as salas, banheiros e quartos.

Já no caso da luz direta, ela é ideal para dar destaque a objetos e acessórios decorativos. Ela pode funcionar, por exemplo, como um pendente focando a mesa lateral ou uma luminária em cima da escrivaninha no quarto.

A luz indireta deve ser utilizada apenas de maneira decorativa, criando assim um visual mais sútil e delicado. Para isso, você pode usar da ajuda de abajures e pendentes.

Dicas para acertar na iluminação interna

Em todos os projetos, a principal fonte de luz do cômodo deve fornecer uma iluminação geral, ou seja, que seja forte o suficiente para distribuir luz por todo o espaço de maneira homogênea. Se quiser intensificar este resultado, a dica é optar por paredes e teto claros para refletir a luz com mais intensidade.

Para o caso de destacar algum objeto específico, como em prateleiras e estantes, vale apostar nas fitas de LED, coladas no interior do móvel, ou nos spots embutidos, responsáveis por criar uma iluminação mais pontual.

Em ambientes com muitos espelhos e peças com superfícies reflexivas, é necessário ter um cuidado redobrado com a iluminação. Lembre-se que luzes muito intensas, quando colocadas perto desses materiais, podem causar ofuscamento, ou seja, aquela sensação indesejada de luz refletindo diretamente em seus olhos.

Já para manter a harmonia e valorizar a sensação de integração nos ambientes abertos, a dica é investir em um mesmo modelo de luminária para o teto de cada cômodo. Se não gostar muito desta opção, pode criar um mix de luminárias, preservando as cores, materiais e texturas.

Por fim, antes de colocar qualquer luminária nos ambientes é essencial prestar atenção aos tamanhos. Um cômodo pequeno com teto rebaixado funciona melhor com lustres pendentes ou modelos embutidos. Para o caso de uma sala ampla e com pé-direito alto, o recomendado são os modelos com muito volume e texturas.

Iluminação interna no WestwingNow

No WestwingNow você encontra tudo o que precisar para criar a iluminação interna ideal para a sua casa. Tudo com a vantagem de serem produtos disponíveis a pronta entrega para chegar o mais rápido até sua casa.

Você pode escolher como quer navegar por aqui. Seja através da nossa ferramenta de busca ou das categorias de iluminação, garantimos que sempre encontrará aquela peça que está faltando no seu lar.