Faqueiros


Um dos utensílios de cozinha indispensáveis são os faqueiros. Eles contêm tudo o que você precisa para realizar uma refeição completa, sem deixar o estilo de lado. São tantas opções incríveis! Basta escolher a que mais combina com você e com a quantidade de pessoas em casa.


Faqueiros: quais os cuidados


Ao optar por um faqueiro bem completo e confeccionado em materiais mais elaborados, é preciso seguir uma série de cuidados para garantir o bom visual dos acessórios. No caso de um faqueiro feito em prata, por exemplo, recomenda-se o uso de detergente neutro, esponja macia e água morna. A secagem imediata de cada item presente no faqueiro é outro conselho importante.


Além disso, o pano de algodão é um excelente opção para essa tarefa. Sem esses cuidados podem surgir pequenas manchas nos artigos do faqueiro. Em seguida, um produto específico para prata deve ser passado nos itens do faqueiro. Após a secagem é preciso passar mais uma flanela macia em cada acessório e pronto, os cuidados com os artigos terminam por aí.


A recomendação para realizar a limpeza do faqueiro é de um período de quinze dias, para melhor conservação dos materiais.


Reaproveite a caixa do faqueiro


Faqueiros com muitas peças são sempre vendidos em caixas com compartimentos específicos para cada talher ali presente. Esses estojos são ótimos para reaproveitamento na decoração do ambiente.


Eles podem, por exemplo, serem transformados em uma mesa lateral, móvel para uso ao lado da cama ou um suporte para o aparelho telefônico da sua casa. Basta usar a criatividade!


Compre também: pratos, taças e guardanapos de tecido para compor a sua mesa posta.

91 Produtos
Ordenar por

Faqueiros: indispensáveis nas cozinhas

Essencial para a composição do enxoval da casa, o faqueiro é um dos itens que precisam de cuidados na hora da escolha. Com o produto certo garante-se não apenas a qualidade no momento de servir à mesa, como maior durabilidade para a formação da cozinha e todos os acessórios nela presentes. O melhor é que há opções de faqueiros para todos os estilos, decorações e gostos.

Mas antes de começar a escolher o faqueiro, é preciso entender como ele funciona e qual a sua utilidade. Todo mundo sabe que os talheres são os utensílios mais importantes em nosso dia a dia e o faqueiro nada mais é do que um conjunto completo de talheres do mesmo material e marca. Ele inclui garfos, facas, colheres e alguns utensílios usados para servir a comida.

Aqui no WestwingNow você encontra faqueiros simples e perfeitos para o uso diário e conjunto sofisticados, ideais para ocasiões especiais. Esses conjuntos podem servir grupos de quatro a doze pessoas e o que varia entre um modelo e outro é a quantidade de peças.

Faqueiros e a utilidade de seus itens

Cada talher do faqueiro possui formato e tamanhos diferentes, adequados à sua finalidade. Por isso é muito importante conhecer o uso de cada um. Confira e entenda as diferenças entre os modelos de facas:

  • Faca de mesa: é maior, tem serra suave e pode ser utilizada em todas as refeições.
  • Faca para churrasco e grelhados: tem a ponta fina, serra afiada e serve para comer qualquer tipo de carne.
  • Faca para peixe: ponta central e não é afiada.
  • Faca para manteiga: é parecida com uma espátula, possui as extremidades arredondadas, sem ponta e serve para espalhar a manteiga, requeijão e demais recheios cremosos.
  • Faca de sobremesa: parecida com a faca de mesa, mas menor e serve para doces e sobremesas.

Tão importante quanto os diferentes tipos de faca, são os diversos modelos de garfos. Confira as características de cada modelo e suas indicações de uso:

  • Garfo de mesa: tamanho grande, com quatro ou cinco dentes e serve para qualquer alimento.
  • Garfo para peixes: tem a base mais larga e é um pouco menor.
  • Garfo para bolos e tortas: é menor e tem apenas três dentes.
  • Garfo para sobremesas: tamanho médio e é ideal para sobremesas sólidas.

Outro item indispensável em um faqueiro é a colher. Esse talher é bastante versátil e por isso está disponível em várias versões. Confira as diferenças de cada modelo:

  • Colher de mesa: grande, profunda e ideal para sopas e pratos com caldo.
  • Colher de chá pequena: ideal para sobremesas servidas em vasilhas pequenas.
  • Colher de sobremesa: tamanho médio e pode ser usada em entrada e sobremesas.
  • Colher de café: bem pequena e serve para colocar açúcar e mexer o café.
  • Colher para coquetel: tem o cabo alongado e mais fino e é ideal para bebidas servidas em copos long neck.

Material dos faqueiros

Quando for comprar um faqueiro, escolha um conjunto feito de um material de boa qualidade, pois a durabilidade das peças será ainda maior. Listamos abaixo alguns materiais que funcionam muito bem nos faqueiros, não oxidam, são capazes de suportar temperaturas extremas e resistem a quedas e ao uso contínuo.

  • Aço inoxidável: não absorve cheiro ou gosto; possui liga metálica composta por ferro, cromo, carbono e níquel; pode ser brilhoso ou fosco.
  • Aço cromo: não mancha; possui 85% liga de aço e 15% de cromo; brilho levemente azulado.
  • Aço como níquel: é resistente à corrosão e ideal para quem usa lava-louças regularmente; 72% liga de aço, 18% cromo e 10% níquel; brilho amarelado.
  • Prata: não escurece; 100% prata; requintada.

Quantidade de peças em um faqueiro

Ao escolher um faqueiro é preciso avaliar a quantidade de peças que vêm no jogo e levar em consideração o número de pessoas que moram em sua casa e se você costuma receber convidados para momentos especiais. Confira alguns modelos para auxiliar no momento da compra:

  • Faqueiro com 16 peças: só vem com as peças mais básicas como garfos, facas e dois tipos de colheres (chá e sopa). Ideal para família com até quatro integrantes.
  • Faqueiro com 24 peças: também vem com peças básicas, mas é indicado para família com até cinco pessoas.
  • Faqueiro com 36 peças: tem os talheres básicos para até seis pessoas, mas vem com algumas peças extras como colheres para café e garfos para sobremesa.
  • Faqueiro com 42 peças: é ideal para famílias que costumam receber convidados. Esse conjunto serve para a refeição inteira, do prato principal ao cafezinho.
  • Faqueiro com 130 peças: é o modelo mais completo. Além de ter os talheres básicos para 12 pessoas, vem com outras peças como pegador de salada, concha de molho, escumadeira, etc.

Tipos de facas no faqueiro

Você encontra faqueiros com duas opções de facas: faca de mesa e faca para churrasco. A diferença entre elas é que a faca para churrasco tem ponta, dentes salientes e afiados, enquanto a faca de mesa tem serra suave.

As vantagens da faca de mesa é que ela arranha menos a louça na hora de cortar os alimentos, oferece um risco menor de acidentes na hora da lavagem à mão. Porém, se você estiver servindo algum tipo de carne ou qualquer outro alimento que precisa ser cortado, prefira a faca para churrasco.

Uma dica é procurar por um faqueiro com a indicação de que as facas têm revestimento temperado, um recurso que mantém o fio de corte por mais tempo e impede os riscos nas louças.

Aqui no WestwingNow você encontra diversos modelos de faqueiros e tudo mais que você precisa para complementar a mesa posta, como louças, taças, têxteis e muito mais.